TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia domestica

Por:   •  17/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 6

 [pic 1]

UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL – UNIDERP INTERATIVA CUSRO DE SERVIÇO SOCIAL

[pic 2]

PROJETO DE PESQUISA

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

  1. TÍTULO DO PROJETO: 

Violência Domestica contra criança e adolescentes em Alcinópolis- MS 2009-2012

  1. Acadêmica:

Márcia da Silva Alves.

  1. ORIENTADORA: Prof.ª

 [pic 3]

UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL – UNIDERP INTERATIVA CUSRO DE SERVIÇO SOCIAL

[pic 4]

2. APRESENTAÇÃO

O Município de Alcinópolis – MS localizado na região norte do Mato Grosso do Sul, pertencente à região geográfica de Coxim – MS, possui aproximadamente 4.299 habitantes (IBGE/2009), sendo que destes aproximadamente 827 (oitocentos e vinte e sete) são adolescentes entre 06 á 16 anos de idade, sendo 438 (quatrocentos e trinta e oito) do sexo masculino e 406 (quatrocentos e seis) do sexo feminino. (DATASUS/2009). Observamos que em nosso Município aproximadamente 50% (cinqüenta por cento) dos 828 (oitocentos e vinte e oito) adolescentes de 06 á 16 anos de idade estão cada vez mais sendo agredido, precocemente. Pesquisas realizadas no siteikipedia.com (publicado em 04/06/2009), de violência domestica por crianças e adolescentes de  06  a 16 anos vem crescendo, assim Hoje, estima-se que a idade que começa as agreções, são começam a  receber a primeira “tapa é aos primeiros anos de vida, e nossa realidade não é diferente”.

 Após realizarmos pesquisas em diversos sites, a respeito da violência domestica entre adolescentes, verificamos que os mesmos, passam a sentir-se mais regeitados, proporcionando situações de estrema violência ,fisíca, por que , desafiam a coragem de seus agressores. Nunca admitindo que  as agreções possa tornar um jovem , mais  indiciplinado e tornando-se isso um problema: quanto à dificuldade de saber quando este certo ou erado educar dessa maneira de agredir seus filhos, ainda mais se o adolescente já tem tendência para a indiciplina ou obediencia com seus responsaveis ,relacionado á família e sociedade e saúde, emocional das crianças e adolescentes..

        Pois é pratica comum em nossa atualidade agresão a menores, pelos seus familíares ou entes mais proximos, seja no ambiente domiciliar sob o olhar complacente da família, que aceita e tolera esse tipo de violência ou até mesmo em ambientes públicos.

        Atualmente em nosso município é freqüente a violência aos adolescentes, mesmo os professores tendo conhecimento de toda agreção  nada pode fazer, para ajudar , Criança e Adolescente onde que é crime de agredir uma criança e um adolescente,.

           E a sociedade como um todo que adota atitudes paradoxais frente ao tema: por um lado condena a violência domestica cometida pelos seus responsaveis, mas é tipicamente percita a tese que bater e eduar não maltrar .

        Diante de nossa realidade municipal o presente projeto tem o intuito de sensibilizar a população alcinopolense a respeito da violência domestica entre adolescentes de 06 á 16 anos de idade, referente ao ano de 2009 a 2012, apresentando possíveis dimensões referentes à de violência domestica , já que a violência domestica entre adolescentes vem adquirindo característica de um problema social complexo, prioritariamente em razão de sua crescente magnitude e efeitos prejudiciais que compromete de forma importante à saúde e desenvolvimento de uma porcentagem significativa de crianças e adolescente. A gravidade deste problema não envolve somente alto porcentual de usuários, mas a idade cada vez mais precoce em que se inicia este tipo, de educar dito pelos seus pais, que possivelmente aumentam o numero de crianças agredidas, e que não temos real conhecimento do problema pois os agressores escondem ,da sociedade alegam que esse metodo e o correto de educar seus, filhos pois foram seducados assim .

3. JUSTIFICATIVA

        O interesse em desenvolver tal projeto nos foi despertado devido ao grande numero de adolescentes que sofrem esse tipo de violência em seu lar,em nosso município, já que, do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA define proibido a agreção  fisica ou verbal de qualquer especie,à criança e ao adolescente.

        A adolescência é uma fase na vida do indivíduo, que está em constante desenvolvimento biológico, psicológico e social. Nesta fase, o adolescente possui muitas dúvidas, além de sofrer forte influência, a agreção sofrida pelos seus responsaveis.

         

4. PROBLEMA DA PESQUISA

        Quais os motivos que levam os adolescentes e crianças de 06 á 16 anos de idade do município de Alcinópolis – MS do ano de 2009 a 2012, a sofer violência domestica.

5. FUNDAMENTAÇAO TEÓRICA

De acordo com o Primeiro Levantamento Nacional sobre os Padrões de violência domestica na População Brasileira realizada em abril de 2009, pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), aponta que a idade média do início das agreções sofridas pelos adolescentes é menor que a de jovens adultos. A pesquisa revela ainda que 49% (quarenta e nove por cento) dos adolescentes e crianças de 06 á 16 anos de idade.

Nossa atualidade brasileira, sobre o assunto em questão, “O Brasil tem o maior indice de violência domestica contra criança e adolescente , do mundo”.

Entende-se que a adolescência, caracterizada por mudanças rápidas no físico, no psicológico e no social, implica na crise de identidade, é uma etapa de aquisições, determinadas pela ação dos hormônios, que muitas vezes incomodam a auto-imagem do adolescente; expectativas próprias, da família e da sociedade quanto a buscar um novo espaço social, a busca da independência e o temor do fracasso, valores aprendidos na família contrastados com o do grupo de companheiros, a necessidade de adotar ou não as normas desse grupo para ser aceito, o desenvolvimento da auto-estima, o despertar para a sexualidade e para a paixão é alguns dos elementos conflitantes do mundo adolescente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (181.9 Kb)   docx (59 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com