TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Técnica

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  910 Visualizações

Página 1 de 6

Priscila Terezinha Heinzmann

Relatório de Visita Técnica

Canoas

2015

ROTEIRO PARA O RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO (A) ALUNO (A)
  1. Nome: Priscila Terezinha Heinzmann
  2. CGU: 108340110
  3. Endereço Eletrônico: prith-rs@hotmail.com
  4. Polo: Canoas
  5. Período letivo: 2015/5º Semestre

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO VISITADA
  1. Razão Social/Nome fantasia: Associação Espírita Beneficente Caminho Da Paz.
  2. Endereço: Quadra R, casa 3 – Guajuviras - Canoas.
  3. Fone e/ou e-mail: (51) 34684302 – caminhodapaz@gmail.com
  4. Responsável Legal: Hélio Gomes dos Santos e Assistente Social Gilmar Roza.
  5. Abrangência: (nacional, estadual, municipal). Na própria sede onde abrange o território do bairro Guajuviras e bairros ao seu entorno em Canoas.
  6. Funcionamento (horário): Funciona de segunda a sextas das 8:00 ás 17:00 hs e sábados das 8:00 ás 12:00 hs.
  7. Vinculação administrativa (mantenedora): Prefeitura Municipal de Canoas, Secretária de Justiça e Desenvolvimento Social – RS, Ministério da Cultura – SAI, REFAP e Pessoas Físicas e Jurídicas.

