TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER E SERVIÇO SOCIAL: espaço de atuação e intervenção profissional.

Por:   •  1/9/2021  •  Resenha  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

SILVA, Juscilene Galdino. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER E SERVIÇO SOCIAL: espaço de atuação e intervenção profissional.

A autora inicia o estudo situando a violência doméstica como um problema global presente desde os tempos remotos. Trata-se de um fenômeno complexo e multicausal que abrange diversas tipologias.

O ciclo da violência se efetiva de forma silenciosa, dissimulada e destruidora, perpetrado, na maioria das vezes, por pessoas do ciclo de convivência da vítima. Existem diversas formas de violência, são elas a violência física, emocional/psicológica, patrimonial, sexual e moral.

Dentre os diversos tipos de violência supracitados, a autora debruça a sua reflexão de maneira mais densa sobre as violências físicas e psicológicas. A mesma refere que a violência psicológica embora não lesione fisicamente o corpo da mulher causa cicatrizes internas que provocam danos imensuráveis na autoestima e na vida destas mulheres.

A autora também aponta que, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2011 acerca dos relatos de violência contra a mulher registrados pela Secretaria de Política para Mulher (especificamente nos atendimentos realizados pela Central de Atendimento à mulher, disque 180), é perceptível que a maioria das vítimas não registram denúncia contra o agressor por estarem envolvidas emocionalmente, depender financeiramente ou por manifestarem esperanças em relação ao comportamento desses.

A Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, foi uma das principais vitórias alcançadas pelas mulheres no Brasil, no sentido de garantir direitos fundamentais, prevenir e eliminar todas as formas de violência contra a mulher.

A autora reflete sobre a aproximação das conquistas do serviço social enquanto profissão com as conquistas dos movimentos feministas, observando o valor da mulher na sociedade e a efetivação dos seus direitos sociais.

No âmbito da práxis profissional, o assistente social utiliza os seus instrumentos e competências técnicas a fim de minimizar os impactos da violência na vida da vítima e para que o ciclo de violência não se estenda aos filhos. Para isto, o profissional orienta e respalda a vítima sobre os seus direitos sociais

A autora também refere o trabalho em grupo como uma possibilidade de frente de trabalho do assistente social, visto que esta abordagem possibilita a troca de informação e experiências entre as vítimas e profissionais, as encorajando a sair da atual situação.

Além disto, também é descrito no estudo um grande desafio enfrentado pelos assistentes sociais que é auxiliar a vítima de violência doméstica em relação ao abrigamento em um lugar seguro após o momento da agressão sofrida.

A autora também cita que os encaminhamentos realizados após a escuta e acolhida da mulher em situação de violência doméstica devem ser executados de maneira interdisciplinar e intersetorial. Pontua-se também que é necessário conhecer a rede socioassistencial que o território dispõe para que os encaminhamentos tenham efetividade.

Desta forma, a autora finaliza o estudo refletindo sobre a eficácia das políticas sociais no enfrentamento da violência doméstica, levando em consideração os altos índices que perduram no Brasil e no mundo, além de apontar que a intervenção profissional do assistente social é desafiadora e que esta vem apresentando avanços que possibilita resgatar a dignidade humana.

Referência Bibliográfica

SILVA, Juscilene Galdino. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER E SERVIÇO SOCIAL: espaço de atuação e intervenção profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com