TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DAS ÁGUAS

Pesquisas Acadêmicas: UTILIZAÇÃO DAS ÁGUAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  2.853 Palavras (12 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 12

ESTUDO DA QUALIDADE DA ÁGUA EM COARI-AM ATRAVÉS FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA ANÁLISE E CORRELAÇÃO COM DOENÇAS CAUSADAS POR ÁGUA RESUMO

RESUMO. A água é a principal componente de nossas células, faz manutenção no nosso corpo, regula a nossa temperatura e elimina as toxinas do nosso corpo através da urina e do suor. Nem toda água é potável, porém existem muitos métodos de tratamento usando reagentes químicos que eliminam as bactérias e parasitas. Neste trabalho, utilizou-se o kit de potabilidade da Alfakit para quantificar amônia, cloretos, dureza, oxigênio e pH. Quanto à análise microbiológica foi utilizado Colipaper para identificar coliformes. Assim analisou-se a qualidade da água consumida pela população de Coari e verificou-se se esses parâmetros estavam de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Saúde. Foram notadas variações nos parâmetros químicos como pH e amônia, porém não foram detectados resultados positivos no teste do parâmetro microbiológico. É fundamental conhecer a qualidade da água consumida para evitar danos à saúde do homem.

PALAVRAS-CHAVE: água, monitoramento, Coari, amônia, pH

STUDY OF WATER QUALITY IN COARI-AM THROUGH PHYSICO-CHEMICAL AND MICROBIOLOGICAL ANALYSIS AND CORRELATION WITH DISEASES CAUSED BY WATER ABSTRACT

ABSTRACT. Water is the main component of our cells. It maintains our body, regulates our temperature and eliminates toxins from our body through urine and sweat.Not all water is drinkable, but there are many methods of treatment using chemical reagents that eliminate bacteria and parasites.In this study, we used Alfakit’spotability kit to quantify ammonia, chloride, hardness, oxygen and pH.To do microbiological analysis, Colipaper method was used to identify coliforms.Thus we analyzed the quality of water consumed by the population of Coari and determined whether these parameters were according to Brazilian Ministry of Health. Variations in chemical parameters such as pH and ammonia were noted, but there were not positive results in microbiological parameter test.It is important to know the quality of the water consumed to prevent damage to human health.

KEY-WORDS: water, monitoring, Coari, ammonia, pH

1 - INTRODUÇÃO

Este guia foi escrito com o propósito de ajudar autores a relatar os resultados de suas pesquisas de forma que o texto promova (e não esconda) o mérito da contribuição. Desta forma, espera-se favorecer a perspectiva de aprovação para publicação em fóruns científicos, bem como aumentar as chances de sucesso na apresentação de resultados de outros trabalhos técnico-científicos. O guia apresenta uma coletânea de princípios e exemplos, como por exemplo de que a água tem uma estrutura molecular simples. Ela é composta de um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio. O oxigênio também tem um par de elétrons não compartilhados. Assim, há quatro pares de elétrons em torno do átomo de oxigênio, dois deles envolvidos nas ligações covalentes com o hidrogênio e dois pares não compartilhados no outro lado do átomo de oxigênio (Abílio Soares Gomes; Etiene Clavico, 2005). Na tabela a seguir estão os principais tipos de água:

Tipos de água Descrição

Água pura ou destilada É água que foi obtida por meio da destilação (condensação do vapor de água obtido pela ebulição ou pela evaporação) de água não pura (que contém outras substâncias dissolvidas). Enquanto que a água que bebemos (água potável) é, em termos gerais, uma solução, a água destilada é, em princípio, uma substância pura.

Água potável ou doce A água potavél ou doce são águas utilizadas para serem consumidas e para uso doméstico. As águas potáveis nunca são puras sob o ponto de vista químico; possuem sempre em solução substâncias, tanto sólidas como gasosas.

Água poluída É a água que apresenta alterações físicas, como: cheiro, turbidez, cor ou sabor. Normalmente, a alteração física é consequência da contaminação química, geralmente devido à presença de substâncias, como: elementos estranhos ou tóxicos.

Água contaminada É a água que contém agentes patogênicos vivos, sejam bactérias, vermes, protozoários ou vírus. Essa água não é potável, logo não deve ser utilizada.

Tabela I, Fonte: Paulo Cesar, 2011.

Desde o principio da humidade o ser humano já soube a importância da água para a sobrevivência da espécie humana. A água é um recurso natural tem um papel importante no equilíbrio do no meio ambiente tudo depende da água, as plantas ou animais e os próprios seres humanos. A água é essencial para a sobrevivência do ser humano, isso porque a água é o principal componente de nossas células, e ela faz manutenção no nosso corpo, e regular a nossa temperatura e elimina as toxinas do nosso corpo através da urina e do suor, e também é usado como irrigação de agricultura e entre outros. Mas a maior utilização da água é para o consumo.

A superfície da Terra é certa de 70% água, mas só 4% é doce, ou seja, pode ser consumida. A água desempenha ainda um importante papel, no que respeita à prevenção de doenças e ao bem-estar geral: hidrata o corpo a partir do interior, contribuindo para que a pele se mantenha saudável, lisa e suave, evita perturbações do trânsito intestinal, como a prisão de ventre, ajuda a fortalecer as defesas naturais,ajuda a prevenir a formação de pedras nos rins e contribui para a redução do risco de infecções urinárias (João Paulo Ribeiro Capobianco, 2007).

Entre as muitas utilidades podemos citar a água para consumo humano, que é a água potável, que é a que atende aos parâmetros microbiológicos, químicos e não ofereçam riscos à saúde. Nem toda água é potável, mas existem muitos métodos de tratamento, usando reagentes químicos, que eliminam as bactérias e parasitas, e os filtros que não eliminam totalmente, mas minimizam os riscos. E esse tratamento é feito através da estação de tratamento de água no município, no em Coari é feito pela empresa CAESC(Companhia de Águas Esgoto e Saneamento de Coari)

Segundo CarlosRichter (2009) em uma estação de tratamento da água é feito em etapas:

1. Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA(Estação de tratamento de água), ela recebe, nos tanques, uma determina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com