TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Apresentado Para a Disciplina de Estágio Curricular em Pedagogia

Por:   •  9/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.568 Palavras (27 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 27

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular em Pedagogia – Educação Infantil no curso de Pedagogia.

Londrina

2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO PPP 4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO 6

ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 13

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 14

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA 19

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS 27

CONSIDERAÇÕES FINAIS 33

REFERÊNCIAS .....................................................................................................................34

INTRODUÇÃO

Este trabalho acadêmico é um breve relatório referente ao Estágio Curricular Obrigatório para o curso de Licenciatura em Pedagogia, que tem por objetivo propiciar a complementação educacional e prática profissional. A instituição concedente do estágio CMEI no período de 01/04 a 25/04/2019.

Foram feitas 24 horas de observação, cada dia em uma turma, e escolhida uma turma para ser trabalhado a regência, que foi um período de 24 horas.

A turma escolhida foi a P4B, que é formada por 17alunos na faixa de 4 anos de idade.

O objetivo foi aplicar nessas atividades o conhecimento adquirido ao longo de 4 semestres curso, para que a teoria se encontrasse com a realidade.

Os estágios supervisionados proporcionam aos futuros professores acesso a conhecimentos vivenciados nas salas de aula, muitas vezes diferentes das teorias. Piconez menciona que:

Considero os estágios supervisionados uma parte importante da relação trabalho escola, teoria-prática, e eles podem representar, em certa medida, o elo de articulação orgânica com a própria realidade. (1991, pg 58)

Os planos de aula foram elaborados à partir de diálogos com a professora regente já integrada ao conteúdo já aplicado aos alunos, à partir de pesquisas, tendo como base a Base Nacional Comum Curricular, respeitando os campos de experiência da faixa etária.

Foram trabalhadas atividades que conscientizam a criança das diferenças que há no mundo entre os seres humanos, diferenças de raças, religião, cultura, aparência, nomes, ressaltando a importância de que todos somos diferentes, mas igualmente importantes e todas as diferenças devem ser respeitadas.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO e ANÁLSE PPP

A CMEI foi um pedido dos morados do bairro, para um vereador que ali inaugurava as vias asfaltadas, em 2003. Devido à vários contratempos, a escola só foi inaugurada em 17 de julho de 2011.

A instituição atende crianças de 01 à 05 anos de idade, pois é somente o que pode comportar devido ao espaço físico.

Possui 06 salas de aula, 04 banheiros, sala dos professores, sala da administração, cozinha, refeitório com despensa, sala C1 com trocador e lactário. Todas as salas de aula possuem solário, para garantir o banho de sol das crianças.

O horário de atendimento é:

PERIODO INICIO TERMINO

Integral 07:30 18:00

Parcial Matutino 07:30 12:30

Parcial vespertino 13:00 18:00

Com a aprovação da LDB 9394/96, a Educação Infantil passou a integrar a primeira etapa da educação básica. Sendo assim, cabe à escola e à família a responsabilidade pelo desenvolvimento integral da criança. Com o objetivo de estreitar a parceria escola x família a instituição realiza diversas ações, como reunião do conselho escolar, apresentação de trabalhos abertas à família, celebrações coletivas, festinhas voluntariadas dos pais, entre outros eventos pedagógicos para que os pais enxerguem a escola como aliada e a escola tenha os pais como parceiros no auxílio do pleno desenvolvimento do aluno.

A unidade conta também com órgãos colegiados estabelecidos e atuantes como APF que faz integração entre unidade escolar e comunidade e o Conselho Escolar que tem por finalidade efetiva a gestão escolar.

A instituição constitui uma sociedade cuja responsabilidade está acerca dos cuidados com as crianças pequenas em toda a sua formação ético-social e moral. Para isso, é trabalhado desde os bebês, as regras em sala de aula. No início de cada ano, as professoras e as crianças elaboram os combinados das turmas, regras do que podem e não fazer nas salas e áreas comuns da escola, para uma boa convivência social.

Cada turma possui um nome, escolhido através de sugestão e votação dos alunos. Alguns nomes são: Turma do Coração, Turma da Alegria, Turma do Castelo, Turma da Joaninha.

A importância do afeto, assistência, orientação, integração e formação de valores faz parte de prática educacional realizada na instituição com o objetivo de formar pessoas mais humanizadas, críticas e mais autônomas.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

A instituição é um ambiente muito acolhedor e familiar. É uma escola pequena, com a sala da secretaria, 6 salas de aula, C2 e C3 que são de períodos integrais, 2 salas de P4 e 2 salas de P5. A sala dos professores, refeitório e banheiro dos professores são integrados. Refeitório para as crianças com 2 mesas grandes que cabem 2 turmas aos mesmo tempo, a cozinha, lavanderia, banheiro feminino e masculino, pátio, parque com brinquedos como casinha e escorrega. Nas salas 1 e 2, das turmas C2 e C3, que são de períodos integrais, possuem banheiro, trocador e um almoxarifado onde são guardados os colchonetes para hora do descanso. Em cada sala, possui como um quintal que se tem acesso por uma porta nos fundos da sala, onde a criança pode brincar.

As turmas possuem em média 18 crianças, são todas bem arejadas, equipadas com ventiladores, televisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.1 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com