TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de trabalho no Serviço Social: Indicadores Sociais

Por:   •  5/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.704 Palavras (7 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 7

SUMARIO

1.0 INTRODUÇÃO _____________________________________________03

2.0 PROCESSO DE TRABALHO NO SERVIÇO SOCIAL: INDICADORES SOCIAIS___________________________________________________03

3.0 CONCLUSÃO _______________________________________________08

4.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ______________________________09

1.0 INTRODUÇÃO

O presente trabalho consiste na elaboração de um texto discursivo, sobre a importância da construção de ferramentas para a produção do conhecimento e organização dos Processos de Trabalho no Serviço Social, a partir da leitura do artigo: GIROTO, Ana Paula, et al. Indicadores sociais: um imperativo no cotidiano dos assistentes sociais atuantes no processo de gestão. Abordando o objetivo e metodologia que a autora utiliza para produção do texto, fazendo uma analise descritiva dos gráficos apresentados e sua importância, descrevendo a importância da estatística e dos indicadores para o serviço social, enfocando os instrumentos de trabalho do Assistente Social. Fazendo uma relação crítica e criativa do uso da comunicação popular e comunitária que poderiam servir de apoio para o trabalho profissional.

2.0 PROCESSO DE TRABALHO NO SERVIÇO SOCIAL: INDICADORES SOCIAIS

O artigo analisado, Indicadores sociais: um imperativo no cotidiano dos assistentes sociais atuantes no processo de gestão, da autora Giroto, Ana Paula S., et al. trata-se de uma pesquisa cientifica, que discute a necessidade e o fundamento de um elemento indispensáveis ao processo de gestão social, os indicadores sociais, através de um conjunto de informações que resultam em um processo da construção e reconstrução do conhecimento.

Para Minayo (1994, p.23) a pesquisa é:

Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente. É uma atividade de aproximação sucessiva da realidade que nunca se esgota, fazendo uma combinação particular entre teoria e dados.

Para Gil (1996, p.19), portanto,

[...] a pesquisa é desenvolvida mediante o concurso dos conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos. Na realidade, a pesquisa desenvolve-se ao longo de um processo que envolve inúmeras fases, desde a adequada formulação do problema até a satisfatória apresentação dos resultados.

A autora em seu artigo teve como objetivo, identificar se os assistentes sociais que atuam em projetos sociais, de certa localidade, utilizam os indicadores sociais no processo de gestão, por meio da abordagem qualitativa de analise teórico empírica, estudo de caso, através de entrevista focalizada não estruturada e da pesquisa bibliográfica que forneceu um referencial teórico de autores como JANUZZI, CARVALHO, IAMAMOTO, dentre outros da temática abordada.

Martins e Theóphilo (2007, p.61) apresenta o estudo de caso como:

[...] uma investigação empírica que pesquisa fenômeno dentro do seu contexto real , onde o pesquisador não tem controle sobre os eventos variáveis, buscando apreender a totalidade de uma situação e, criativamente, descrever, compreender e interpretar a complexidade de um caso concreto [...].

Conforme o artigo, os indicadores sociais permite o estabelecimento de relações entre a teoria estudada e os fenômenos sociais observados, servindo de instrumento para que o profissional aprofunde seu conhecimento sobre a realidade, tornando-se instrumentos indispensáveis para a mediação entre o planejamento e a ação.

Segundo Januzzi (2001, p.15)

[...] um indicador social é uma medida, em geral quantitativa dotada de um significado social, usado para substituir, quantificar, operacionalizar um conceito social abstrato de interesse teórico (pesquisa acadêmica) ou programático (formulação de politicas). É um recurso metodológico, empiricamente referido, que informa algo sobre um aspecto da realidade social [...].

Sendo assim, torna-se necessário que pessoas envolvidas em formulação, implantação de politicas públicas e avaliação de programas sociais, dentre eles os profissionais de Serviço Social, saiba conceituar, construí e utilizar os indicadores sociais em seu cotidiano. E para alcançar o objetivo proposto, de identificar se os Assistentes Sociais que atuam em projetos sociais utilizam os indicadores sociais no processo de gestão, a autora fez uso do gráfico de setores e de barras.

• Setores, disco, pizza ou diagrama circular – representando através de porcentagem a Devolutiva dos Profissionais à Entrevista realizada e a Devolutiva dos Formulários Enviados Via Correio Eletrônico.

• Barras ou colunas – usado para representar dados quantitativos discretos e para comparação de subgrupos da amostra avaliadas, tais como: Matriz Curricular dos entrevistados, Atualização Profissional – Pós Graduação e Capacitação em Serviço, Importância dos indicadores Sociais, conhecimento, utilização e construção do mesmo.

Através da representação do gráfico III p. 15 da Matriz Curricular dos entrevistados, nota-se a importância dada das instituições de ensino superior em Serviço Social, à disciplina de Indicadores Sociais e Gestão Social, visto que, em sua maioria 80% e 60%, respectivamente as disciplinas dos entrevistados, já estudaram ou já viram, no período de sua formação.

No gráfico VI, p. 17, é notória a importância dos indicadores sociais para os profissionais diretamente ligados ao processo de gestão, como afirma a autora do artigo, Girato; Ana Paula S. et al. “É visível, a partir desse quadro, que 80% dos profissionais reconhecem a importância dos indicadores sociais, sendo esse o primeiro passo para que eles venham a ser utilizados”.

Essa afirmação reforça que o profissional do Serviço Social, busca a construção de estratégias teórico-operativas para o exercício profissional, mesmo havendo, muitas vezes, uma implicação entre as teorias do conhecimento e as ações propriamente ditas, ou seja, é preciso compreender que uma teoria traz consigo não só conceitos, mas também estratégias e instrumentos que viabilizam a pratica profissional.

Buscar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com