TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verticalização do edifício em Palicosa

Projeto de pesquisa: Verticalização do edifício em Palicosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.357 Palavras (6 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

1.1 Tema

Verticalização das Construções no município da Palhoça

1.2 Problema

Como projetar a emissão de ART´s (Anotação de Responsabilidade Técnica) em relação a área construída?

1.3 Justificativa

Este trabalho tem por justificativa buscar a situação real do município de Palhoça em relação as ART’s emitidas x metros construídos e desta forma conhecer o perfil de crescimento do município, projetando para o ano de 2020.

1.4 Objetivos

1.4.1 Objetivo Geral:

Analisar o crescimento no município de Palhoça em relação à área de Construção Civil.

1.4.2 Objetivos Específicos:

- Quantificar o número de ART´s emitidas no município de 1994 a 2013;

- Verificar a metragem quadrada construída no município o período de 1994 á 2013;

- Associar o número de ART´s emitidas à área construída;

- Projetar o crescimento da área construída associado à emissão de ART´s para 2015 e 2020.

1.5 Metodologia:

Será utilizado o método dos mínimos quadrados para projetar a emissão de ART´s em relação a área construída.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Contexto

Verticalização das Construções no município da Palhoça

2.2 Teórico

2.2.1 Palhoça e sua história

De acordo com Silveira (1999), em 1651 Dias Velhos chega à ilha de Santa Catarina e a nomeia Desterro. Com a fundação de Lages, em 1771, por portugueses vindos de São Vicente (São Paulo), surge à necessidade de uma rota de ligação entre as duas localidades, é então construída uma estrada para ligar os referidos povoados.

Com a invasão dos espanhóis a Ilha de Santa Catarina no ano de 1777, os portugueses decidem construir duas povoações, para dar segurança e servir como escudo militar. Foi dessas guaritas, em 31 de julho de 1793, o Governador Cel. João Alberto de Miranda Ribeiro enviou ofício ao Conde Rezende, vice-rei do Brasil, incumbindo Caetano Silveira de Matos a construir palhoças para guardar farinha na estrada que ia para Lages. Nesta data, deu-se a fundação do povoado, que se transformou no atual município de Palhoça.

Palhoça pertenceu a Florianópolis até 1833, depois passou a ser território de São José. Em 1873, Palhoça foi elevada à condição de Distrito Policial. Desde sua fundação, até este período, continuou como arraial, sendo esquecida política e administrativamente, apesar do aumento de seus habitantes e do desenvolvimento da economia.

Atendendo ao pedido de moradores, em 1882 a Assembleia Legislativa votou sobre a Lei nº 949 de 08 de novembro, elevando-a a categoria de freguesia. Em 1886, passa de Distrito Policial a Distrito de Paz. E em 24 de abril de 1894, foi elevada à categoria de Município, por desmembramento de São José. Em 10 de janeiro de 1906, Palhoça transforma-se em Comarca.

Faziam parte os distritos de Palhoça (sede do município e da comarca): Santo Amaro do Cubatão, Enseada de Brito, Teresópolis, São Bonifácio do Capivari, Santa Isabel, Anitápolis, Santa Tereza e Garopaba, que de município transformou em distrito de Palhoça. Em 22 de agosto de 1919, através da Lei nº 1245, foi elevado à categoria de cidade.

Desde 1922, cedeu territórios e consequentemente deu origem a outros municípios. Até que em 1962, após diversas emancipações, Palhoça apresenta a configuração atual.

2.2.1.1 Características

Palhoça é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina. Possui área territorial de 395,133 km² e está localizado na Grande Florianópolis, a uma distância de 14 km da capital. Faz divisa com os municípios de São José, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz e Paulo Lopes.

O município tem mostrado elevado crescimento populacional nos últimos anos, também mudanças em sua estrutura produtiva e socioeconômica. Em 1970, aproximadamente 69% da população de Palhoça ainda vivia na área rural, dependendo da produção primária. A partir de então, a cidade passou a desenvolver e se tornou um importante polo industrial e comercial, tendo como principais atividades o setor terciário com 74,8%, secundário 23,5% e primário com 1,7% para a formação do PIB municipal em 2006. De acordo com dados do IBGE (2011) em 2010, apresentava uma população total de aproximadamente 137.334 habitantes com 98,52% da população vivendo na área urbana do município.

A indústria apesar de possuir participação secundária na formação do PIB do município recebe atenção especial por parte do governo local, que se reflete através de investimentos e incentivos fiscais. Apenas no período entre 2002 e 2008, Palhoça apresentou uma elevação no seu PIB de 200,7%.

O município de Palhoça tem crescido acima da média da região e do estado, aumentando sua importância no PIB do Estado e do Brasil. Foi também o município que obteve o maior crescimento populacional da Grande Florianópolis no período 2000/2010. O PIB per capita teve uma evolução maior que a nível estadual e nacional, o que reflete seu acelerado desenvolvimento econômico, sendo entre 2004 e 2008 o município que mais criou postos de trabalho formal.

Devido à reduzida área de expansão em Florianópolis e São José, além dos preços de imóveis e terrenos mais elevados nesses dois lugares, Palhoça tem recebido um fluxo migratório e vem sendo um dos focos de expansão da malha urbana da Grande Florianópolis. Soma-se a isso, a criação dos distritos industriais e os incentivos fiscais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com