  1. DADOS DE DESCRIÇÃO
  1. Quando, como, por que e por quem foi à organização constituída: A Associação Espírita Beneficente Caminho da Paz foi fundada em 30 de Abril de 2001, foi criada a partir de um grupo de colaboradores no qual faziam um trabalho religioso no bairro, e que perceberam a necessidade de se ter um trabalho mais organizado e estruturado.
  2. Descrição (breve) dos espaços físicos que compõem a organização: Uma casa de aparência antiga e telhado de barro, com sede própria, rua asfaltada, fácil localização, mas sem acessibilidade, com salas para atividades.
  3. Descrição dos equipamentos materiais (móveis, utensílios, máquinas, salas da organização) e estratégicos (serviços, projetos, programas da organização e/ou das políticas sociais públicas estatais ou privadas) da organização: Possuem duas salas para atendimento e atividades, um banheiro, cozinha equipada com: microondas, geladeira, fogão, mesa e cadeira, máquina de costura, telefone, computadores, impressora, TV, DVD, rádio e instrumentos musicais. Fazem parte os programas e projetos: Projeto Ação Social à Família, Projeto Musical Despertando as Potencialidades, Programa de Educação Moral Religiosa através da Recreação, Ação pela Cidadania e Cursos de Capacitação. Distribuição de alimentos, roupas, medicamentos, leite em pó, brinquedos e o vale transportem para os usuários da associação.
  4. Descrição da implantação, trajetória histórica e constituição atual do Serviço Social na organização: A Associação nasceu com o desejo de reformular e transformar a real situação das pessoas, com o propósito de amenizar os problemas sociais das camadas menos favorecidas oferecendo um espaço para o progresso intelectual, moral e financeiro. Hoje atende 150 famílias em vulnerabilidade social e mais 100 crianças e jovens em programas de inclusão social, educação, cultura e lazer.
  5. Principais demandas sociais que chegam à organização: Famílias cadastradas em situação de vulnerabilidade social, crianças, adolescentes, adultos e idosos por meio dos cursos ofertados, auxiliando também no complemento da renda familiar, a capacitação dos jovens para o mercado de trabalho, amparo espiritual, por se tratar de uma Associação Espírita.
  6. Principais demandas organizacionais: São os cursos ofertados de pintura em tecido, artesanato, corte e costura, manicure e pedicure, informática, violão, canto e teclado e o estudo da doutrina espírita.
  7. Principais demandas profissionais do Serviço Social na organização: O Serviço de Convivência e o Fortalecimento de Vínculos familiares e comunitários, através das oficinas, com o intuito de acolher e fortalecer esses usuários.
  8. Principais demandas profissionais do Serviço Social na organização transformada em objeto de intervenção da (o) assistente social: Com o compromisso ético-político, que visa à transformação da realidade social do usuário a intervenção se dá a partir do conhecimento, planejamento e a operacionalização das ações.
  9. , nos cursos (oficinas), que venham propiciar o desenvolvimento intrapessoal, interpessoal e familiar, gerando uma fonte de renda extra através desses cursos, e que essas crianças e adolescentes dessas famílias atendidas possam se organizar e encaminhar para vida adulta, através da inclusão social na música e práticas educativas sejam elas de aprendizagem ou resgate de direitos.
  10. Principais instrumentos utilizados pelo (a) assistente social: Acolhimento, entrevista, visita domiciliar, orientação, encaminhamentos e articulação com a rede.
  1. ANÁLISE COMPREENSIVA
  1. Análise, a partir das categorias “expressões da Questão Social” e “manifestações da Questão Social”, das demandas profissionais transformadas em objeto de intervenção da (o) assistente social. A partir da questão social nota-se que a família se torna um público alvo, pois a maioria delas é chefiada por mulheres que foram abandonadas por seus companheiros e sem emprego formal. Jovens com defasagem escolar a mercê das drogas.
  2. Análise, a partir das categorias “objeto dado” e “objeto construído”, de um dos objetos de intervenção da (o) assistente social. O objeto de trabalho da Assistência Social segundo Iamamoto, 2001, encontramos “Objeto de trabalho nas múltiplas expressões da sociedade, que são problemáticas que eles encontram como cidadãos”. O Assistente Social a partir de seu conhecimento teórico e metodológico, visa estruturar a família na sociedade na garantia de seus direitos.
  3. Análise da intervenção da assistente social à luz da categoria “processo de trabalho”. O profissional numa ação planejada e pensada dentre os dados coletados do bairro Guajuviras e aos arredores, juntamente com as informações dos próprios usuários,junto com seus conhecimentos,técnicas e habilidades. Buscou levantar dados e assim desenvolver os Projetos e Programas, proporcionando espaços a comunidade em situação de Vulnerabilidade Social e condições de atendimento socioeducativo, para que as pessoas possam minimizar sua carência sejam elas econômicas, sociais, sentimentais ou espirituais.
  4. Análise compreensiva da articulação do trabalho da (o) assistente social com uma (ou mais) das políticas sociais. “Isso foi possível, por um lado, em razão da gênese da profissão vincular-se ao contexto de enfrentamento da questão social através das políticas sociais“. É fundamental para o Assistente Social a articulação com a rede, pois possibilita um maior acesso dos usuários as políticas públicas sociais como já acontecem com o CRAS, por exemplo, junto à instituição.
  5. Análise da Implicação do (a) visitador (a): (Nossos princípios, valores e opções afetivas, político-ideológico, culturais, espirituais e profissionais definem, de maneira consciente ou inconsciente, tudo o que fazemos e decidimos. Partindo deste pressuposto, apresentar compreensivamente a implicação pessoal no processo do planejamento e realização da visita técnica). O profissional deve seguir o código de ética, ter uma visão neutra aos fatos, e não deixar que suas convicções pessoais interfiram no seu fazer profissional. Desenvolvendo seu trabalho com ética, seguindo as normas técnicas.
  1. SUGESTÕES
  1. Sugestões (indicadores) para futuras visitas técnicas: (o que você faria de um jeito diferente em visitas técnicas futuras e, como faria isso). Iria agendar com mais antecedência a visita e procurar ir assistir um dos cursos ofertados e assim poder adquirir mais conhecimentos. Pesquisar a entidade antes da visita para ter um maior aprofundamento dos projetos.
  2. Sugestões (indicadores) para o trabalho profissional do (a) assistente social visitado (a).

.

Referências:

Lei Orgânica de Assistente Social Dos Princípios (Art.4º conforme inciso I, II, III – Respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade, IV e V)  

(CARVALHO; IAMAMOTO, 1982; NETTO, 1992; MONTAÑO, 1998).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (780.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com