TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia doméstica

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

PORTIFÓLIO EM GRUPO

GLESIANE ALVES DE OLIVEIRA

JOSIMARA SANTOS ALVES

ROUSE OLIVEIRA S. CORREIA

RITA DE CASSIA L. RIBAS

TEREZINHA NOVAIS DE OLIVEIRA

VERONICA DE FÁTIMA R. CORREIA

ÉTICA E A SOCIEDADE

[pic 3]

Brumado

2014

Ética e Sociedade

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: FTMH III; Ética Profissional em serviço Social; Fundamentos das Politicas Sociais;  Administraçao e Planejamento em Serviço Social; Seminario Interdissiplinar IV.

Professores: Clarice da Luz Kernkamp; Maria Lucimar Pereira; Rosane Malvezzi Paulo Sérgio Aragão.

Brumado

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................04

        

OS CONCEITOS DA ÉTICA..........................................................................................04

A  CONSTRUÇÃO DA ÉTICA POLÍTICA.......................................................................07

A ÉTICA  E OS ARTIGOS..............................................................................................08

CONCLUSÃO.............        ..................................................................................................09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................................10

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de mostrar a desenvoltura dos preceitos de desenvolvimento da Ética na sociedade, como ela foi originada e como ela se desenvolveu ao longo dos anos. É importante salientar também que sem a ética a sociedade se torna mais encurralada e sem desenvoltura, pois a mesma proporciona ao indivíduo uma maneira de pensar exemplar e consciente podendo assim então desenvolver as políticas sociais no seu dia a dia.

Os conceitos da Ética

  As definições da Ética são diversas, porém com o mesmo sentido. Vejamos, a palavra ÉTICA é originada do grego ethos, que é o caráter ou modo de ser de um indivíduo.

[...] palavra  `ética´ provém  do adjetivo  ´ ethike´, termo corrente da língua grega, empregado originalmente para qualificar um determinado tipo de saber. Aristóteles foi o primeiro a definir com precisão conceitual esse saber, ao empregar a expressão  ` ethike  pragmateia` para designar seja o exercício das excelências humanas ou virtudes morais, seja o exercício da reflexão critica e metódica (praktike philosophia) sobre os costumes ( GONTIJO, 2006, p.126, grifos do autor).  – ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL, p. 12-

A Ética se classifica como um conjunto de princípios e valores morais que norteiam a conduta do ser humano na sociedade. Com a Ética em jogo ela serve para que exista um equilíbrio e um adequado funcionamento social, e sendo assim isso permite que ninguém saia danificado. Todavia a ética está pautada com o sentimento de justiça social, mas não pode ser confundida com as leis.

   A ética estuda uma forma especifica do comportamento do ser humano e está voltada aos atos do homem como ser social que de uma maneira ou de outra afetam os demais indivíduos da sociedade.

  Sendo assim para os filósofos gregos a ética subordinava-se à idéia de felicidade do hoje e do bem soberano e consequentimente entendia que o objetivo da moral era encontrar a definição desse bem, para provar que a felicidade está ao alcance de todo animal que tem raciocínio.

Aristóteles lecionava “... este estudo não é teórico como os outros, pois estudamos não para saber o que é a virtude, mas para sermos bons, que de outra maneira não teríamos nenhum beneficio dela” ( livro II da “ Ética a Nicômaco”).

 Deve-se atentar para as ações, como colocar em pratica sem qualquer vinculo especifico, porém de um modo geral todas as atitudes do homem, pois como a ética não é uma disciplina ensinada nos bancos escolares, todos, embora não tenham acesso à cultura. Com isso pode-se notar que a virtude liga-se à ética e segundo Pierre Aubenque a ação de cada ser esta de acordo com a sua essência, com a parte essencial do homem, que é a alma.

Deste modo, ética pode se definida como o comportamento moral do homem em sociedade que manda com que ele comporte-se de acordo com o seu soberano, sua consciência.

Um dos maiores desafios é fazer com que seja entendido que os princípios éticos devem ser refletidos em todas as tomadas de decisões, o que sempre acontece no nosso dia a dia e geralmente é esquecido em prol da competitividade dos lucros incessantes e da sede pelo poder.

Deve-se ter em memória que a política não pode sobrepor-se à ética e a sociedade está tão manchada que quando um om nome procura o campo político automaticamente é visto de outra forma pelos cidadãos. E porque isso acontece? Porque a política esta submetendo a ética ao comportamento degenerativo do homem, pois não é correto levar vantagem em prejuízo alheio.

A palavra ética possui um significado muito maior que possa-se imaginar, não obstante aos conceitos cientificamente criados, a ética envolve inclusive os pensamentos que não são colocados em pratica.

É necessário, portanto ter uma visão mais profunda para ao ser realizada uma auto-análise, seja constatada que as atitudes tomadas e as decisões estão acobertadas pela ética, ou seja, pela correta atitude que as circunstancias exige.

A ética é fazer o bem, tudo o que é feito com o objetivo de colaborar e ajudar alguém, estará sendo ético. Temos a praxe de associar ausência de ética com a profissão, com as atitudes tomadas por alguns profissionais, o que é um ledo engano, pois refletindo dessa forma, estamos abandonando-a para com os demais campos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (193 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com