TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Bacharelado em Engenharia Química

Por:   •  18/11/2023  •  Monografia  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal Rural de Pernambuco[pic 1]

Unidade Acadêmica de Belo Jardim

Curso: Bacharelado em Engenharia Química

Disciplina: Meio Ambiente e Sustentabilidade

Aluna: Maria Gisele de Melo Silva

Data, 21 de julho de 2023.

TRABALHO COLETIVO 2

Biosfera e a relação com seus compartimentos (atmosfera, litosfera e hidrosfera)

Belo Jardim

2023

1. Realize uma pesquisa bibliográfica e responda as seguintes questões:

a) Defina biosfera. Defina atmosfera. Defina litosfera. Defina hidrosfera.

Biosfera: É o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, sendo o maior nível de organização ecológica, onde agrupa todos os elementos naturais que favorecem e dão condições para a manutenção da vida no planeta.

Atmosfera: É a camada gasosa que envolve todo o planeta, sendo composta por várias camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. A atmosfera terrestre é constituída por diferentes gases, com o destaque do nitrogênio e do oxigênio.

Litosfera: É a camada da Terra que compõe a sua superfície sólida mais extrema, formada por solo, rochas (metamórficas, sedimentares e ígneas) e minerais, a litosfera é separa por blocos, os quais são conhecidos por placas tectônicas. Existem dois tipos de litosfera: a continental e a oceânica. A oceânica está ligada à crosta dos oceanos, sendo mais densa do que a continental.

Hidrosfera: É uma das camadas formadoras do planeta Terra, composta por todas as formas de água, sendo na forma de vapor d’água na atmosfera, água líquida (seja encontrada na superfície ou no subsolo), ou em forma de gelo (iceberg, geleiras, gelo polar, etc)

• Pode haver equilíbrio entre a atmosfera, a litosfera e a hidrosfera no meio ambiente? Se sim, como se dá esse equilíbrio?

   Sim. Alguns fenômenos que ocorrem na atmosfera e na hidrosfera, com a participação da litosfera, influenciam em todo o equilíbrio da biosfera terrestre. A interação entre esses três fatores é de suma importância para o meio ambiente. Um exemplo dessa interação é o ciclo da água, onde primeiramente ocorre a etapa de evaporação da água do oceano, rios, lagos e etc (hidrosfera), que passa para a etapa de condensação e formação de nuvens, fenômeno que ocorre na atmosfera, em seguida ocorre a precipitação em forma de chuva e enfim a etapa de infiltração da água no solo (litosfera), fazendo retorno aos rios e lençóis freáticos. Esse clico mantém o equilíbrio hídrico e dos três fatores: atmosfera, litosfera e hidrosfera, no meio ambiente.

b) Pode haver relação entre a atmosfera, litosfera e hidrosfera? Se sim, como se dá essa relação?

   Sim. Alguns exemplos dessa relação são: o vulcanismo, terremotos e a tectônica das placas.

Vulcanismo: Ao entrar em erupção, o magma, gases e as partículas quentes que “escaparam” para superfície (litosfera e hidrosfera), lançam também altas quantidades de fumaça, aerossóis, além dos gases, na atmosfera, o que interfere no clima, causando uma poluição natural.

c) Qual é a importância de se estudar a biosfera na sua área de formação?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com