TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de informação e indicadores sociais

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.571 Palavras (11 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

SERVIÇO SOCIAL

[pic 1]

ATPS

SERVIÇO SOCIAL - 6ª SÉRIE – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS

ELIETE PEREIRA DE SOUZA

GRAZIELA APARECIDA BAPISTA DE ALMEIDA HERMENEGILDO DOUGLAS DA SILVA

MARILANE CRISTINA DE SOUZA

MIRIAM CRISOSTOMO DIAS DE SANTANA

ROSILAINE APARECIDA DE PAULA

UNIDERP

18/09/2014

ELIETE PEREIRA DE SOUZA (4322803406)

GRAZIELA APARECIDA BAPISTA DE ALMEIDA (3823694690)

HERMENEGILDO DOUGLAS DA SILVA (4300070228)

MARILANE CRISTINA DE SOUZA (1299170885)

MIRIAM CRISOSTOMO DIAS DE SANTANA (5312961475)

ROSILAINE APARECIDA DE PAULA (3824691488)

ATPS

SERVIÇO SOCIAL - 6ª SÉRIE – – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS

Elias Oliveira Noronha

                                 Faculdades Anhanguera de Jundiaí

SUMARÉ

SUMÁRIO

  1. – Quadro-síntese sobre as principais definições de Política Pública.  4
  1. – Conclusão sobre a importância das Políticas Públicas.  5

2.1- Quadro-síntese sobre Indicadores sociais.  6

3.1 – Educação.  7

3.2 - Dados Informativos.  7

4.1- Políticas Públicas Educacionais.  8

4.2- O Assistente Social No Âmbito Educacional.  9

Referencias -  11

1.1– Quadro-síntese sobre as principais definições de Política Pública.

Definição

Alguns Exemplos

Formulação

Arenas Politicas que as compõem

Política Pública: Conjunto de Planos, Programas, Ações, e Atividades que o Estado desenvolve, direta ou indiretamente, assegurando o direito à cidadania, social, econômica e cultural.

Saúde, Educação, Habitação, Transporte, Segurança.

São formuladas por iniciativa dos poderes executivo ou legislativo, separada ou conjuntamente em seus diversos seguimentos a partir de demandas e propostas da sociedade.

Distributivas,ex: Doação de cadeira de rodas. Regulatórias, ex: Limitação de vendas das vendas de determinados produtos.

Redistributivas, ex: Programas habitacionais para população de baixa renda.

Antigamente notou – se a necessidade de criar indicadores sociais para tentar acompanhar as mudanças sociais que estavam acontecendo. Percebeu então que o PIB mostrava o crescimento econômico do país, porém as condições sociais eram contrárias do que se via, persistiam altos os níveis de pobreza.

Em 1960, acontece então o movimento de indicadores sociais. Mediante a metodologia fraca e ineficaz, precisou criar novos indicadores sociais, novas instituições multilaterais tal como: UNESCO e UNICEF dentre outras. Mas na verdade o que queria era chegar  mais próximo da realidade daquela sociedade. Acreditava que se organizasse essa metodologia e obtivesse um real resultado ficaria mais fácil tratar das mazelas da sociedade da época. Se tivermos indicadores sociais e soubermos usar esta ferramenta fica mais fácil tratar o que no momento seja prioridade, pois orientam de maneira mais competente a analise, a formulação e a implementação de politicas sociais. O que é interessante saber é que se utilizar esses  indicadores de maneira correta, provavelmente os recursos do Orçamento Público seriam melhor empregados na sociedade, claro se as pessoas de poder tivessem vontade.

Os indicadores sociais precisam ter base, uma relação recíproca entre indicando e conceito. De acordo com aplicações necessárias os indicadores sociais se classificam se definem para certos assuntos.

Há indicadores da saúde, (percentual de crianças nascidas com peso adequado), os indicadores de mercado de trabalho (Rendimento médio real do trabalho), os indicadores demográficos (Taxa de mortalidade),indicadores habitacionais (densidade de moradores por domicílio),, indicadores de segurança pública (Roubos a mão armada por cem mil habitantes),indicadores de infra – estrutura urbana (percentual de domicílios com esgotamento sanitário ligado a rede pública),indicadores de renda e desigualdade (nível de pobreza), etc...

Há classificações mais temáticas como: indicadores socioeconômicos, de condições de vida, de qualidade de vida, desenvolvimento humano, ou indicadores Ambientais.

Há outro sistema de classificação em meio a Formulação de Políticas onde diferenciam os indicadores segundo três aspectos relevantes da avaliação dos programas sociais: indicadores para avaliação da eficácia no cumprimento das metas e indicadores para avaliação dos efeitos do programa, isto é, indicadores para avaliação dos efeitos do programa em termo de Justiça Social. Enfim a escolha para um indicador social depende muito do que se quer saber qual assunto irá pesquisar.

Politica Publica

Caso: Estudante com Paralisia Cerebral, ela é beneficiada com a politica pública que garante o Transporte Adaptado e o Atendimento Escolar Especializado (AEE), esse caso demonstra a capacidade de transformação social na vida dos estudantes com necessidades especiais, que frequentam o ensino regular numa educação inclusiva, se preocupando com a acessibilidade dos alunos tanto com o transporte adaptado com rampa elevatória para elevar as cadeiras de rodas, quanto com o ensino inclusivo que insere os alunos juntamente com outros do ensino regular contribuindo assim para que os estudantes com deficiência possam participar integralmente das aulas regulares em escolas que tiveram que se adaptar para tais atendimentos e se especializar contando com formações e apoio de equipes multidisciplinar e parcerias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (221.2 Kb)   docx (45.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com