TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulaçao Acido Base

Ensaios: Titulaçao Acido Base. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE EXPERIMENTAL 04

TITULAÇÃO ÁCIDO BASE

CASCAVEL, 10 DE OUTUBRO DE 2011

INTRODUÇÃO

Muitas vezes é necessário, no trabalho experimental que envolva Química, se conhecer co precisão o valor da concentração de soluções aquosas de ácidos e/ou de bases. Para essa determinação, optamos pela titulação mediante o uso de indicador ácido-base.

Na titulação ácido-base, que corresponde a uma reação entre um ácido e uma base na presença de um indicador, será você quem irá monitorar a mudança de cor na solução e nesse caso, será necessário se conhecer com precisão a concentração de uma das soluções. Essa solução é considerada padrão de concentração. A escolha do indicador irá depender da reação ácido-base que se deseja realizar, de modo que no ponto de equivalência da reação, o número de equivalentes do acido (NA X VA) é igual ao numero de equivalentes da base (NB X VB), ou seja:

NA x VA = NB x VB,

sendo que no final da titulação, o pH da solução aquosa pode ser neutro, ácido, básico ou aproximadamente neutro, dependendo do sal formado na reação. Estude, a seguir sobre a unidade normalidade e aprenda mais realizando as simulações sobre titulações ácido-base na presença de indicadores.

OBJETIVO

- Determinar a concentração Ácida do Vinagre

MATERIAIS E REAGENTES UTILIZADOS

- bastão de vidro

- béquer

- balão volumétrico de 100 ml

- suporte universal

- erlenmeyer

- garra para bureta

- bureta de 25 ml

- pipeta volumétrica de 10 ml

- vinagre (CH3 – COOH)

- hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 mol/L

- solução alcoólica de fenolftaleína 1% m/v

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Procedimento experimental foi iniciado produzindo uma solução aquosa de vinagre (CH3 – COOH) 10%, colocados 10 ml de vinagre em um balão volumétrico de 100 ml e completando com água ate a marca do menisco do balão, fazendo assim uma diluição de dez vezes. Depois disso, foram colocados 25 ml de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 mol/L e feito o procedimento pra retirada de ar da parte final da bureta. O próximo passo foi colocar 10 ml da solução diluída de vinagre em um erlenmeyer e adicionar3 gotas de fenolftaleína. Em seguida foi colocado no erlenmeyer a solução NaOH e anotado a quantidade de NaOH gasto na titulação, esse procedimento foi repetido três vezes e anotados os resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com