TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM MODELO PROFISSIONAL PARA A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL - IEDA MENDES

Por:   •  27/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 2

UM MODELO PROFISSIONAL PARA A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL.

Em seu período inicial, o modelo de método-e-técnica levou a um pensamento criativo. A técnica, a autoconsciência e o método definido são essenciais para a profissão. Os profissionais de várias áreas da prática muniram-se de um conjunto de ideias que eram limitadas, mas eram viáveis para viver harmoniosamente com elas.

A conceitualização original da prática identificou os três métodos como entidades separadas – Serviço Social de Casos, Serviço Social de Grupo e Organização de Comunidade. Esperava-se que os profissionais fossem competentes em um ou outro e que os usassem.

Assim, os Assistentes Sociais trabalhavam no aperfeiçoamento de suas próprias áreas, mas eram impedidos, pelas barreiras entre os métodos, de fácil comunicação entre si, visando á área de interesse comum – a prática do Serviço Social como um conceito abrangente.

NECESSIDADE DE UM MODELO PROFISSIONAL.    

O assistente social, profissional técnico, poderia atuar prestando serviços aos clientes. Alguns dos aspectos importantes da prática, como o relacionamento profissional com os clientes, foram examinados totalmente com outros – como a natureza do conhecimento do Serviço Social que recebeu pouca atenção.

A profissão atingia um ponto no qual tinha que assegurar a competência de seus membros em sociedade. Desta percepção ampliada emergiu um novo modelo para a prática, baseada em um modelo geral de uma profissão. Este modelo profissional possuía um corpo de princípios teóricos, éticos e técnicos, que é transferido para seus estudantes e profissionais através dos canais educacionais sob a forma de generalizações e de princípios.

Á primeira vista, o modelo método-e-técnica e o modelo profissional parecem ser semelhantes. Ambos giram em torno de um assistente social em ação, mas a diferença é que no ultimo modelo, a ação do assistente social esta pautada dentro de um quadro de referência e de uma perspectiva geral do Serviço Social, e é dirigida pelos valores, pelos conhecimentos e pelas técnicas da profissão como um todo.

O que se precisa para a expansão da profissão é não se livrar do modelo método-e-técnica, mas dele transferir aqueles aspectos que estão contribuindo para as forças do Serviço Social e incluí-los no novo modelo profissional.

O modelo método-e-técnica precisa de maior amplitude, enquanto o modelo profissional global precisa de substância.  

UM MODELO PROFISSIONAL (A DEFINIÇÃO OPERACIONAL).

A Definição Operacional é um início promissor para um modelo profissional que abrange a prática do Serviço Social e é importante porque procura ver toda a prática do Serviço Social e de fazê-lo sob o ponto de vista da profissão. Essa Definição Operacional foi o começo de uma corrente de pensamento em curso sobre a prática do Serviço Social.

Através da formulação desenvolvida na Definição Operacional, o conhecimento e o valor tornam-se nitidamente visíveis, separados do método e colocados em sua posição correta como básicos em uma profissão. Fez-se progresso em realçar a ênfase no método e na técnica que caracterizam a prática do Serviço Social nos primeiros anos.

           

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com