TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitaminas

Trabalho Escolar: Vitaminas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  1.295 Visualizações

Página 1 de 5

As vitaminas são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta, pode levar a doenças. Quase todas não são produzidas pelo organismo em questão, devendo obrigatoriamente ser obtidas na dieta. A disfunção de vitaminas no corpo é chamada de hipovitaminose ou avitaminose. O excesso pode trazer problemas, no caso das vitaminas lipossolúveis, de mais difícil eliminação, é chamado de hipervitaminose. Atualmente é reconhecido que os seres humanos necessitam de 13 vitaminas diferentes, sendo que o nosso corpo só consegue produzir vitamina D.

O nome vitamina foi criado pelo bioquímico polonês Casimir Funk em 1912, baseado na palavra latina vita (vida) e no sufixo - amina (aminas vitais ou aminas da vida). Foi usado inicialmente para descrever estas substâncias do grupo funcional amina, pois naquele tempo pensava-se que todas as vitaminas eram aminas. Apesar do erro, o nome se manteve. As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos de acordo com sua solubilidade. Quando solúveis em gorduras, são agrupadas como vitaminas lipossolúveis e sua absorção é feita junto à da gordura, podendo acumular-se no organismo alcançando níveis tóxicos. São as vitaminas A, D, E e K. Já as vitaminas solúveis em água são chamadas de hidrossolúveis e consistem nas vitaminas presentes no complexo B e a vitamina C. Essas não são acumuladas em altas doses no organismo, sendo eliminada pela urina. Por isso se necessita de uma ingestão quase diária para a reposição dessas vitaminas. Algumas vitaminas do Complexo B podem ser encontradas como co-fatores de enzimas, desempenhando a função de coenzimas.

Apesar de precisarem ser consumidas em pequenas quantidades, se houver deficiência de algumas vitaminas, estas podem provocar doenças específicas, como: beribéri, escorbuto, raquitismo e xeroftalmia.

São encontradas em derivados do leite, folhas verdes, frutas e óleos.

Classificação das vitaminas[editar | editar código-fonte]

As vitaminas atualmente consideradas essenciais aos humanos são as seguintes:

Hidrossolúveis

As vitaminas hidrossolúveis são absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório para os tecidos em que serão utilizadas. Como o organismo não tem capacidade para as armazenar, o excesso desse tipo de vitaminas é secretado (principalmente na urina). Deste modo, as vitaminas hidrossolúveis necessitam de reposição diária.

Ver também: Vitamina hidrossolúvel

tiamina (vitamina B1)

riboflavina (vitamina B2)

ácido pantotênico (vitamina B5)

piridoxina, piridoxamina e piridoxal (Vitamina B6)

ácido fólico (vitamina B9)

cobalamina (vitamina B12)

ácido ascórbico (vitamina C)

biotina (vitamina B8)

protosoárina (vitamina B3)

Lipossolúveis

Este tipo de vitaminas necessita do auxílio de gorduras para serem absorvidas. As vitaminas lipossolúveis mais importantes são: A, D, E, K. As vitaminas A e D são armazenadas principalmente no fígado, a vitamina E nos tecidos gordurosos e nos órgãos reprodutores. O organismo consegue armazenar pouca quantidade de vitamina K. Ingeridas em excesso, algumas vitaminas lipossolúveis podem alcançar níveis tóxicos no interior do organismo.

Ver também: Vitamina lipossolúvel

Vitamina A

Vitamina D

Vitamina E

Vitamina K

Vitaminas com letra[editar | editar código-fonte]

Antigamente, não era possível denominar cientificamente uma vitamina. Sendo assim, para não dar nomes científicos a essas substâncias que, quando fosse possível estudá-las, fossem considerados errôneos, decidiu-se dar a cada vitamina uma letra. Chegaram a ir de A a U (pulando o jota). Algumas, todavia, mudaram de nome, como a Vitamina B, que virou um complexo vitamínico, ou a vitamina M (B9).

A atual lista é:

A: Retinol

B:

Tiamina

Riboflavina

Nicotinamida/Niacina

Adenina

Ácido pantotênico

Piridoxina

Biotina

Ácido fólico

Ranitina

Pitolamina

Cobalamina

Ácido orótico

Ácido pangâmico

Amigdalina

x. Ácido para-aminobenzóico

C: Ácido ascórbico

D:

forma adquirida via alimentícia: Ergocalciferol

forma hormonal: Colecalciferol

forma metabolizada armazenável: 25-hidroxicalciferol

forma metabolizada activa: Calcitriol

E: Tocoferol

F: Ácido graxo

K: Naftoquinona

L: Carboxianilina

P: Rutina

T: Somatotrofina

U: Lactucina

Dose Diária Recomendada (DDR)[editar | editar código-fonte]

Segundo o Food and Drug Administration (FDA)1 Riboflavina (B2): É um pigmento fluorescente amarelo esverdeado que forma cristais de agulhas amarelo amarronzadas. É solúvel em água relativamente instável ao calor, mas facilmente destruída pela luz e irradiação. Funções: Disponibiliza a energia dos alimentos, crescimento em crianças, restauração e manutenção dos tecidos. Carência: Queilose (rachaduras nos cantos da boca), glossite (edema e vermelhidão da língua), visão turva, fotofobia, descamação da pele e dermatite seborréica. Excesso: Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com