TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho do assistente social

Por:   •  25/10/2016  •  Artigo  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO DE ESTÁGIO I

O Serviço de Proteção Social Básica da Regional Barreiro está previsto na RESOLUÇÂO CIT Nº 7, de 10 de setembro de 2009 – Protocolo de Gestão Integrada de Serviços e benefícios no âmbito do SUAS.

A equipe do Serviço de Proteção Social Básica Regional Barreiro é composta por cinco assistentes sociais, um psicólogo, dois auxiliares administrativos e cinco estagiários, sendo dois de Serviço Social, um de Psicologia e dois de ensino médio, é responsável pela execução da Proteção Social Básica, fora das áreas CRAS, integrando serviços, benefícios socioassistenciais e transferência de renda para o atendimento individual e de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Beneficio de Prestação Continuada e Benefícios Eventuais. Possui caráter precursor, estratégico e transitório ate a universalização dos equipamentos do CRAS nas áreas de maior vulnerabilidade social.

Seu objetivo é contribuir, junto com as outras políticas públicas, para o enfrentamento das situações de vulnerabilidade social, prevenindo riscos, identificando e estimulando as potencialidades das famílias e dos territórios nas áreas não cobertas por CRAS, fortalecendo seus vínculos familiares e comunitários.

Os instrumentos de trabalho no atendimento social são: visita domiciliar, entrevista individual ou grupal, Oficina, estudo de caso, relatório social dentre outros, que permeiam os diversos serviços da assistência em prol da resiliência dos indivíduos.

O Serviço de Proteção Social Básica é caracterizado como porta de entrada do usuário na Política Nacional de Assistencial Social (PNAS), possibilitando seu acesso às demais políticas públicas. Esse serviço está relacionado à concessão de benefícios eventuais, articulado as políticas sociais para contribuir com a melhoria das condições de vida dos usuários. O atendimento é mais de escuta, orientação e a partir dessa demanda se necessário, o usuário é encaminhado ao serviço que possa dar continuidade ao processo de atendimento.

Alguns casos quando necessário a o acompanhamento de algumas famílias segundo critérios avaliados no atendimento, portanto tem por função articular as políticas públicas e sociais, encaminhando e assistindo o indivíduo e sua família, quando necessário, com o objetivo de atender as famílias de baixa renda em situações de vulnerabilidade social e as em descumprimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família decorrente de situações de vulnerabilidade.

As demandas atendidas pela instituição visam não somente o indivíduo, mas as famílias e seus membros mais vulneráveis através de encaminhamentos e concessão de benefícios eventuais tais como: Cesta básica; 2ª Via de certidão de nascimento; casamento e de óbito; 2ª via de carteira de identidade; Foto 3x4 para documentação; Auxílio sepultamento; Cartão do idoso para passagem interestadual (pessoas acima de 60 anos que não tem como comprovar renda); Cartão Benefício Inclusão BHTRANS (passe livre para deficiente auditivo, visual, físico e mental); Auxílio trigêmeos (para mulheres que tiveram gestação de três ou mais filhos); Concessão de passagem para quem deseja voltar à sua cidade natal; Gratuidade no casamento civil.

O Serviço Social enquanto mediador entre políticas sociais e indivíduo encontra grandes desafios a serem superados, desafios estes advindos de um sistema econômico contraditório que sobrevive da exploração do capital sobre o trabalho. O assistente social deve está constantemente atento a todo o contexto que o envolve e a partir daí buscar estratégias que possibilitem mudanças na sociedade, e uma visão holística desvinculando sua atuação do processo de “ajuda” tão presente nos primórdios. Não se esquecendo do valor ético e o compromisso com a liberdade, autonomia, expansão, emancipação dos indivíduos sociais e no posicionamento em favor da equidade e justiça social.

A relevância do assistente social dentro da proteção básica vem da sua contribuição com um trabalho que contemple a diversidade social, com um olhar critico, buscando soluções e alternativas de acordo com a realidade de cada grupo social, pesquisando, investigando, criando projetos para emancipação de cada cidadão.

O estágio supervisionado como exigência curricular configura no processo de formação profissional, e tem como premissa oportunizar ao estudante a inserção na prática relacionada aos conteúdos adquiridos na academia com os quais perpassam o trabalho do assistente social.

Na Equipe de Proteção Social Básica as atividades desempenhadas pelo estagiário são: Atendimento Individual, no qual ocorre o direcionamento e orientação do usuário com escuta ativa, Visitas Domiciliares as famílias acompanhadas pelo serviço em uma aproximação da realidade das famílias no domicilio, Oficinas em Grupo auxiliar no planejamento e na execução da atividade, Atividades Internas organização e planejamento dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com