TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valores para Heller - realçando as noções de história, tempo e liberdade

Por:   •  11/7/2018  •  Resenha  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

1). Caracterize o que são valores para Heller, realçando as noções de história, tempo e liberdade.

Os valores explicam a essência humana seria uma tendência de desenvolvimento com variação entre composição de valores e desvalorização. O valor seria tudo que faz parte do ser coletivo do homem contribuindo para desvendar esse ser genético. Portanto, podemos dizer que valor, em qualquer forma colabore para o aumento dos componentes essenciais. O valor seria algo objetivo, contudo sem objetividade natural, porém com objetividade social.

No texto Heller se limitou a dois exemplos: A análise do valor econômico, exemplificando que segundo Marx, seria impossível documentá-lo por meio de uma análise química, todavia é objetivo. Já valores objetivos apontam conexão recíproca no interior de cada esfera composta da realidade social, desta forma pode gerar desvalorização em cada esfera.

Um novo aspecto seria a liberdade como uma marca central da ética, porém nem sempre foi assim, pois no topo da hierarquia axiológica das éticas a felicidade estava presente. Quando as comunidades do tipo antigo se dissolveram e a sociedade capitalista se desenvolveu, o homem pode escolher seu lugar com suas normas e costumes. Deste modo, a liberdade significou um crescimento real e objetivo, embora para a maioria ela continuasse abstrata. A explicação dos valores se produz de maneira diversificada, com história de colisão de valores de esfera heterogêneas.

2). Caracterize os constituintes do campo ético e explique as condições de existência do sujeito ético.

Para que tenhamos uma conduta ética é necessário o agente constituinte, o que nos faz conhecer a diferença entre o bem e o mal, o certo e o errado a são valores e virtudes que formam o sujeito moral. Os constituintes do campo ético são: A consciência moral e A vontade, a consciência moral nos ajuda a avaliar as responsabilidades e as consequências dos nossos atos, já a vontade é o poder determinante do agente moral. No texto relata que ela deve ser livre, pois não está submetida à vontade, aos instintos, e paixões de outro, pelo contrario deve exercer poder sobre eles.

Segundo o texto de Marilena Chaui, as condições de existência do sujeito ético dependem de algumas condições com: a ser consciente de si e dos outros, isto é, reconhecer as pessoas como sujeitos éticos também; b- ser dotado de vontade, ou seja, capaz de controlar e orientar desejos; c- ser responsável, isto é, reconhecer-se como autor da ação e assumi-la, bem como as suas consequências, respondendo por elas; d- ser livre, ou seja, poder fazer de modo consciente e seguro suas escolhas, opções; sem sofrer pressão externa. Uma pessoa ética é consciente de si, é responsável pelos seus atos, assume sua culpa e aceita as consequências dos mesmos respondendo por eles.

3) Caracterize o “objetivismo e o subjetivismo axiológicos” e comente sobre a “objetividade dos valores” tendo como referência uma situação “hipotética” da prática profissional do assistente social.

Com o ponto de vista da natureza do valor, que projetamos, nos permite encarar duas posições tendenciosas, o subjetivismo e o objetivismo axiológicos e tentar supera-los. A pergunta é: Se as coisas não são valiosas em si, por que valem? Só valem porque eu como sujeito as desejo e se ao desejar como minha necessidade e meu interesse, o valor seria apenas subjetivo, pois reduz o valor de uma coisa a uma vivência pessoal e o objeto só vale porque desejamos ou necessitamos.

Já o subjetivismo transfere esse valor do objeto para o sujeito e o faz seguir da forma como a presença do objeto me afeta. Depende da emoção que desperte no sujeito.Está certo quando afirma que não existe valor em si com um sujeito valorizante, porém erra quando recusa as propriedades do objeto que podem determinar a atitude valorizadora do sujeito. Para o subjetivismo axiológico não há objeto (valioso) sem sujeito (não há valores em si, somente reação com um sujeito). No entanto, para o objetivismo axiológico confirma que há objetos valiosos em si, independentemente do sujeito. A primeira tese do objetivismo axiológico é a separação radical entre o valor e a realidade ou independência dos valores com respeito aos bens em que encarnam. A segunda tese é a independência dos valores com respeito a todo sujeito. As duas teses podem ser resumidas em: separação radical entre valor e bem e entre valor e existência humana. Todos os valores que conhecemos têm o tiveram sentido em relação ao homem, só tem sentido com a ação do homem.

4) Disserte sobre a “humanização/desumanização do homem”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com