TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DE SUBPRODUTOS AGROINDUSTRIAIS PARA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

Artigos Científicos: UTILIZAÇÃO DE SUBPRODUTOS AGROINDUSTRIAIS PARA ALIMENTAÇÃO ANIMAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

UTILIZAÇÃO DE SUBPRODUTOS AGROINDUSTRIAIS PARA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

UDESC – CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO OESTE

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

BACHARELADO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Turma 2010/1 – Pinhalzinho – Santa Catarina

Adriane Mocelin

Fernanda Zonatto

Resumo – O Brasil é um dos maiores exportadores de frutas, em consequência disso há geração de uma grande quantidade de resíduos, como casca, semente, massa de polpa prensada da obtenção de suco. Como este descarte representa inúmeras toneladas, agregar valor a estes subprodutos é de interesse econômico, científico e tecnológico. Neste trabalho será realizado um estudo das características nutricionais desses subprodutos a fim de avaliar a viabilidade de incorporá-los na alimentação animal. Serão catalogadas e selecionadas as indústrias de processamento de frutas da região oeste de Santa Catarina e então verificadas as etapas do processamento, a fim de quantificar os resíduos gerados. As amostras serão coletadas e analisadas quantitativamente em relação ao teor de umidade, proteínas, lipídeos, fibras, cinzas e carboidratos. Após essas análises serão efetuados estudos para verificar se as necessidades fisiológicas dos animais serão supridas. Além disso, será estudada a viabilidade econômica e a substituição de grãos com custo mais elevado por estes resíduos, já que seriam descartados ocasionando um possível problema ambiental.

Palavras-chave: Subprodutos, reaproveitamento, alimentação animal.

1. Introdução e Justificativa

O Brasil é um país com clima tropical, e um dos maiores exportadores de frutas, sendo o terceiro pólo mundial do setor, com produção anual de cerca de 38 milhões de toneladas. O crescimento da fruticultura irrigada, o processo de profissionalização e o incremento de novas tecnologias visando a produtividade e qualidade das frutas, vêm estimulando a expansão das agroindústrias processadoras de frutas tropicais (PEREIRA et al., 2009).

Além disso, há uma demanda maior pelo consumo de frutas frescas, o que faz com que frutas que não forem bem armazenadas, que tiverem problemas na colheita ou algum outro fator que possa comprometer o seu consumo in natura sejam descartadas, o que também contribui para o aumento dos resíduos. O acúmulo de um grande volume desses resíduos em locais inadequados acarreta em problemas de contaminação ambiental, principalmente dos recursos hídricos e do solo. Ainda, são capazes de suprir a necessidade nutricional dos animais, já que são valiosas fontes de proteína, energia e fibras, proporcionando melhores índices de produtividade de uma forma mais econômica.

Durante o processamento do suco há a geração de coprodutos, a casca e as sementes de algumas frutas, por exemplo, possuem componentes orgânicos que se incorporados ao suco alteram o sabor e o aroma do produto final. No despolpamento e acabamento final do suco faz-se o peneiramento para reter a parte fibrosa das frutas gerando outro tipo de coproduto. A inclusão desses coprodutos na dieta animal está diretamente relacionada à substituição de grão cereais, tradicionalmente empregados em sua alimentação.

Muitas indústrias encaram os subprodutos como rejeitos industriais e, dessa forma, não tem controle sobre a qualidade desses alimentos. O não estabelecimento de parâmetros mínimos de qualidade limita o uso de alguns subprodutos devido a grande variabilidade da composição química, além de dificuldade para armazenamento e conservação.

Portanto este estudo será desenvolvido com o objetivo de avaliar o aproveitamento de resíduos (casca, semente, massa de polpa prensada da obtenção de suco) provenientes de indústria de processamento de frutas na alimentação animal.

2. Objetivos

Objetivo Geral:

• O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o aproveitamento de resíduos provenientes de indústrias de processamento de frutas na alimentação animal.

Objetivos Específicos:

• Catalogar e selecionar as indústrias de processamento de frutas da região oeste de Santa Catarina;

• Realizar um estudo dos subprodutos gerados em maior proporção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com