TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Sociológias 2

Por:   •  11/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 3

                                [pic 1]

                                  Serviço Social, 2018.1

Teorias Sociológias 2

Docente: Breno Augusto Souto Maior Fontes.

Discentes: Bruna Kaliny Sena Benigno e Joyce Mirella Rodrigues da Costa.

                                             

  O termo desigualdade social refere-se a processos relacionais na sociedade que têm o efeito de limitar ou prejudicar o status de um determinado grupo, classe ou círculo social. Compreende –se diversos tipos de desigualdades, que se manifestam no acesso aos direitos de voto, a liberdade de expressão e de reunião, a extensão dos direitos de propriedade e de acesso à educação, saúde, moradia de qualidade, etc.

  A desigualdade de gênero está baseada em distinções sociais e culturais entre homens e mulheres que convertem as diferenças sexuais biológicas em hierarquias de poder, status e renda. A sociedade espera que tanto as mulheres como os homens se comportem de acordo com o papel social estabelecido pela cultura, no qual, tradicionalmente, o papel estereotipado da mulher é o da esposa, mãe e dona de casa que se espera que seja amável, atenciosa, carinhosa, simpática e, além disso, bela e atraente. Já o papel estereotipado do homem é o do provedor financeiro do lar e da família em que se espera que ele seja forte, independente, corajoso e ambicioso, que consiga controlar suas emoções e que seja o iniciador de qualquer contato sexual. Tais estereótipos são considerados noviços, pois alimentam uma cultura preconceituosa que se baseia na supervalorização das características físicas associadas somente ao sexo masculino

A discriminação contra mulheres é ilegal no Brasil, nos Estados Unidos e em muitos outros países. No entanto, mesmo em tais países, o papel social da mulher não é igual ao do homem. Sabe –se que o homem costuma ser mais bem pago que a mulher, mesmo que ambos tenham o mesmo emprego e desempenhem o mesmo serviço da mesma forma, segundo pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as mulheres ganham um salário em média 30% menor do que o salário dos homens devido a motivos culturais preconceituosos.

  Dentre as formas de combate a respeito dessa desigualdade há um movimento social que luta pelos direitos das mulheres e das minorias, o Feminismo. Tal movimento é uma força sociopolítica bastante poderosa. O feminismo afirma que devem ser dadas às mulheres as mesmas oportunidades – econômicas, políticas e sociais – que são dadas aos homens. Além do feminismo, podemos ver algumas iniciativas institucionais para aumentar a presença feminina nas empresas de tecnologia, tendo em vista que as mulheres são hoje minoria na área de tecnologia e nas maiores empresas do mundo no ramo, como Google e Facebook. Algumas mídias sociais também se faz bastante presente nesse combate; campanhas conscientizadoras são de suma importância e acarretam no levantamento de debates sobre a questão da desigualdade de gênero.  Mas há ainda um longo caminho para que tais desigualdades sejam eliminadas de fato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (45.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com