TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Técnica

Ensaios: Visita Técnica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2013  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE TECNOLOGIA

FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA

DISCIPLINA: Controle Químico de Qualidade

Relatório da Visita Técnica Realizada na Transpetro.

Belém – PA

Março - 2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÂO 3

2. DESENVOLVIMENTO 3

2.1. Explanações gerais sobre a empresa 3

2.2. Missão da Transpetro 3

2.3. Controle de qualidade da Transpetro 4

2.4. Em caso de acidentes 4

2.5. Equipamentos de segurança 4

2.6. Principais ocorrências 4

2.7. Laboratório de controle de qualidade 4

2.8. Informações adicionais 5

3. CONCLUSÃO 6

1. INTRODUÇÂO

O relatório tem como propósito abordar os aspectos gerais da visita técnica realizada pelos alunos do 4º semestre de engenharia química, sob supervisão da professora Augusta Felipe. Que ocorreu no dia 19 de abril de 2013, na empresa Transpetro, localizada na Av. Salgado Filho, s/nº - Val-de-Cães - Miramar - Belém - Pa. Com o objetivo principal de mostrar aos alunos algumas atividades desempenhadas nesta empresa por tratar-se de um possível campo de atuação para o engenheiro químico. Além disso, outro foco da visita era mostrar o controle de qualidade que são feitos na empresa, uma vez que este é o foco da disciplina Controle Químico de Qualidade.

A visita durou em média 2 horas e 30 minutos.

2. DESENVOLVIMENTO

Participaram da visita 8 alunos, sob supervisão da professora Augusta Felipe, o técnico em química Eduardo Castro e o técnico em segurança do trabalho Willian Goes.

2.1. Explanações gerais sobre a empresa

A Transpetro é a empresa responsável pelo transporte e logística dos produtos. E nem todos os produtos com que eles trabalham, são produzidos pela Petrobrás.

O efetivo é 130 empregados, sendo 36 próprios da Transpetro e 94 terceirizados.

É pelo porto de Miramar que os produtos (diesel e GLP) chegam a navios. Por gasodutos os produtos são recebidos e vão pros tanques de armazenamento. São feitas análises antes de o produto ser carregado no navio, depois que o produto chega ao seu destino, e depois de comercializado, ainda são feitas análises nas dependências do cliente.

As empresas que são atendidas com a compra de GLP são: Paragás, Liqgás e Supergasbrás. Tais empresas comercializam gás no Pará e Amapá.

A Transpetro possui quatro tanques de diesel e três esferas.

O maior tanque possui um volume de 17 mil m3.

2.2. Missão da Transpetro

Fazer com que o produto chegue aos clientes estando integro. Para isso é feito um rigoroso controle de qualidade, apara garantir aos compradores que o produto está adequado.

2.3. Controle de qualidade da Transpetro

A Transpetro possui a ISO 9000, além disso, os funcionários participam de treinamentos laboratoriais e realizam ensaios para saberem se as análises feitas por eles estão boas. Em média esses ensaios são realizados a cada 2 meses.

É feito também auditorias internas e externas para garantir a melhoria contínua do processo.

2.4. Em caso de acidentes

A Transpetro possui treinamentos para em caso de acidentes os colaboradores agirem da maneira mais adequada. Uma vez por semana é feito um teste nas sirenes para simular um alarme de emergência.

Alguns colaboradores fazem parte da brigada. Que são os responsáveis por tentar controlar o sinistro (nome dado a acidentes com incêndio). A brigada recebe um treinamento anual com duração de 2 semanas. Há um treinamento também que ocorre na própria empresa, com simulações em sala e na área de atuação.

2.5. Equipamentos de segurança

A Transpetro é bem equipada com equipamentos de segurança. Próximo ao ponto de encontro da brigada, há um armário que guarda botas, capacetes e roupas apropriadas para o combate a incêndio, além de dois cilindros de oxigênio.

As vias são todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com