TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de drogas de adolescentes e problemas social

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.493 Palavras (10 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

Senhor do Bonfim - BA

2015

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

SUMÁRIO

SUMÁRIO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------------- 04

DESENVOLVIMETO ------------------------------------------------------------------- 05

CONSIDERAÇÕES FINAIS     ------------------------------------------------------- 08

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ------------------------------------------------ 09

 INTRODUÇÃO

O uso de drogas na sociedade é uma questão que vem desde os tempos passados, antigamente o consumo de drogas era feito com mais cautela e de maneira menos explicita, e na maioria das vezes com o intuito de curar doenças ou ate mesmo em rituais religiosos. Na sociedade que vivemos hoje o consumo de drogas se alastrou tomando proporções alarmantes, atingindo todas as classes sociais, não fazendo distinções de raça, gênero ou cor. Uma das classes que são mais atingidas pelo consumo de drogas é os adolescentes, onde está cada vez mais comum o uso de algum tipo de drogas de abuso, sendo que nos últimos tempos há uma redução drástica na idade dos jovens que faz uso ou ate mesmo abuso de algum tipo de drogas seja elas licitas ou ilícitas.

A principio pode-se dizer que o primeiro contanto com as drogas os jovens vivenciam em casa, como o álcool, tabaco, remédios ansiolíticos entre outros e posteriormente na rodinha de amigos, que em festas fazem uso de alguma determinada substancia alcoólica para se sentir menos inibidos e assim curtir mais as festas, porém desse se sentir menos inibido pode vir à dependência e vários problemas de ordem familiar e social. Devido o consumo dessas drogas de forma exagerada tal pratica se tornou uma questão de saúde pública, envolvendo as esferas do governo, estado, sociedade e escola, no qual à necessidade de desenvolver projetos que visem a prevenção ou ate mesmo a erradicação do consumo exagerado tanto das drogas licitas como das ilícitas, uma vez que podem causa danos a saúde.

Outro profissional indispensável na realização de medidas de prevenção do consumo de drogas é o assistente social, no qual por meio de um conhecimento critico acerca das temáticas, e a inserção do mesmo na realidade dos indivíduos usuários, poderá traçar meios e métodos visando amenizar os problemas advindos, pois conhecendo a realidade no qual os jovens se encontram, permitem que ações sejam feitas de acordo com a necessidade de cada um.

 DESENVOLVIMENTO

 

São considerados como drogas toda e qualquer substancia natural ou sintética quem contato com o organismo provoca alterações, as drogas naturais são obtidas por meio da plantas minerais como café e o tabaco, entre outras, já as sintéticas são obtidas através da fabricação em laboratórios usando técnicas especiais. De acordo com a Lei (11343) “consideram-se como drogas as substâncias ou os produtos capazes de causar dependência” reforçando assim o conceito de drogas. As drogas lícitas são as drogas que o consumo não é proibido por lei, podendo ser comercializadas livremente com poucas restrições, como o tabaco, álcool entre outros. Já as drogas ilícitas são as que a comercialização não é permitida por lei, como o crak, a cocaína. De acordo com (Coutinho, Araújo e Gontiès, 2004, p.470) “o consumo de drogas tem ligações nas diversas esferas da sociedade, sendo algo complexo, que envolve uma série de fatores políticos, econômicos, culturais e sociais” exigindo assim, uma atenção mais especifica de órgãos que promovem ações de prevenção e tratamento.

Porem cabe ressaltar que essas ações promovem uma mudança de melhoria de vida, pois o uso das drogas traz conseqüências irreversíveis para o usuário. De acordo com a estimativa feita pela organização mundial da saúde cerca de dois terços das mortes que acontecem em idades prematuras e cerca de um terço das doenças acometidas os adultos esta associada aos comportamentos desregrado no período da juventude, sendo que este se encaixa no uso e abuso de drogas, sobretudo o álcool e o tabaco (OMS, 2006).
No que se refere à juventude com um problema social, remete-se ao comportamento que alguns, no qual os jovens estão frente, ou seja, no meio de festas e comemorações regadas a álcool e drogas, onde muitos bebem ou ingerem outra determinada substancia que causam efeitos e comportamentos que os mesmos não conseguem controlar, e depois de passarem as noites bebendo saem dirigindo descontroladamente e devido isso podem causar acidentes colocando a vida de pessoas inocentes em risco, e ate mesmo a própria vida.
Em contraste com isso tem a população de jovens residentes em locais de estrema pobreza, as ditas favelas, onde o jovem na maioria das vezes não tem uma qualidade de vida, e devido a falsa visão e observação de traficantes terem vida favoravelmente rica, muitos se verem dentro do tráfico com o intuito de mudarem de situação financeira. Diante disso é de grande importância que medidas preventivas como a possibilitação de realização de esportes, cultura, emprego e lazer, o desenvolvimento social, alem de investimentos em educação, a geração e redistribuição de rendas Santos (2008). O consumo do álcool e ate mesmo de outras drogas, quem o usa, faz com a idéia de esquecer, problemas ou ate mesmo para tornar a vida mais interessante, como coloca Pires (2000), onde relata que quando o consumo da droga e feita de maneira moderada pode provocar diversas sensações como, euforia, bem-estar, sedação ou alacridade, diminuindo as inibições, e facilitando a interação social. Sendo que grande parte das pessoas sob os efeitos do álcool se torna mais sociáveis, mais bonitas, mais simpáticas, mais inteligentes e mais ricas.

No estudo de silva (2010) aponta que uma das razoes queas pessoas que consomem álcool se sentirem bem é que alem de ser uma fonte de energia rico em calorias, não e necessário a digestão, logo há um fornecimento rápido de energia. O mesmo ainda menciona outro beneficio muito desejado pelos consumistas, do álcool que é o esquecimento dos problemas em um passe de mágica.

Porem vale ressaltar que logo após esse efeito mágico que é provocado tanto pelo consumo de álcool tanto pela ingestão de drogas vêm os outros problemas que são problemas de cunho financeiros, no casamento, sociais, emocionais, psicológicos, físicos e espirituais. Alem de inúmeros problemas nos órgãos do corpo que ficam comprometidos, causando intoxicação, inconsciência, diminuição das reações psicomotoras, vômitos, alteração da freqüência cardíaca, compromete a pressão arterial, provoca delírios na pessoa e consequentemente, o coma e a morte (Silva , 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (301.4 Kb)   docx (429.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com