TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento De Esgoto

Pesquisas Acadêmicas: Tratamento De Esgoto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  3.135 Palavras (13 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Esgoto é o termo usado para as águas que, após a utilização humana, apresentam as suas características naturais alteradas conforme o uso predominante: comercial, industrial ou doméstico. Essas águas apresentarão características diferentes e são genericamente designadas de águas residuais (ou águas servidas).

As excreções humanas podem transmitir uma série de doenças, tais como: hepatite A, febre tifóide, cólera, amebíase, giárdias, verminoses e diarréias infecciosas. Por esse motivo, é fundamental o destino adequado do esgoto domiciliar, impedindo que ele entre em contato com o ser humano, águas de abastecimento, alimentos, vetores (moscas, baratas, ratos e outros).

Os dejetos industriais são igualmente nocivos ao homem pela contaminação de produtos que o afetam diretamente e também os animais, tais como substâncias tóxicas, metais pesados, entre outros. Os dejetos industriais também lançam no meio ambiente substâncias que interferem no conjunto dos ecossistemas degradando o mesmo.

Do esgoto gerado, apenas 37,5% recebe algum tipo de tratamento.

Entre 2010 e 2011, houve um crescimento de 1,4 milhão de ramais de água e 1,3 milhão na rede de esgotos de esgotos no País, crescimentos relevantes quando se trata de ampliação de sistemas complexos nas cidades brasileiras.

ESGOSTOS

TIPOS DE ESGOTOS

(Gerados nas cidades)

- Doméstico

- Pluvial

- Industrial

Depois do uso da água, seja no banho, na limpeza de roupas, de louças ou na descarga do vaso sanitário, o esgoto começa a ser formado. Os resíduos são divididos em 3 tipos diferentes. Os que vêm das residências formam os esgotos domésticos, os das águas da chuva são chamados de esgotos pluviais e os formados em fábricas recebem o nome de esgotos industriais. Esta diferenciação é importante, porque cada tipo possui substâncias diferentes, e são necessários sistemas específicos para o tratamento dos resíduos.

Geralmente, o esgoto não tratado contém muitos transmissores de doenças, micro-organismos, resíduos tóxicos e nutrientes que provocam o crescimento de outros tipos de bactérias, vírus ou fungos. Os sistemas de coleta e tratamento de esgotos são importantes para a saúde pública, porque evitam a contaminação e transmissão de doenças, além de preservar o meio ambiente.

TIPOS DE SISTEMAS DE ESGOTO

Sistema unitário: é a coleta dos esgotos pluviais, domésticos e industriais em um único coletor. Tem custo de implantação elevado, assim como o tratamento também é caro.

Sistema separador: os esgotos domésticos e industriais ficam separados do esgoto pluvial. É o usado no Brasil. O custo de implantação é menor, pois as águas pluviais não são tão prejudiciais quanto o esgoto doméstico, que tem prioridade por necessitar tratamento. Assim como o esgoto industrial nem sempre pode se juntar ao esgoto sanitário sem tratamento especial prévio.

Sistema misto: a rede recebe o esgoto sanitário e uma parte de águas pluviais.

OBS: O esgoto escoa dentro das tubulações a no máximo 75% da secção dos tubos, ou seja, eles não preenchem todo o conteúdo da canalização. A água das chuvas, quando vai para as redes de esgoto (cujo sistema não é o unitário), causa extravasamentos, “enche” toda a tubulação de esgoto, pressionado as paredes dos tubos fazendo com que se rompam, provocando refluxos.

COMPOSIÇÃO DO ESGOTO

A composição dos esgotos depende dos usos das águas de abastecimento e variam com o clima, os hábitos e as condições sócio-econômicas da população e da presença de efluentes industriais, infiltração de águas pluviais, idade das águas residuárias, etc. Os esgotos domésticos são constituídos aproximadamente de 99,9% de líquido e o restante 0,1% de material sólido, contêm basicamente matéria orgânica e mineral (em solução e suspensão), assim como alta quantidade de bactérias e outros organismos patogênicos e não patogênicos.

Podem ser encontrados também produtos indevidamente jogados descarga abaixo e lançados na rede de esgotos, como estopas, chupetas e outros materiais relacionados à crianças, objetos de higiene feminina, tais como absorventes, preservativos usados ou ainda produtos tóxicos de origem industrial, etc.

As industrias produzem grandes quantidades de resíduos que, misturados à água, formam o esgoto industrial. diferente do esgoto doméstico, este esgoto pode apresentar grande variação em sua decomposição. Como por exemplo os resíduos de um abatedouro de suínos será diferente dos resíduos de uma usina produtora de álcool, de uma indústria de tecido . Cada uma produz um tipo de resíduo, e para cada tipo um tratamento diferente.

Este tipo de esgoto , ou seja o industrial é muito preocupante por ser também uma grande fonte de contaminação ambiental e, muitas vezes, é despejada em rios,e clandestina, sem tratamento, causando sérios danos ao Meio Ambiente.

A contaminação da água com produtos tóxicos, metais pesados, detergentes, óleo, matéria orgânica, entre outros resíduos, pode ocasionar a mortandade de peixes e outros organismos aquáticos, além de torná-la imprópria para o consumo humano. No esgoto pluvial contem muita arreia e pedra, e principalmente lixos que são jogados na rua.

TRATAMENTO

A devolução do esgoto ao meio ambiente deverá prever, se necessária, o tratamento de águas residuais seguido do lançamento adequado no corpo receptor que pode ser um rio, um lago ou o mar.

Em países subdesenvolvidos, como o Brasil, o lançamento indiscriminado de esgotos domésticos costuma ser um dos maiores problemas ambientais e de saúde pública.

O esgoto pode ser transportado por tubulações diretamente aos rios, lagos, lagunas ou mares ou levado às estações de tratamento, e depois de tratado, devolvido aos cursos de água.

O esgoto pluvial, ou simplesmente água pluvial, pode ser drenado em um sistema próprio de coleta separado ou misturar-se ao sistema de esgotos sanitários.

As formas de tratamento são diversas e seus nomes técnicos são: digestor de fluxo ascendente, por lodo ativado, por lagoas de estabilização e por fossa séptica. As comparações são baseadas em eficiência de remoção de carga orgânica, remoção de patogênicos, possível odor, custo de instalação, área necessária,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com