TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Neoclassica

Trabalho Escolar: Teoria Neoclassica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 3

Abordagem da Teoria Neoclássica

Teoria Neoclássica

A Teoria Neoclássica surgiu na década de 1950 diante de um novo contexto de crescimento exacerbado das organizações e problemas administrativos decorrentes da época. Enfatiza a preocupação dos administradores em dar organização a uma série de modelos e técnicas administrativas. Surge como uma evolução dos postulados clássicos, podendo ser assim conceituada devido ao ecletismo dos autores em absorver conteúdo de diversas áreas de conhecimento da administração. Os Neoclássicos buscam colocar as coisas em seus devidos lugares e, para isso, através da Teoria Clássica a reestruturaram de modo amplo e flexível para atender as exigências da época atual. A partir desse momento há a invenção da grande corporação; evolução do processo administrativo e; administração por objetivos, aperfeiçoando a teoria clássica. Assim, pode-se dizer que, para os neoclássicos a administração consiste em planejamento, organização, liderança e controle, visando um bem comum.

Características

As principais características da teoria neoclássica são:

a) Ênfase na prática da administração: a teoria neoclássica caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da administração, pelo comportamento e pela busca de resultados concretos e palpáveis, embora não se descuide dos conceitos teóricos, a teoria somente tem valor quando operacionalizada na prática.

b) Ênfase nos princípios gerais de Administração: os neoclássicos definem normas de comportamento administrativo. Os administradores são essenciais a toda organização, pois são eles que devem planejar, organizar, dirigir e controlar as operações do negócio. Os neoclássicos se preocupam em estabelecer princípios gerais da Administração para orientar o administrador em suas funções. Esses princípios definem o processo pelo qual o administrador deve planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho.

c) Ênfase nos objetivos e nos resultados: toda organização existe, não para si mesma, mas para alcançar objetivos e produzir resultados. É em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada.

Tipos de Organização

Organização Linear

O nome organização linear significa que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superiores e subordinados. É uma forma de organização típica de pequenas empresas ou de estágios iniciais das organizações. Uma das vantagens da organização linear é estrutura simples e de fácil compreensão: o subordinado só se relaciona formalmente com seu supervisor, porém, como uma desvantagem tem que as comunicações, por serem lineares, tornam-se demoradas.

Organização Funcional

A organização funcional é o tipo de estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções. O princípio funcional separa, distingue e especializa. Uma característica dessa organização é que cada subordinado reporta-se a muitos superiores, simultaneamente. Nenhum superior tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com