TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajetória histórica brasileira: Faces do período de 1960 a 1980 sob o enfoque das políticas sociais e do desenvolvimento do serviço social.

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

I.INTRODUÇÃO.......................................................................................................3

II.DESENVOLVIMENTO............................................................................................4

III.CONCLUSÃO.............................................................6

BIBLIOGRAFIA..........................................................................................................7 


I-INTRODUÇÃO

 

Este Trabalho tem por objetivo, refletir sobre as características das políticas sociais no período de 1960 a 1980, e a postura do serviço social durante aquele período.

O período de 1960 a 1980 caracterizou uma nova política brasileira social, como transformações e mudanças sociais, em busca de benefícios pela sociedade, como a educação, a saúde, a melhoria econômica, á assistência social, garantia de renda, entre outros. Os movimentos sociais eram cada vez maiores e aparentes, produzindo uma mobilização na sociedade.

As mobilizações não foram apenas de classes populares, os pensamentos conservadores da época se sobrepôs aos apelos sociais e promoveu a instauração de uma ditadura militar.

.

II – DESENVOLVIMENTO

 

Em 1964 foi implantado na ditadura militar, um panorama político, trouxe grandes retrocessos nos debates á questão social, defender os direitos sociais a partir de manifestações ficou praticamente impossível, devido á repressão governamental, dificultou o acesso a melhorias na qualidade de vida da população. As iniciativas do Estado durante esse período reflitam o caráter conservador das ações sociais.

O confronto entre os movimentos sociais populares e o governo militar baseava-se em reivindicações políticas e sociais, a população. Em 1970, a partir do modelo de gestão empreendido pelo governo autoritário, ressurgiram diante do novo cenário econômico percebido no final da década de 1970, – fim do “milagre econômico brasileiro” – os movimentos sociais de reivindicação por justiça social, após décadas de desenvolvimento autoritário, excludente e concentrador (SILVA, 2001).

Os movimentos intensos na sociedade ampliaram o debate em torno da transição para a democracia, uma nova ordem democrática com a finalidade de atender ás novas demandas sociais, surge então um novo cenário que mostra um avanço nas possibilidades de mudanças sociais.

Posturas do Serviço Social Frente às Políticas Sociais Naquele Período.

A política social é uma política de garantia de direitos sociais, que tem como objetivo, proteção social para os que os indivíduos possam se adaptar e viver socialmente dentro da sociedade, apesar de que no início as políticas sociais eram dominadas pelo capitalismo, que controlavam e ditavam as regras, e não davam o mínimo de atenção á quem realmente precisava.

Diante da desigualdade social, do abuso excessivo da mão-de-obra, e a luta desenvolvida pela classe operária, surge então a necessidade de um controle social para outra classe, surge então o serviço social, como proteção para esses trabalhadores, contra o sistema bruto empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (129.3 Kb)   docx (469.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com