TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia domestica

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.958 Palavras (8 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 8

Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio Itu

Faculdade de Gestão e Negócios – FGN

Curso de Serviço Social

Acolhimento Familiar em Campinas

CEUNSP

ITU

2015


Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio Itu

Faculdade de Gestão e Negócios – FGN

Curso de Serviço Social

Acolhimento Familiar

Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica da Faculdade Gestão e Negócios (FGN) Curso de Serviço Social, sob a coordenação da docente Ms. Marisa Antônia de Souza

Dicente  Sylene Fernandes de Oliveira Costa

CEUNSP

Itu

2015

Linha de Pesquisa:

Família, Convivência Familiar e Comunitária e Serviço Social.


SUMÁRIO

Sumário

1. Título        

2. Tema da Pesquisa        

3. Justificativa        

4. Delimitação do Tema        

5. Referencial Teórico        

6. Objetivo Geral        

6.1 - Objetivos específicos        

7.  Metodologia e Procedimento de Investigação        

8. Cronograma – Ano 2015        

9. Referências        

1. Título

Conhecer a realidade das Famílias Acolhedoras e a importância da Convivência Familiar

2. Tema da Pesquisa

Família Acolhedora e Convivência Familiar

3. Justificativa

A presente pesquisa é uma exigência para elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso de Serviço Social, do Ceunsp, tendo a finalidade de contribuir e conhecer a realidade das famílias que estão inseridas no Programa Família Acolhedoras, na Cidade de Campinas – SP, com a finalidade de conhecer a realidade das famílias e a equipe multidisciplinar que visa o fortalecimento dos vínculos familiares, tendo o  objetivo de reintegrar a criança e o adolescente a sua família de origem conforme Estatuto da Criança e Adolescente (ECA)[1] “que prevê o direito da criança e adolescente a convivência familiar e comunitária”.  Esta problemática é importante para entender o estudo mais avançado com as famílias e profissionais visando à compreensão que a problemática requer.

O Acolhimento Familiar tem sua complexidade inserido  no sistema de proteção as crianças e adolescente, portanto, exige a articulação da sociedade civil a fim de cobrar a construção de políticas públicas para protegê-las, conforme a Constituição Federal de 1988 no sentido de sua convivência familiar e comunitária. Este projeto se justifica como medida de proteção integral a criança e adolescente, como cuidado alternativo provisório, para subsidiar essa proteção podemos nos embasar do que o Plano Nacional de Convivência Familiar[2] vem assegurar, e reconhecendo a importância da mobilização de Estado e sociedade para que as crianças e adolescentes sejam vistos de formas indissociáveis de seu contexto familiar e comunitário.

4. Delimitação do Tema

A linha de pesquisa “Família, Proteção Social e Serviço Social” desenvolvida no Curso de Serviço Social do Ceunsp/ Itu propõe o tema: “Família Acolhedora” se apresenta como proposta de proteção e cuidado alternativo provisório, visando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitário, no qual possa garantir os direitos da criança e adolescentes. Esse exercício teórico metodológico pretende contribuir no sentido de oferecer melhores condições de vida para as crianças e adolescentes, que estão no período de desenvolvimento, possibilitando à reinserção as famílias de origem reconstruindo seus valores de relacionamento, pautados no respeito à dignidade da criança e evitando que estas crianças e adolescentes fiquem uma hora com  família biológica,  e outra hora  família acolhedora. O  objeto de intervenção serão as famílias, crianças e adolescentes do Projeto Sapeca da Cidade de Campinas – SP.

A preocupação é assegurar os direitos das crianças e adolescentes, desenvolvendo a cultura e proteção preservando os vínculos familiares e comunitários de forma consciente e ética a estas crianças acolhidas sendo a  melhor forma de sua convivência familiar e a socialização.

Para proteger as crianças necessitamos fortalecer os vínculos familiares daquelas que se encontra em uma situação de insegurança, tendo em vista que não foram acolhidas devido à ausência de vagas na entidade de acolhimento.

A pesquisa será desenvolvida na cidade de Campinas – SP, cidade situada no interior do estado de São Paulo, com população estimada de 1.154.617 de acordo com o Instituto Brasileiro Geográfico e Estatístico IBGE[3] 2014, sendo o terceiro Município mais populoso do estado.

Diante da realidade conhecida no plano do senso comum da sociedade  apresentamos as seguintes.  

Hipóteses.

A primeira hipótese que as famílias acolhedoras são mais persuasivas que sua institucionalização.

A segunda hipótese que acolhimento familiar auxilia com desenvolvimento psicossocial da criança e adolescente.

A terceira hipótese que a criança e adolescente que esta com a família acolhedora estão protegidos não correndo risco de vulnerabilidade.

Por isso, nesse contexto, ganha importância a discussão sobre a criação de estratégias mais persuasivas de reinserção familiar de crianças e adolescentes atendidos em instituições, no programa acolhimento familiar  no sentido de prevenir a permanência precoce e prolongada,  para que seu desenvolvimento humano seja protegidos de seus direitos, tendo sua dignidade, respeito, que já enraizada na cultura das famílias. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (176.4 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com