TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Materiais Eletroeletronicos

Casos: Trabalho Materiais Eletroeletronicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 5

1. Como são classificados os materiais empregados como elementos condutores de corrente elétrica? Cite as aplicações para cada grupo.

Os materiais condutores são caracterizados por diversas grandezas, dentre as quais se destacam: condutividade ou resistividade elétrica, coeficiente de temperatura, condutividade térmica, potencial de contato, comportamento mecânico, etc. Estas grandezas são importantes na escolha adequada dos materiais, uma vez que das mesmas vai depender se estes são capazes de desempenhar as funções que lhe são atribuídas.

2. Porque a oxidação é prejudicial nos metais para aplicações elétricas. Onde se dá a sua origem?

3. Defina decapagem e em qual parte do processo de purificação do cobre ela é empregada?

Chama-se decapagem a todo o processo sobre superfícies metálicas que visa à remoção de oxidações e impurezas inorgânicas, como as carepas de laminação e recozimento, camadas de oxidação (como a ferrugem), crostas de fundição e incrustações superficiais. Sendo aplicada entre as etapas de laminação a quente e a laminação a frio.

4. Apresente cinco ligas de cobre, e para cada uma, a sua condutividade em relação ao cobre (%).

• Cobre Comercialmente Puro - 61,7 S.m/mm2

• Cobre – Níquel - 10,41 S.m/mm2

• Cobre – Níquel – zinco - 17,8 S.m/mm2

• Latão – 14,9 S.m/mm2

• Bronze – 14, 9 S.m/mm2

5. Quanto ao comportamento oxidante do alumínio, quais são as suas características e apresente os métodos de neutralização de sua oxidação.

No alumínio a oxidação provoca uma perda do brilho, principalmente em peças polidas. O contato com o cloro também afeta a aparência do alumínio, deixando esbranquiçado.

Para eliminar essa oxidação, o alumínio deve receber uma camada de verniz transparente eletroestático que também serve como proteção contra riscos.

6. Quais são as principais aplicações do alumínio na área eletrotécnica?

A principal razão para utilizar o cobre em sistemas elétricos é sua excelente condutividade elétrica. O cobre apresenta a resistência elétrica mais baixa entre todos os metais não-preciosos. é utilizado de uma forma geral como condutor elétrico, também em cabos subterrâneos, terminais de conexão, revestimento em haste de aterramento e tomadas

7. Porque a prata é o metal nobre de maior uso industrial? Cite suas aplicações.

É o metal nobre de maior uso industrial, notadamente nas peças de contato. A prata, devido às suas características elétricas, químicas e mecânicas é usada em forma pura ou de liga, cada vez mais em partes condutoras aonde uma oxidação ou sulfatação viria criar problemas mais sérios. É o caso de peças de contato, notadamente nas partes em que se dá o contato mecânico entre duas peças e, onde, além de um bom material condutor, é conveniente ter-se um metal que não influa negativamente devido a transformações metálicas, além de soldas, contatos elétricos, baterias de alta capacidade (prata-zinco e prata-cádmio).

8. Cite duas aplicações do mercúrio na indústria eletroeletrônica.

O mercúrio, assim como o cádmio e o chumbo estão presentes nos computadores, celulares, scanners, impressoras.

9. Faça uma comparação entre o zinco puro e as ligas de zinco quanto à aplicação na indústria.

10. O que é Konstantan? Cite quatro características

É uma liga metálica utilizada na produção de fios para a fabricação de resistores elétricos, A composição do Constantan é variável: de 53~57 % de Cobre, 43~45 % de Níquel, 0,5~1,2 % deManganês e menos de 0,5 % de Ferro. Sua principal e desejada característica é exibir uma resistividade elétrica sensivelmente constante (0,49~0,51Ω.mm2/m, média aritmética0,50Ω.mm2/m) em um amplo intervalo de temperatura (20~600 °C).

11. Cite quatro características e as aplicações da liga de prata.

Características da Prata: Símbolo Químico: Ag (Vem da palavra Argento) Número Atômico: 47 Densidade: 10,50 gramas/cm3 Ponto de fusão: 961 Centígrados

A mais importante liga deste elemento é a prata-cobre, tradicionalmente produzida para a fabricação de moedas. Atualmente esta liga foi substituída por outra, menos dispendiosa, de cobre-níquel. Existem outras ligas de prata usadas na fabricação de radiadores para a indústria automóvel, e na produção de instrumentos musicais.

A indústria química utiliza a prata metálica como catalisador de diversas reações como a oxidação do etanol e de outro alcoóis. A indústria petrolífera também utiliza o nitrato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com