TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente Do Trabalho Da Mulher

Pesquisas Acadêmicas: Meio Ambiente Do Trabalho Da Mulher. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  3.584 Palavras (15 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 15

Sumário

I- Introdução.....................................................................................................02

II- Os múltiplos papéis da mulher trabalhadora.............................................02

III- As mulheres e o mercado de trabalho........................................................03

IV- Meio ambiente do trabalho – segurança e saúde do trabalhador: Espaço não adequado ao trabalhador representa agressão à sociedade...............05

V- Desigualdade entre homens e mulheres no Brasil......................................08

VI- Mulheres em desvantagem...........................................................................08

VII- Jornada de trabalho da mulher supera a do homem.......................................09

Salário........................................................................................................................09

VIII- Proteção ao trabalho da mulher..................................................................10

IX- Conclusão.......................................................................................................11

X- Bibliografia ...................................................................................................12

Meio ambiente do trabalho da mulher

Introdução

No presente estudo remos discutir de forma sucinta e breve questões relativas a uma reflexão sobre a imperiosa ne¬cessidade de se compreender o espaço de diálogo e interdisciplinaridade entre o Direito do Trabalho e o Direito Ambiental e o Direto de Família, demonstrando seus pontos de intersecção e interação, que abrem caminho para uma cooperação e parceria por meio desta seara comum a ambos – o meio ambiente do trabalho e a família – propiciadora da ampliação de proteção da qualidade de vida do ser humano enquanto exerce sua atividade laboral.

Há muito o eu e falar a respeito da proteção da pessoa do trabalhador em especial a mulher no seu ambiente de trabalho, de forma mais ampla e mais eficaz, abrangendo a saúde física, mental e psicológica, por meio de mecanismos jurídicos que venham contribuir com o sistema jurídico laboral, somando-se ao arcabouço de normas de proteção àquele, que pela Constituição Federal, deve estar colocado em ordem de prioridade, acima e antes, dos meios de produção: o ser humano como trabalhador e sua dignidade humana.

O meio ambiente de trabalho equilibrado é tema de profunda importância e atualidade, cuja sistematização e constituição normativa foi propiciada pela Constituição Federal de 1988, em resultado da ampla e abrangente proteção constitucional dada ao meio ambiente, abrigando todos os seus inúmeros aspectos, seja do meio ambiente natural, seja do meio ambiente artificial, nele incluído o do trabalho e principalmente o ambiente familiar.

Os múltiplos papéis da mulher trabalhadora

No início do século XX a mulher se mantinha no espaço privado, longe do âmbito público que é o espaço permeado de saber e de autonomia, essa mulher sonhava com o despertar da vida de apenas reprodutora, para uma vida com múltiplas possibilidades e praticidade. Entretanto, esse despertar foi por meio de um processo muito lento, pois surgiu a partir da consciência das mulheres pelas lutas de igualdade de gênero e de oportunidades, bem como da própria mudança cultural.

Ao inserir-se no mercado de trabalho, a mulher adquire múltiplos papéis, visto que seu papel de esposa, mãe e dona de casa, inerentes à função social antes ocupada, ainda é mantida, mas agora, sua dedicação não é exclusiva ao lar. A mulher contemporânea, ao mesmo tempo em que é dona de casa, é também estudante e profissional realizando ainda, tarefas no meio social.

Apesar da correria cotidiana a mulher consegue administrar seu tempo para se dedicar aos filhos e a seu papel de esposa. Além de sua realização profissional, o trabalho está ligado também à própria subsistência e de sua família, pois, além de suas tarefas domésticas, no lar, suas atribuições também passam a ser de ordem financeira, visto que sua renda agora é incorporada a renda familiar, No casamento moderno, a mulher, para ser respeitada, vê-se impelida a perseguir um crescimento do “eu” e da realização profissional, mesmo que não tenha um projeto pessoal ou desejo de exercer atividades domésticas. O marido, por sua vez, incentiva a sua esposa a estudar ou trabalhar, desde que não interfira nos serviços domésticos, cuidados com a família e filhos, que permanecem uma responsabilidade feminina.

Ao contrário do homem, a mulher, ao se colocar no mundo do trabalho, relega a segundo plano a sua identidade profissional ao priorizar a família. Dessa forma, as mulheres, ao somar trabalho com atividades do lar, somam também, às consequências de seus múltiplos papéis, problemas relacionados até mesmo à sua própria saúde.

Desta forma, temos que o desdobramento dos novos papéis da mulher teve como consequência uma sobrecarga de funções, uma vez que ela foi levada a assumir longas jornadas de trabalho por acumular tarefas dentro e fora de casa.

As mulheres e o mercado de trabalho

As mulheres sempre desempenharam um papel fundamental na vida das famílias, o cuidar. E quando ingressaram no mercado de trabalho, os cargos ocupados também estavam vinculados “ao cuidar”: enfermeira, professora, doméstica.

Hoje, com os avanços nos direitos e conquistas das mulheres, temos outra realidade para a situação das mesmas no mercado de trabalho: competitividade, salários incompatíveis com suas funções e qualificações, quando comparados aos salários dos homens, desenvolvimento de múltiplos papéis, dentre outros.

A sociedade é histórica , muda de acordo com os meios de produção e a forma de organização, como também de seus valores (morais e intelectuais) e as suas normas sociais (leis e costumes). Assim, a sociedade se organiza e começa a definir múltiplos papéis aos seus indivíduos, e é a partir daí que surge o conceito de gênero na divisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com