TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Exames: Tecnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  3.501 Palavras (15 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 15

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÃO SALARIAL

Para a elaboração de um roteiro de preparação para negociações salariais é necessário que o negociador esteja direcionado às novas técnicas de negociação para poder se preparar para as diferentes reações que poderá haver durante esse processo. Para obter sucesso em um processo de negociação salarial, alguns detalhes devem ser considerados. O primeiro deles é este: o empregador vai assumir, sempre, que o colaborador estiver contente com o que ganha, a menos que demonstre insatisfação. Quem não pede não consegue. Mas certifique-se de que o colaborador merece, e também de que está preparado para negociar. Naturalmente a discussão sobre salário começa bem antes de se abrir a vaga. Onde a empresa vai sondar a pretensão salarial do pretendente ao cargo, daí é que a partir desta pré-entrevista é que o candidato será encaminhado para a entrevista pessoal e a questão salarial será tratada novamente. Assim como em toda e qualquer negociação, precisamos conhecer o tipo psicológico do nosso oponente, portanto, é necessário obter informações sobre o gestor e a empresa. Deve-se conhecer sua cultura, política e demasiados segredos da empresa e, principalmente, estar ciente do lugar ocupado pelo colaborador na empresa. Esse conhecimento poderá contribuir para o sucesso da negociação. O negociador deverá obter informações internas e externas, utilizadas como argumento que contribuirão para o resultado final do processo de negociação. Informações como: dados de produção, faturamento (mensal e anual), ranking da empresa no mercado e o volume de dividas da empresa. O pedido de aumento deve ser lógico, do ponto de vista da empresa e do mercado de trabalho.

É preciso conquistar o empregador. O negociador precisa provar que vale cada centavo que pedir. Mostre disposição, entusiasmo e ambição profissional em todos os momentos da negociação, mas, com muito cuidado para não se tornar impetuoso.

É preciso planejar a negociação com antecedência. Primeiro realizar o mapeamento da negociação, reunindo, organizando e examinando os dados que serão utilizados. No segundo passo, definir os parâmetros, que será as metas e objetivos da negociação. O terceiro passo consiste na escolha do melhor cenário para esta negociação, definindo data, horário, local e os participantes do processo. Por fim, faz-se a preparação. Nesse ultimo passo o negociador vai desenvolver a sua argumentação e analisar a outra parte envolvida no processo.

O negociador não deve aceitar a primeira proposta sem antes tentar uma negociação. Por mais que a proposta seja boa, o que devemos seguir é o planejamento já realizado, uma vez que, utilizando-se das técnicas escolhidas, informações já obtidas e o planejamento já realizado, o resultado desta negociação poderá ser ainda melhor. Caso a primeira proposta esteja dentro de um acordo alternativo já estudado, este poderá ser aceito pelo negociador em caso de negação da proposta principal apresentada.

Segundo a revista carreira e empregos, encontramos varias dicas sobre o tema da negociação salarial, e estas, juntamente com as dos autores citados acima, também serão de grande utilidade neste momento delicado. A seguir temos as 10 dicas apontadas pela revista:

1. Esteja preparado.

Faça uma pesquisa de mercado e, levando em conta suas necessidades, estabeleça um nível razoável para salário e benefícios adicionais - como bônus, ações e férias. Certifique-se que este "pacote" atende às suas expectativas, para não ter problemas futuros. Tenha justificativas na ponta da língua para defender sua proposta, como experiência e competência. 

2. Seja firme.

A maioria dos negociadores procura escapar com reações hostis. Evite esta cilada fazendo uma oferta razoável e apropriada e permaneça nesta posição até a outra parte oferecer uma boa razão para você mudar.

3. Seja prudente.

Mantenha sua proposta em mente. O objetivo é atingir um acordo que satisfaça a ambas as partes. Se a discussão está longe de um acordo, pense em outra proposta. Use sua energia para criar soluções, não para armar uma batalha. 

4. Controle a ansiedade.

Deixe a negociação para o fim da entrevista. Deixe a conversa rolar, conquiste o empregador e então fale sobre valores. 

5. Primeiro, a empresa.

Quando o empregador faz a proposta antes, você tem a oportunidade de revisar sua própria proposta. Compare o valor posto na mesa com a faixa salarial do mercado para chegar a uma conclusão satisfatória. 

6. “Quanto você tem em mente”?

Para responder a pergunta, dê uma resposta mais ampla, sem citar valores específicos. Você pode dizer "Em procuro algo em torno de X reais". Deixe claro que você está familiarizado com a média do mercado.

7. Comece com o tom certo.

Deixe a pessoa saber que você vai ouvir e procurar entender o ponto de vista da empresa. Ao mesmo tempo, mostre que você espera o mesmo. Assim, vocês trabalham em conjunto para chegar a um consenso. Evite ultimatos, ameaças e outros comportamentos rígidos. 

8. Tenha uma carta na manga, crie possíveis soluções para um impasse e coloque-as na mesa. Juntos, sem compromisso formal, empresa e candidato pode decidir qual é a mais vantajosa para ambos. 

9. Deixe claros seus interesses.

A negociação deve satisfazer uma lista de necessidades, não apenas a salarial. Outros tipos de compensação podem ser válidos - como divisão de lucros, ações, bônus, mais responsabilidade, uma agenda de promoções, férias maiores ou horários flexíveis.

 

10. Foque em um critério.

É muito mais fácil persuadir alguém quando a proposta é fundamentada em um critério objetivo, como pagamento por experiência, competência ou tempo de casa. Procure saber em qual linha você se encaixa na empresa. 

Após a negociação, reflita sobre os pontos que você acertou e os que erraram. Com esta autoanálise, o processo será mais tranquilo da próxima vez. 

Você estaria preparado para receber uma resposta negativa?

Sim.

Qual seria a sua reação?

Ninguém gosta de receber uma reposta negativa, mais temos que estar preparado para lidar com as duas situações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com