TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Acadêmico Apresentado à disciplina de Estágio Curricular IV

Por:   •  18/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.294 Palavras (14 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD

          Regiane Jolvino do Nascimento

[pic 1]

Relatório Final de Estágio

Trabalho Acadêmico Apresentado à disciplina de Estágio Curricular IV

Professor Regente da Disciplina: Michelle Closs

Professor Tutor Virtual: Daiane Klein John

Professor Tutor Presencial:  Aldenice Lima

        

Altamira /Pará

2014

INTRODUÇÃO 

O estágio prático obrigatório é parte integrante da formação acadêmica do aluno que cursa serviço social, é no período do estágio que o acadêmico através de uma supervisão conjunta entre supervisor acadêmico e de campo que o estagiário tem a oportunidade de correlacionar a teoria adquirida na academia a pratica profissional do assistente social. Diante disso, este relatório final è resultado da vivência do estagio prático, bem como da observação realizado da intervenção do assistente social do núcleo de atendimento social e  à população atingida e ao migrante / Altamira-pa.

O núcleo de atendimento social possui a missão de prestar atendimento a população do entorno da obra de Belo Monte, principalmente às crianças e adolescentes e suas famílias que se encontram em situação vulnerabilidade social e/ou pessoal. Tendo em vista que o papel do Núcleo de Atendimento Social é o monitoramento social, bem como conhecer as condições sociais do público alvo em questão de forma a possibilitar a identificação das principais alterações sociais, de sobrevivência, de organização social, de sentimentos de perda, angústia, quaisquer aspectos relacionados a direitos violados através da desagregação social, decorrentes da implantação do empreendimento UHE- BELO MONTE.

Acredita-se que para a implantação de um empreendimento desse porte são realizados estudos sobre os impactos causados e tomadas às medidas cabíveis que minimizem o sofrimento das famílias atingidas e do entorno da obra. De acordo com a lei 12.435/2011, a política Nacional de Assistência Social é dever do Estado, como política pública não contributiva, e direito de todo cidadão que dela necessitar. Partindo dessa premissa é que a Norte Energia em parceria com a prefeitura e a sociedade civil organizada somam forças no enfrentamento dos problemas sociais da população atingida pela obra UHE Belo Monte.

Desta feita é que se faz imprescindível a participação do governo em esferas federal, estadual e municipal em parceria com as empresas, movimentos sociais e a sociedade  civil organizada; atribuindo-lhes a cada um o seu papel na dinâmica remanejamento dos atingidos pela UHE Belo Monte. Tendo em vista que tais empreendimentos contemplam possibilidades que vão da indenização em dinheiro até o reassentamento em outras áreas.

CAPÍTULO I - “INTERVENÇÃO DO ALUNO ALICERÇADA NO PLANEJAMENTO”

No projeto de intervenção foi realizada uma palestra socioeducativa aos idosos, cujo tema central foi a questão da violência domestica contra os idosos com ênfase no Estatuto do Idoso. Com intuito de orientação aos Idosos atendidos no Núcleo de atendimento Social sobre a questão da violência domestica, visando garantir informação para que o público alvo possa identificar as tipologias de violência domestica e, com isso, acesso ao sistema de promoção, proteção e justiça que atende os seguimentos idosos vitimados pela violência doméstica. Para execução deste projeto foi utilizada técnica de conversação e explanação sobre o tema VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, utilizando como matérias didáticas pedagógicas o uso de data show e computador para expor a palestra ao público alvo. No que se refere ao tema do Estatuto do idoso foi distribuído folders com informações sobre a lei supracitada, e também reflexões verbais sobre os assuntos abordados.  As dificuldades encontradas foram por parte de alguns usuários que se intimidaram em falar da situação de violência por parte de seus familiares. Foi realizado um encontro no mês de novembro na casa da Cultura com a participação de 28 Idosos entre 60 a 87 anos. As atividades foram de grande valia para o meu aprendizado, pois pude através dos instrumentos e técnicas que utilizei consegui manter minha postura ética de um profissional de serviço social. O processo avaliativo do projeto de intervenção social se fez através de um questionário respondido pelo público alvo, bem como, utilizar-se-á a observação sistemática para probabilidade do alcance dos objetivos e se o público conseguiu assimilar os conteúdos expostos na palestra. [pic 2]

CAPÍTULO II - “TEMATIZAÇÃO DO OBEJETO DE INTERVENÇÃO DO ESTAGIÁRIO NA RELAÇÃO COM A QUESTÃO SOCIAL”

 

Para a Associação Brasileira de Ensino  de Serviço Social, o Assistente Social convive cotidianamente com as mais amplas expressões da questão social, matéria prima de seu trabalho. Confronta-se com as manifestações mais dramáticas dos processos da questão social no nível dos indivíduos sociais, seja em sua vida individual ou coletiva (ABESS/CEDEPSS, 1996, p. 154-5).

Não contraditória a esta concepção, temos IAMAMOTO, (1997, p. 14):

 Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc. Questão social que sendo desigualdade é também rebeldia, por envolver sujeitos que vivenciam as desigualdades e a ela resiste, se opõem. É nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência, que trabalham os assistentes sociais, situados nesse terreno movido por interesses sociais distintos, aos quais não é possível abstrair ou deles fugir porque tecem a vida em sociedade. [...] .. a questão social, cujas múltiplas expressões são o objeto do trabalho cotidiano do assistente social.

Segundo FALEIROS, (1997, P. 37):        

“... a expressão questão social é tomada de forma muito genérica, embora seja usada para definir uma particularidade profissional. Se for entendida como sendo as contradições do processo de acumulação capitalista, seria, por sua vez, contraditório colocá-la como objeto particular de uma profissão determinada, já que se refere a relações impossíveis de serem tratadas profissionalmente, através de estratégias institucionais/relacionais próprias do próprio desenvolvimento das práticas do Serviço Social. Se forem as manifestações dessas contradições o objeto profissional, é preciso também qualificá-las para não colocar em pauta toda a heterogeneidade de situações que, segundo Netto, caracteriza, justamente, o Serviço Social”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (292.8 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com