TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tomar decisões

Seminário: Tomar decisões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Seminário  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

Quais são as principais tendências e oportunidades que se apresentam como positivas para os universitários de hoje. Essa informação consta na tarefa referente à aula-tema 02.

As grandes empresas , tradicionalmente geradoras de empregos quase que vitalícios, já não apresentam esse perfil. As mudanças de emprego por parte dos empregados, anteriormente vistas de forma pejorativa, passaram a ser consideradas uma coisa normal, e o empregado passivo, executando uma única tarefa e obedecendo a comando, passou a ser desprezado em função daqueles mais dinâmicos e ambiciosos, flexíveis na realização de várias tarefas e capazes de oferecer novas ideias . Nunca foi tão grande a procura por cabeças privilegiadas nas escolas superiores . Empresas pesquisam os melhores alunos e analisam teses de mestrado e doutorado para "caçar" talentos que lhes possam ser úteis. Ainda que alterando o rumo da vida profissional desses alunos. Ou seja, como exemplo,retreinando um físico para atuar na área de marketing pela Internet, ou um matemático para análise de banco de dados etc...há muitas oportunidades positivas para universitários no mundo do trabalho atual.Quais são os principais desafios que se apresentam aos profissionais recém-formados no futuro, para que possam atuar profissionalmente. Essa informação consta na tarefa referente à aula-tema 04.

Um dos principais desafios é saber tomar decisões , que poderão ser tomadas nas empresas ou poderão ser tomadas em escritórios virtuais, em que a informação estará disponível em todos os níveis da empresa. O compartilhamento deve transformar a tradicional hierarquia em apenas ordenamento da sequência das atividades operacionais, com responsabilidades interdependentes. Informação, espírito de equipe, flexibilidade e extrema criatividade serão o diferencial que se exigirá do profissional que pretenda integrar esse mundo moderno e atualizado , a comunicação é fundamental, sem contar com a criatividade. Está em alta o "generalista", o empreendedor que sabe opinar sobre todas as áreas da empresa, com qualidade. Essa linha de trabalho, hoje adotada pelas melhores empresas da área de recursos humanos entre outros também valoriza a inteligência emocional e reitera a conclusão de que as pessoas só fazem bem feito aquilo que gosta de fazer. O maior desafio do futuro é manter-se atualizado.

Como os universitários de hoje podem se preparar para aproveitar as tendências percebidas. Essa informação consta na tarefa referente às aulas-temas 05 e 06.

O caminho agora é terminar pelo menos um curso superior e buscar especializações e realizações em diversos setores. A menos que o estudante descubra que sua vocação é completamente contrária àquilo que está cursando. De olho nessas aptidões que o profissional pode desenvolver, os empresários desenvolveram um novo conceito de avaliar competência, mais ligado às características pessoais dos candidatos do que propriamente aos conhecimentos formais que ele adquiriu ao longo da vida. Uma boa base teórica continua sendo valorizada, mas chama a atenção uma safra nova de preocupações por parte das companhias. As empresas querem um profissional versátil e capaz de resolver problemas. Isso é tão importante quanto cursar uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com