TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre violencia contra as mulheres

Por:   •  17/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.280 Palavras (18 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................0

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA.............................................0

3 OBJETIVOS ...........................................................................................................04

3.1 Objetivos geral.....................................................................................................04

3.2 Objetivos específicos...........................................................................................04

4 JUSTIFICATIVA......................................................................................................05

5 METODOLOGIA.....................................................................................................06

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA...................................................................................07

7 CRONOGRAMA......................................................................................................08

8 ORÇAMENTO.........................................................................................................08

9 RESULTADO ESPERADO.....................................................................................09

10 REFERÊNCIA.......................................................................................................10                          


  1. Introdução

A violência contra as mulheres é um problema social e político que vem ocorrendo durante décadas, que traz transtornos para a vida, principalmente psicológica e social além de fisica, nota que são atos preconceituosos e discriminativos. A submissão de gênero sobre a inferioridade feminina, sem autonomia e liberdade, diante do sentimento de poder e superioridade do homem.  

Mesmo diante de diversos avanços frente à luta contra a prática dessa violência, como a da Lei Maria da Penha, as campanhas publicitárias, a criação de órgãos específicos para a defesa das mulheres (delegacias especializadas, centros de referências), dentre outras ações, o respeito à dignidade e identidade da mulher em situação de violência continua em questão quando, principalmente, há falhas na detecção desse problema, tornando possível que as consequências se agravem, e muitas vezes, nem sejam percebidas, retardando assim o processo de declínio desse tipo de violência no cotidiano das mulheres, e famílias, brasileiras (BRASIL, 2006).  

Neste trabalho quero abordar os fatos e aspectos do perfil da violência contra a mulher o que levam elas sofrerem tal agressoes. Conhecer o perfil da mulher agredida; conhecer o perfil do homem agressor; conhecer as formas de expressão da violência. As estatisticas de violencia e de mortes contra a mulher, no mundo, no brasil e ptincipalmentre no estado da Bahia, que é colocado como 2º maior em se tratar de violencia contra a mulher perdendo apenas para o Espirito Santo.

Para se ter uma dimensão da reprodução de comportamentos violentos baseados nas relações de gênero, dados oficiais disponibilizados pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM)  apontam que, no Brasil, a cada minuto, quatro mulheres são agredidas por um homem com quem mantêm ou mantiveram algum relacionamento afetivo, sendo que 70% desses crimes ocorrem no ambiente doméstico. A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, um serviço nacional e gratuito oferecido por esta Secretaria e que tem por escopo o recebimento de denúncias ou relatos de violência e reclamações sobre os serviços da rede de atendimento para mulheres em situação de violência.

E infelizmente todos os dias, um grande número de mulheres, jovens e meninas são submetidas a alguma forma de violência, no Brasil e no mundo. Violências estas que são manifestadas por diversas desigualdades historicamente construídas, que vigoram, com pequenas variações, nos campos social, político, cultural e econômico da maioria absoluta das sociedades e culturas.

Desigualdades que, assim, sedimentam-se como “naturais” no senso comum, em prejuízo das vítimas de várias formas de violências – física, psicológica, moral, sexual e patrimonial – que atingem mulheres e meninas de maneiras diversas, quando considerados marcadores sociais como raça/etnia, sexualidade, identidade de gênero, classe e idade.

Dessa forma, com objetivo de assegurar e proteger juridicamente todas as mulheres em situação de violência, e punir todos aqueles que ferem com a dignidade e identidade do ser humano através de práticas agressivas foi criada, em 2006, a Lei Maria da Penha, a qual  estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar (BRASIL, 2006).

2. Delimitaçao e formulaçao do problema

Quais os impactos causados pela expressao da violencia contra as mulheres fisica, psicologica e moral no seu cotidiano no Brasil e na Bahia.

3. Formulaçao dos objetivos Geral e Especificos

        

Objetivos Geral:

Analizar apartir de fatos a questao da violencia contra a mulher em seus variados aspectos, e avaliar motivos que levam essas mulhers a sofrerem tais violencias.

Objetivos Especificos:

  • Conhecer a violencia fisica, sexual, psicologica, moral e verbal;
  • Entender o porque que essas agressoes vem crescendo cada vez mais durante tantas decadas, como sofrem, onde sofrem em que circunstancia;
  • Quais as providencias cabiveis a serem tomadas para evitar tantas agressoes, tantas mortes;
  • Demonstrar o quanto a desigualdade do genero mais forte, prevalece sobre o mais fraco o feminino.

4. Justificativa

Começo essa justificativa atentando especificamente para um triste e revoltante caso que ocorreu em vitoria da Conquista na Bahia: no momento em que elaborando este trabalho, ouvir atraves do jornal do meio dia o BA TV, um jornal da Bahia, onde infelizmente anunciava, a morte de mais uma vitima da violencia, a jovem Jessica de 21 anos que estava gravida de 04 meses, foi agredida brutalmente por seu namorado Americo Vinhas, no dia 27 de abril 2016. Ela ficou internada em como induzido na UTI no Hospital de Base de Vitoria da Conquista por 16 dias, e infelismente não resistiu as gravis lesoes, teve falencia multipla dos orgaos, contraiu uma bacteria no sangue, teve duas paradas cardiacas e veio a óbito no dia 10 de maio. O suspeito da agressao ainda foi preso mais foi solto mediante pagamento de fiança no valor de 5 mil e esta foragido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (232.5 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com