TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida Dos Artrópodes

Exames: Vida Dos Artrópodes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

Vida dos artrópodes

Ao contrário dos que muitos pensam os artrópodes são extremamente inteligentes, possuem propósitos, designer, técnicas de engenharia e características peculiares em cada grupo, desempenhando diversos papéis na natureza.

Os artrópodes (Arthropoda, do grego arthros , articulado e podos, pés) são um filo de animais invertebrados, que possuem exoesqueleto rígido e vários pares de apêndices articulados, cujo número varia de acordo com a classe.

Compõem o maior filo de animais existentes, representados por animais como os gafanhotos (insetos), as aranhas (aracnídeos), os caranguejos (crustáceos), as centopeias (quilópodes) e os piolhos-de-cobra (diplópodes). Têm cerca de um milhão de espécies descritas, e estima-se que os representantes deste filo equivalem a cerca de 84% de todas as espécies de animais conhecidas pelo homem. Possuem uma ampla gama de cores e formatos, e no que diz respeito ao tamanho, alguns vão desde as formas microscópicas, como no plâncton (com menos de 1/4 de milímetro), até crustáceos com mais de 3 metros de espessura.

Os artrópodes habitam praticamente todos os tipos de ambientes no planeta, sejam eles aquáticos ou terrestres. Mesmo nos lugares mais inóspitos e sob temperaturas baixíssimas, como nas geleiras da Antártida, é possível encontrar a presença dos artrópodes. Alguns dentre a classe dos insetos, representam os únicos invertebrados que possuem a capacidade de voar. Também se encontram alguns que são parasitas e outros que apresentam características simbióticas. Muitos destes animais estão diretamente ligados ao homem, seja por serem utilizados como alimento, como também por causarem prejuízos na saúde e na agricultura.

As aranhas se prenderiam em sua própria teia se não tivessem um mapa mental que não a deixa sair das linhas da mesma.Quando capturam suas presas elas inoculam uma substância letal e cobrem a presa, fazendo uma espécie de trouxa. No inverno elas deixam os seus ovos bem protegidos, pois muitos aracnídeos não sobrevivem a esta estação.

As Formigas Cortadeiras recebem este nome pois cortam pedaços das folhas de plantas para construírem o seu próprio jardim, através destes jardins subterrâneos elas fazem o cultivo de fungos, que são usados como alimento.

Os percevejos com seu instinto maternal defendem os seus filhotes procurando sempre um lugar seguro para os deixarem.

Algumas lagartas usam como técnica de sobrevivência a mudança de cor, para se misturarem ao ambiente e despistarem os predadores.

Até mesmo as plantas utilizam técnicas para perpetuação de espécie, como, mudança de cor e odor para atrair os polinizadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com