TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tubos de água

Resenha: Tubos de água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Resenha  •  209 Palavras (1 Páginas)  •  929 Visualizações

liberarEncanamentos de ferro mergulhados em água sofrem corrosão, devido principalmente à reação:

Fe(s) + 2H+(aq)  Fe2+(aq) + H2(g)

Para proteger encanamentos nessas condições, costuma-se ligá-los a barras de outros metais, que são corroídos ao invés dos canos de ferro. Conhecendo os potenciais padrão de redução

e dispondo-se de barras de magnésio e cobre, propõe-se:

a) Qual metal deve ser utilizado para proteger o encanamento? Justifique.

b) Escreva as reações que ocorrem na associação do cano de ferro com a barra metálica escolhida, indicando o agente oxidante e o agente redutor.

Questão 09)

O solo brasileiro é rico em muitos minérios. Um exemplo é a Serra dos Carajás, no Pará, a maior reserva mundial (explorada) de minério de ferro, predominantemente sob a forma de hematita. Através de processo siderúrgico, o minério é transformado em metal com alto grau de pureza.

a) Uma das etapas do processo siderúrgico, a altas temperaturas (800°C a 1600°C), envolve a reação do monóxido de carbono com o óxido de ferro (II) sólido, produzindo ferro metálico fundido e dióxido de carbono. Escreva a equação química para essa etapa.

b) Escolha a figura (1 ou 2) que melhor representa a ligação química no ferro metálico e, a partir da sua escolha, explique por que o ferro, no estado sólido, é um bom condutor de eletricidade

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com