TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM BRASIL PARA TODOS

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 5

UM BRASIL PARA TODOS

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, procuramos mostrar como nossa identidade nacional foi sendo construída com o passar dos anos, através da diversidade de costumes e cultura encontrados no Brasil.

Em um momento em que o mundo vem passando por profundas transformações, é importante compreendermos o nosso passado para que, a partir dele, possamos vislumbrar como enfrentar e superar novos desafios.

UM BRASIL PARA TODOS

Podemos dizer que o que faz de todos nos brasileiros é nossa diversidade de costumes, cultura, religião e política que encontramos no Brasil. Nossa diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes que encontramos na nossa sociedade em todas as regiões do país, desde o norte do país com suas festas populares até o sul com suas típicas danças. E é claro não podemos deixar de fora o carnaval e o futebol que faz todo o nosso país parar para torcer e festejar nossas conquistas e derrotas.

Tudo isso faz parte da nossa identidade nacional que foi sendo construída com passar dos anos, desde o período do descobrimento do Brasil, depois passando pela Era Vargas com a criação da Constituição Brasileira, até os dias atuais com a população indo pra ruas para lutar por políticas públicas mais eficazes. Com todos esses processos políticos que o Brasil passou foi se com o tempo criando nossa identidade nacional, um conjunto de características encontradas no povo brasileiro.

A nossa identidade nacional brasileira, é muito variada levando em consideração que a presença de traços etino culturais comum na maioria da população, mas vária de região para região, classe social, e níveis de instrução.

A nossa cultura é tão variada que não podemos definir como única, a diferença do Brasil com outras nações está justamente nessa variação de cultura. A identidade nacional brasileira não é umas só, as suas dimensões culturais e política, em particular, não têm caminhado juntas. Nem remetem a um mesmo espírito.

A identidade regional surge no momento em que os estados criam a sua própria cultura. Por exemplo, o estado do Paraná tem uma referência étnica muito variada, pois é um estado colonizado por várias culturas, mas mesmo assim tenta criar uma identidade única e eliminar as diferenças, o movimento paranista surge com essa intenção de criar à identidade regional, como o próprio hino do Paraná que se refere ao progresso, as vitórias nas fronteiras, momento em que o estado se consolida, anunciam o seu progresso, isso é uma identidade brasileira.

Nossa sociedade foi sendo composta pela miscigenação de povos e raças com decorrer dos anos, mas infelizmente existe uma minoria que não tem acesso aos serviços básicos de saúde e nem a uma política pública de qualidade é preciso que nossos governantes olhem com mais atenção essas minorias que muitas vezes são descriminadas devido à cor da pele, classe social, escolha sexual ou religiosa.

É necessário que se crie políticas públicas mais eficazes, e que essas políticas públicas realmente passem acontecer, e não fique só no papel. Pra isso nós temos na sociedade o assiste social que busca através de suas ações o fortalecimento das relações sociais, estabelecendo políticas que promovam a igualdade entre os indivíduos e a justiça social.

O papel do assistente social é formular, executar, avaliar serviços, programas e políticas sociais que preservem a defesa e ampliação dos direitos humanos. Através dessas ações o assiste social ajuda a construir a identidade nacional da nossa população e de sua comunidade em que atua, viabilizando o acesso da população mais carente as políticas públicas.

Não podemos esquecer que é dever do Estado desenvolver políticas públicas que visem assegurar determinados direitos de cidadania de forma difusa ou para determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico. A educação e saúde no Brasil são direitos universais de todos os brasileiros, assim para assegurá-los e promovê-los, está instituída pela própria Constituição Federal.

As participações da sociedade na formulação das políticas públicas estão asseguradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com