TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Veia Safena Parva

Seminário: Veia Safena Parva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  Seminário  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

O calibre das veias é, em regra, maior do que o das artérias, mas suas paredes são muito mais delgadas devido a uma grande redução dos elementos musculares e elásticos. O tecido conjuntivo colagenoso, de outro lado, acha-se presente em taxas muito mais elevadas e constitui a maior parte da parede. A musculatura circular relativamente escassa da média distribui-se esparsamente e é separada em camadas por abundantes fibras colagenosas. A membrana elástica interna não é uma camada fenestrada compacta, mas consiste num reticulo de fibras elásticas que só se torna distinto nas veias maiores. Os três revestimentos – íntima média e adventícia – estão presentes, mas suas delimitações frequentemente não são discerníveis à ausência de membranas limitantes definidas. A parede toda é mais flácida, organizada mais lassamente do que nas artérias, e tende a sofrer colapso quando não preenchidas por sangue. (BAILEY, 1973).

Uma classificação histológica das veias é muito difícil, devida á extensa variação de sua estrutura. As variações não estão sempre relacionadas ao tamanho dos vasos, mas dependem de condições mecânicas locais, a estrutura pode ser bastante diferente em veias de mesmo calibre e mesmo em diferentes porções da mesma veia. Uma descrição da parede venosa pode, portanto, enumerar unicamente os aspectos mais gerais. (BAILEY, 1973).

Morfofuncionalmente, as veias superficiais possuem parede muscular relativamente espessa; drenam o sangue venoso dos tegumentos e asseguram uma suplência de sangue em caso de oclusão do sistema profundo. Apenas cerca de 10% do retorno venoso acontece através do sistema venoso superficial. As veias do sistema venoso profundo são de paredes menos espessas e possuem menos tecido muscular do que as veias superficiais. O sistema venoso profundo drena cerca de 90% do sangue das extremidades inferiores (PITTA , 2003).

Segundo Junqueira e Carneiro (2004), a maioria das veias são de pequeno ou médio diâmetro, cujo valor varia de 1 a 9 mm.

Todos os vasos sanguíneos acima de um certo diâmetro têm varias características estruturais em comum e apresentam uma plano geral de construção. Entretanto, o mesmo tipo de vaso apresenta variações estruturais notáveis ao longo de seu percurso.

Os vasos sanguíneos são normalmente compostos pelas seguintes camadas ou túnicas. Fig. 4

 Túnica Íntima

Uma camada de células endoteliais;

Camada subendotelial (tec. Conjuntivo frouxo)

Pode ocasionalmente apresentar células musculares lisas esparsas;

Nas artérias, a camada íntima apresenta ainda a membrana limitante elástica interna, que é a camada mais externa da íntima, separando-a da média.

 Túnica Média:

Fibras musculares lisas;

Fibras elásticas, fibras reticulares e proteoglicanas;

Nas artérias, a média possui também uma lâmina limitante elástica externa, que a separa da túnica adventícia.

 Túnica Adventícia:

Tecido conjuntivo (fibras de colágeno e elástica).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com