TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Enfermagem Utente Bipolar

Trabalho Escolar: Trabalho Enfermagem Utente Bipolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

A faixa etária das participantes da pesquisa está na idade considerada de maior produtividade em relação ao mundo do trabalho e nas questões que envolvem a concepção e cuidado de filhos. Esses dados corroboram a existência de forte associação entre os fatores biológicos predisponentes e os fatores psicológicos relacionados com a mulher na sociedade moderna. Esta enfrenta sobrecarga de trabalho, problemas familiares, profissionais, financeiros, entre outros, que culminam nessa faixa etária levando, por vezes, à instalação de um quadro de transtorno mental(10).

Das cinco participantes que referiram estar separadas de seus cônjuges, três relataram que a separação aconteceu antes do surgimento do primeiro episódio de transtorno mental e duas apresentaram o transtorno durante o período em que estavam casadas e, segundo elas, o transtorno mental contribuiu para a separação conjugal.

Acredita-se que a alta taxa de reinternação esteja relacionada também com o diagnóstico médico, sendo predominante o Transtorno Afetivo bipolar(7). As taxas de não-adesão ao tratamento são altas para as pessoas com transtorno bipolar, representando 47% em alguma fase do tratamento ou 52% durante um período de dois anos. Isso explica também o fato de as pacientes estarem em fase de mania, pois as taxas de não-adesão podem aumentar a recorrência de mania, haja vista que 60% das pacientes internadas com mania aguda apresentavam falhas no uso da medicação no mês que antecedeu a sua hospitalização(10).

É relevante ressaltar que para se chegar a um diagnóstico de enfermagem é necessário levar em conta um processo sistematizado, considerando as características definidoras e os fatores relacionados. A estrutura da taxonomia do NANDA(6) compreende três níveis para definição do diagnóstico - domínios, classes e diagnósticos de enfermagem - que foram agrupados nos Quadros 1, 2, 3 e 4.

Vale destacar que domínio é “uma esfera de atividade, estudo ou interesse”; classe é “uma subdivisão de um grupo maior, uma divisão de pessoas ou coisas por qualidade, grau ou categoria”; e o diagnóstico é a base para a seleção das intervenções de enfermagem e alcance dos resultados esperados(6:293).

Com relação ao domínio funcional, apresentado no quadro 1, todas as participantes do estudo tiveram pelo menos um ou mais diagnósticos de enfermagem em diferentes classes. O estilo de vida sedentário pode relacionar-se com a medicação utilizada no tratamento dos transtornos mentais. Um dos efeitos desejáveis e/ou colaterais é a sedação, que influencia na atividade física. Outro aspecto é a fisiopatologia da doença, com sintomas que influenciam a diminuição da atividade física, como anedonia, alterações da consciência, delírios de ruína, entre outros. Como intervenção de enfermagem, foram organizados momentos de atividade física com caminhadas e alongamento no pátio interno da unidade(7).

O autocuidado engloba as atividades necessárias para a satisfação das necessidades diárias, que são aprendidas ao longo do tempo e se tornam hábitos de vida. O motivo de estabelecer este diagnóstico para um paciente pode estar relacionado ao prejuízo na função motora ou cognitiva, causando uma diminuição na capacidade de desempenhar as atividades de autocuidado(7).

Todas as pacientes apresentaram este diagnóstico e foram promovidas atividades semanais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com