TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Estagio Proteção Social Especial

Por:   •  16/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.825 Palavras (16 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..............................................................................................3 DESENVOLVIMENTO..................................................................................4

CONCLUSÃO...............................................................................................11

BIBLIOGRAFIA............................................................................................12


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho trás um conhecimento mais detalhado do órgão público que é o Bolsa Família, um conhecimento do que é como funciona e como surgiu, uma vez que o serviço social visa encaminhar cidadãos que se encaixa no quadro de cada benefício para usufruir dos seus direitos, estabelecendo a política Social enfrentando os desafios das questões sociais do dia a dia.

O contexto deste trabalho mostra como são atendidos os usuários de cada benefício fornecido pelo governo para pessoas que estão vulneráveis ao sistema capitalista e que se encontra em risco sócias fragilizados pela desigualdade e o a exclusão na sociedade. Exercendo o papel num trabalho de amenização do sofrimento dessas famílias cabendo o município de Vilhena-Rondônia junto com a equipe do Bolsa Família se empenhar para atingir as pessoas que necessitam de ajuda.

                       


  1. DESENVOLVIMENTO:

Vilhena começou muito antes de sua emancipação por volta de 1700 ela já era conhecida por um bandeirante chamado Antônio pires. As primeiras obras foram iniciadas na região cerca de 200 anos após a descoberta do território em 1907 Rondon começou a primeira linha teleférica que ligava Cuiabá a rio madeira

                          Pertencente ao estado de Rondônia sua população estima-se em 97.448 segundo dados do Instituto Brasileiro Geográfico (IBGE) sendo considerado o mais populoso do estado sendo considerado o segundo melhor IDH, o município se encontra em uma escala de constante expansão na área industrial e educacional chamando atenção de estudantes para sua formação profissional.

                       Conhecido como cidade Portal da Amazônia por estar localizado na entrada da região Amazônica ocidental, conhecida também como clima amazônico por ter uma temperatura agradável perante os demais municípios dessa região. O nome Vilhena vem denominado por Candido Rondon em Homenagem ao engenheiro maranhense que liderava a construção telegráfica da época.

                         Vilhena dispõe de uma infraestrutura com necessidades que requer melhoria em diversas áreas assim como qualquer município. A rede de saúde pública e formada pelo hospital regional Adamastor Teixeira de Oliveira, Centro de atendimento Emergencial e vários postos de saúde entre outros tipos de atendimentos especializado. A rede pública de investimentos na educação recentemente vem ampliando as reformas, contratação e capacitação de profissionais para melhoria da qualidade de ensino. Vilhena Possui um centro de reabilitação para crianças e jovens com dificuldades especiais e uma faculdade federal cujo nome UNIR. Possui um aeroporto o aeroporto Brigadeiro Camarão que é administrado pelo Departamento de estradas e Rodagens – DER/RO, com cerca de doze funcionários que atuam na Estação Aeronáutica, possui uma pista larga cuja dimensão é internacional com 2.600 metros de cumprimento. Possui três rodovias federais que interligam o município e o resto do pais sendo a BR-174.

                    O Sistema organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social: Proteção Social Básica que é a prevenção de riscos sócias e pessoais através de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social e a, Proteção Social Especial que se      

                      Designa a famílias e indivíduos que já estão situados em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outras situações

                    A partir da Constituição de l988 e com a promulgação da Lei Orgânica da Assistente Social (LOAS) em 07/12/1993, a assistência adquire uma nova visibilidade, saindo das esferas acadêmicas e ganhando espaço nas esferas federais, estaduais e municipais, a lei regulamenta e amplia o conceito da Assistência Social, vem para garantir o mínimo de atendimento as necessidades Básicas da sociedade visando garantia da vida, amenizando danos a incidência de riscos, proteção a família a maternidade, a infância, adolescência e a idade considerada idosa, amparo as crianças e adolescente a habilitação e reabilitação de cidadãos com deficiência  e a interação da vida cotidiana e comunitária.

                     Desde o início dos anos 50, Josué de Castro proferiu uma frase dizendo ”No Brasil, ninguém dorme por cauda da fome. Metade porque está com fome e a outra metade porque tem medo de quem tem fome” a partir dai começa ganhar notoriedade a esse problema no Brasil. A concessão começou de forma indireta com a distribuição de cestas básicas a famílias pobres e carentes. O idealizador do projeto foi Herbert José de Sousa durante o governo de Fernando Henrrique Cardoso e finalmente chamados de programa de distribuição de renda foram implantados, com ajuda de ONGS.

                        O programa Bolsa Família ampliou-se sendo um único programa de combate à fome zero no pais desde a implantação o governo atende cerca de 12,7 milhões de famílias necessitadas.              

                     Segundo o Banco Mundial que apoio o programa Bolsa Família é uma forma de investimento no capital humano:

 

"Transferências condicionais de renda fornecem dinheiro diretamente aos pobres, via um "contrato social" com os beneficiários - por exemplo, manter as crianças na escola, ou levá-las com regularidade a centros de saúde. Para os extremamente pobres esse dinheiro provê uma ajuda de emergência, enquanto as condicionalidades promovem o investimento de longo prazo no capital humano".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (152.5 Kb)   docx (33.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com