TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade básicas de saúde

Por:   •  22/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

CEPEX-DH

CENTRO DE ESTUDO, PESQUISA, EXTENSÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

2º Centro de Saúde Ramiro de Azevedo

Salvador

2014

2º Centro de Saúde Ramiro de Azevedo

Trabalho apresentado junto a disciplina Equipe Multiprofissional em Saúde da CEPEX-DH –  na área de Serviço Social como requisito parcial a obtenção do título de especialista em Trabalho Social com Ênfase em Famílias e Comunidades Contemporâneas.

Prof.ª Mara Malafaia

Salvador

2014

2º Centro de Saúde Ramiro de Azevedo

[pic 2][pic 1]

Fachada Principal

Este relatório tem como base, informações colhidas através da visita técnica realizada no Centro de Saúde nos dias 09 e 10 de dezembro de 2014 as 08h00min horas. A Unidade Básica de Saúde visitada foi o 2º Centro de Saúde Ramiro de Azevedo situado no Largo do Campo da Pólvora nº 08, Campo da Pólvora-Nazaré, Salvador. A construção do Centro foi iniciada em 1907 e concluída em 1919, abrindo as portas para atendimento em 1920, com o objetivo de lutar contra a tuberculose, realizando serviço de assistência médica, de vigilância, de orientação e educação social.  O nome dado ao Centro é uma homenagem ao medico Ramiro de Azevedo que em 1900 foi um dos fundadores da Liga Baiana contra Tuberculose, instituição filantrópica que implementou  as primeiras ações direcionadas contra a doença, passando a ser um exemplo no tratamento contra a tuberculose. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium

tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

         [pic 3]

Farmácia

A tuberculose é transmitida por via aérea em praticamente a totalidade dos casos. A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa de vias respiratórias. Entre os grupos mais afetados estão idosos, transplantados, diabéticos e portadores do vírus HIV. Adultos e crianças com baixa imunidade também podem adquirir a bactéria ao manter contato com algum individuo infectado.

         [pic 4]

Recepção

 Atualmente a Unidade Básica de Saúde funciona de segunda a sexta das 07h00min as 17h00min e conforme informações dos funcionários atende aproximadamente 1,6 mil pessoas por dia, a unidade atua como referência no serviço de doenças respiratórias no município, realizando exames como Raios-X e baciloscopia (exame do escarro), procedimentos necessários para detectar a Tuberculose.

            [pic 5]

Sala de Raios-X

O Centro também oferece serviços de atenção integral nos programas de hipertensão, diabetes, hanseníase e doença falciforme e também serviços complementares como curativo e coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, marcação de consulta e outros exames básicos, fornecimento do Cartão SUS, além de ser a segunda maior distribuição de medicamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (738.5 Kb)   docx (672.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com