TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento De Esgoto Sanitário

Artigos Científicos: Tratamento De Esgoto Sanitário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  224 Palavras (1 Páginas)  •  394 Visualizações

O que é esgoto sanitário?

Todas as vezes que a água captada é utilizada nas casas ou indústrias é produzido o que chamamos de esgoto (afluente). Na existência de saneamento básico esse afluente passa por um conjunto de redes e através deste são direcionados às estações de tratamento de esgoto (ETE) para serem novamente lançadas aos rios

Função das ete?

A função das estações de tratamento de esgoto é reproduzir, de forma artificial a decomposição da matéria orgânica que seria naturalmente realizada pelos cursos de água. O tratamento consiste em separar os resíduos sólidos da parte líquida, reduzir a carga poluidora e facilitar a deposição adequada dos dejetos sem causar prejuízo ao meio ambiente. Atendendo os padrões técnicos estabelecidos pelo CONAMA.

História

Os primeiros sistemas de esgotamento executados pelo homem tinham como objetivo protegê-lo das vazões pluviais, devendo-se isto, principalmente, à inexistência de redes regulares de distribuição de água potável encanada e de peças sanitárias com descargas hídricas, fazendo com que não houvesse, a primeira vista, vazões de esgotos tipicamente domésticos.

LEGISLAÇÃO EXISTENTES:

Resolução CONAMA nº. 430/2011, em seu CapÍtulo II, que dispõe sobre as condições e padrões de lançamentos de efluentes, estabelece em seu Art. 21. “Para o lançamento direto de efluentes oriundos de sistemas de tratamento de esgotos sanitários deverão” obedecer as “condições e padrões específicos” disposto nesta Resolução e em outras normas aplicáveis.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com