TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terapia Gênica

Dissertações: Terapia Gênica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

O que é terapia gênica ?

A terapia gênica (TG) é a inserção de um tratamento para doenças hereditárias que se caracteriza pela inserção de um gene funcional dentro das células humanas , a fim de conferir uma nova função de melhorar o efeito de um gene anormal .Há dois tipos de técnicas gênicas : A GERMINATIVAque se caracteriza pela introdução do material genético nos espermatozóides de ovolos , e a SOMÁTICA , pela qual se introduz o material genético em quaisquer outras células .

Para que serve

*Reduzir ou remover o efeito do gene doente .

*Introduzir uma nova função .

Reportagem : "A terapia gênica, que serve para curar uma doença pela introdução de genes corretores, está a ser atualmente testada no homem para combater o vírus da Sida, informou hoje um cientista norte-americano. "

Utilização da terapia gênica :

Na maioria dos estudos a respeito de terapia genética, um gene "normal" é inserido no genoma para substituir um gene "anômalo" causador de doença. Uma molécula transportadora, chamada vetor, precisa ser usada para se enviar o gene terapêutico para as células-alvo do paciente. Atualmente, o vetor mais comum é um vírus que foi geneticamente alterado para transportar DNA humano normal. Vírus evoluíram de forma a encapsular e transportar seus genes para células humanas, causando doenças. Cientistas tentaram aproveitar essa capacidade e manipular o genoma dos vírus, removendo os genes causadores de doença e inserindo genes terapêuticos.Células-alvo, tais como células do fígado ou dos pulmões do paciente, são infectadas com o vetor. O vetor, então, descarrega seu material genético, contendo o gene terapêutico humano, na célula-alvo. A produção de proteínas funcionais pelos genes terapêuticos restauram as células-alvo a um estado de normalidade.

Importância médica

A terapia gênica apresenta uma nova expectativa para o tratamento de diversas doenças pela transferência de material gênico. A inserção de genes em células-alvos por vetores tem um conceito simples, entretanto, esse procedimento gera incertezas em relação a possíveis respostas imunológicas e alterações genéticas que podem ser apresentadas. O estudo é baseado em técnicas relacionadas a biologia molecular, sendo aplicados em ensaios clínicos pode diversos países do mundo . Em alguns casos a terapia gênica tem mostrado resultados de sucesso, como a correção do gene mutante para enzima adenosina desaminase (ADA) , mas na tentativa de correção dos gene da enzima ornitina transcarmabilase (OTC ) a terapia gerou em fracassos. A medicina preventiva visa minimizar o índice de doenças hereditárias, degenerativas e doenças infecciosas que afeta a população de modo geral. Com conhecimento de várias desordens genéticas que levam as doenças incuráveis pode-se procurar soluções sobre a melhor forma para tratamentos .

Na medicina :Terapia gênica apresenta uma grande esperança em tratamento de AIDS , uma vez que sucessivos testes com vacinas não tem se mostrado bem sucessivos a técnica é usado para combater

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com