TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tese sobre a saúde

Por:   •  25/5/2017  •  Tese  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

   O investimento, privado ou público, em qualquer área científica visa o desenvolvimento civilizacional. Desde o investimento em produtos capilares ao investimento na cura para o cancro, o fim a alcançar é sempre o desenvolvimento da civilização e a melhoria da qualidade de vida da Humanidade.

   Se considerarmos que só existe desenvolvimento quando se crê no progresso, a descoberta da penincilina e da radiação cósmica de fundo provavelmente não teriam ocorrido uma vez que não foram descobertas no âmbito das pesquisas que decorriam, foram acidentais.

   Embora esses exemplos não sejam casos isolados, se não existir a crença no progresso não existirá qualquer desenvolvimento pois quando não existe crença no progresso não existe investimento: Os Estados não investem julgando que será um gasto sem qualquer retorno, neste caso, o benefício dos cidadãos, a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento; e os privados também não veêm retorno, no entanto, neste caso, será principalmente um retorno monetário.

   O investimento em doenças dermatológicas como o lúpus é medíocre visto que é uma doença que uma percentagem muito baixa da população o investimento público é canalizado para outras doenças como o cancro ou o Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) e os laboratórios privados sabem que não poderão tratar muitas pessoas logo terão um retorno financeiro baixo.

   Assim afirmar: “O que não sabemos hoje amanhã saberemos”, citado por Garcia de Orta, é uma boa desculpa para não começar o progresso da Humanidade.  De facto, o investimento é crucial para o desenvolvimento no entanto esta crença é essencial pois a sua inexistência bloqueia o investimento, logo a crença e o investimento estão interligados. No entanto a crença no progresso por parte dos investigadores e cientistas é outro factor essencial, caso contrário desistirão das suas pesquisas e o mundo como o conhecemos não existiria.

   Posto isto, é lógico que a crença no progresso é crucial para o desenvolvimento civilizacional, a questão é quão forte será esta crença para vencer os interesses monetários.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com