TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Materiais De Construção II

Exames: Trabalho Materiais De Construção II. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 5

Embora em muitos construções só se pense em escolher as telhas e o telhado da casa quando a edificação já está quase pronta, o ideal é que a cobertura seja planejada desde o início do projeto. Para evitar incomodações com as mudanças do tempo – ventanias ou calor excessivo, é muito importante seguir a recomendação do fabricante quanto a inclinação indicada no produto. A instalação também é essencial: as bordas das telhas devem ser fixadas à estrutura do telhado.

Principais pontos a serem observados na escolha da telha:

- Levar em conta a inclinação do telhado.

- Nas telhas há a informação sobre grau de inclinação que são indicadas. Se usar uma como mais ou menos inclinação do que o indicado para o telhado vai entrar calor, água, vento. Por exemplo, se a a telha exige uma inclinação de 5%, se for instalada em 40% vai ser arrancada facilmente pelo vento.

- Observar se o produto é homologado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

- Analisar se o tipo de telha combina com o formato do telhado e o estilo de construção. Normalmente o arquiteto já define o tipo de telha em relação a estética do projeto. O estilo da casa determina o tipo de compra.

- A qualidade do material vai influenciar na durabilidade do produto.

Cuidados na instalação das telhas:

- É imprescindível contratar um profissional que entenda da estruturação da cobertura, encaixe e fixação de telhas.

- As bordas das telhas devem ser fixadas. As de cerâmica por exemplo, se uma borda levanta acaba levando todas as outras junto.

Tipos de Telhas

Cerâmica

Também conhecidas como telhas de barro, as de cerâmica são as mais antigas e ainda as mais utilizadas em residências. Nas casas coloniais portuguesas todas as telhas eram feitas por escravos que modelavam o barro nas coxas. Depois, eram secas ao sol e passava-se óleo de baleia ou betume.

São inúmeras as vantagens. Elas dão mais conforto térmico e são mais bonitas visualmente, além de serem muito eficientes em termos de vedação. O melhor é optar pelas que já vem com revestimento sintético de fábrica, que dá maior proteção e durabilidade.

Existem as telhas naturais, sem revestimento algum, as esmaltadas, com película de proteção que, conforme a fabricação, costumam mudar de cor com o tempo e as vitrificadas, famosas por serem mais resistentes. A vitrificada é mais usual porque evita a atuação das bactérias, fuligem e sujeira. Por isso facilitam a conservação e acabam sendo mais duráveis, Há vários modelos de telhas de cerâmica, como as coloniais, francesas, portuguesas, romanas, entre outras.

Concreto

Há bastante procura no mercado pelas telhas de concreto, devido à durabilidade e conforto térmico. Ela requer menos madeiramento, economizando na estrutura. A desvantagem é que precisam de uma manutenção anual. Como são mais pesadas, porosas e suscetíveis a umidade, necessitam de uma limpeza ao menos uma vez ao ano.

Normalmente, elas não vêm com um esmalte de cobertura. Por isso é importante aplicar alguma resina pra fazer a proteção e impermeabilização. Existem diversas opções de cores de telhas de concreto no mercado, além de outras opções de formatos que não são disponíveis em cerâmica. Conforme o resultado estético ou térmico que se procura é possível fazer mais inclinações com a telha de concreto.

Fibracimento (Amianto)

De custo inferior, tem vida útil mais curta que as demais e não dão muito conforto térmico. A principal vantagem é que podem ser utilizadas em coberturas de poucas inclinações. Normalmente, são aplicadas em edificações mais simples. Foram popularizadas pela marca Brasilit, mas há diversas outras no mercado.

Existem vários formatos de telhas de fibracimento, com opções de grau de ondulação, como as que imitam as coloniais de barro. São altamente utilizadas em indústrias e no comércio, em galpões e também em edifícios, principalmente em coberturas com parapeito alto, onde não se consegue enxergar o telhado em si. Elas são aparafusadas na madeira da estrutura, por isso dificilmente levantam em uma ventania, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com