TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Varzea Das Flores

Pesquisas Acadêmicas: Varzea Das Flores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  1.278 Visualizações

Página 1 de 6

BACIA HIDROGRÁFICA VÁRZEA DAS FLORES

Tratamento de águas

Welliton Ribeiro

Rodrigo Diniz Dos Santos

Giancarlo Vieira

Belo Horizonte

2014

Introdução

Neste trabalho apresentaremos a bacia hidrográfica Várzea Das Flores conhecida popularmente como represa, a mesma se situa entre os munícipios de Betim e Contagem localizados no estado de Minas Gerais, sendo uma represa mineira e com grande biodiversidade trataremos da importância de ser preservar a mesma, já que o abastecimento de diversas famílias provem da represa, considera-se como represa desde a década de 60 quando se mais precisou dela, hoje a represa é tratada com descaso pelas autoridades públicas, que por ventura desconhecem ou ignoram a importância da mesma, o nível de degradação da represa se encontra em estado alarmante já que esgoto de famílias são jogados na represa devido ao tratamento de água não atendar a sociedade local, moradores também despejam dejetos na represa realçando o descaso com um patrimônio de todos, a incidência de lixo na represa é enorme e a fiscalização para esse crime não acontece, existem projetos para proteger a represa que abordaremos a seguir, a biodiversidade de animais aquáticos é de se presar quando abordamos a represa com peixes exuberantes também é muito visitada para pesca o que pode ser um risco devido a contaminação da água, a represa também serve para banhistas em dias quentes, e é muito utilizada para eventos populares.

Desenvolvimento

A represa Várzea das Flores, além de ser um importante reservatório de abastecimento de água para os municípios de Betim, Contagem e Belo Horizonte, é um contribuinte para a sub-bacia do Rio Paraopeba que, por sua vez pertence à Bacia Federal do Rio São Francisco. O local, pela sua beleza natural, é utilizado pela população do entorno, como área de lazer para pesca e banhos.

Na década de 60, o município de Contagem estava em dificuldades com o abastecimento público de água e decidiu construir um sistema próprio de produção e distribuição de água. A opção adotada foi a construção de uma represa no rio Betim para regularizar sua vazão, possibilitando a criação de fonte de suprimento (1.400 l/s) que poderia abastecer cerca de 700 mil habitantes. A barragem teria, no entanto, de ser construída na divisa com o Município de Betim: o local mais indicado para implantá-la, por exigência do relevo.

Betim, da mesma forma, não possuía sistema próprio de produção de água, o que facilitou o acordo entre os municípios.Na década de 70, o Estado de Minas Gerais assumiu os serviços de água e esgoto de Betim, Belo Horizonte e Contagem, tendo por agente principal a Companhia Mineira de Águas e Esgotos (COMAG ), atual COPASA MG.

Várzea das Flores foi o nome dado ao sistema de produção de água, tendo entrado em operação em 1972, com o objetivo de abastecer Betim, Contagem e Belo Horizonte. A represa está situada nas coordenadas geográficas 19° 55' 15" S e 44° 10' 23" W. O perímetro da represa é de 54 km, numa área inundada de 5,5 km², com volume de água na cota 838,78 m de 44x10 000 000m³, profundidade máxima de 21m e comprimento do braço principal de 7,5 km. A área de domínio da Copasa é definido pelo espelho d'água até a cota 842. Acima desta cota, os terrenos são de propriedade particular.

A partir de então, a região passou a ser marcada definitivamente por esse empreendimento: por um lado, o lago era visto pelos moradores das imediações como uma opção de lazer, por outro, toda a área de drenagem da bacia ficava comprometida com a fonte de abastecimento de água.

Localização geográfica da área aqui pesquisada

A represa de Várzea das Flores está situada nas coordenadas geográficas 19° 55′ 15” S e 44° 10′ 23″ W. O perímetro da represa é de 54 km, numa área inundada de 5,5 km², com volume de água na cota 838,78 m de 44×10 000 000m³, profundidade máxima de 21m e comprimento do braço principal de 7,5 km. A área de domínio da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) é definido pelo espelho d’água até a cota 842. Acima desta cota, os terrenos são de propriedade particular.

A partir da década de 1970, a região passou a ser marcada definitivamente por esse empreendimento: por um lado, o lago era visto pelos moradores das imediações como uma opção de lazer, por outro, toda a área de drenagem da bacia ficava comprometida com a fonte de abastecimento de água.

Estabeleceram-se conflitos de uso: da água – abastecimento, para consumo humano versus balneário, lazer, esporte náutico, e do solo, preservação das condições de permeabilidade, da vegetação, das nascentes versus uso rural, parcelamento do solo, uso urbano.

Alguns parcelamentos voltados para a atividade agrícola são utilizados de forma inadequada, explorando suas terras sem orientação de órgãos de apoio ao produtor rural e sem um planejamento da aplicação de técnicas ambientais corretas, preocupadas com a legislação vigente e com o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais. O resultado disso é a degradação dos recursos hídricos e dos ecossistemas da região.

Biodiversidade

A lagoa formada pela represa, conhecida como Várzea das Flores ocupa uma área de 5,2 km² de água proveniente de vários cursos d'água, como córregos e ribeirões, chegando a 121,3 km² de extensão, sendo que 87% estão no município de Contagem e 13% em Betim, com uma parte deste volume indo para o sistema de abastecimento da Copasa e a outra seguindo para o Rio Paraopeba, que pertence à Bacia do Rio São Francisco.

Um dos grandes destaques de Vargem das Flores é sua diversidade biológica rica e variada, contando com animais silvestres, sendo a principal espécie o pássaro Quero-Quero, e com uma vegetação diversificada em que se destaca o Lírio do Brejo. Entre os principais cursos d'água que formam a lagoa estão os córregos: Água Suja, Morro Redondo, Olaria, Lage e Batatal, além, claro, do Ribeirão Betim, seu formador principal.

Este mostra que a biodiversidade de Contagem se estende por todo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com