TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Áreas De Atuação

Ensaios: Áreas De Atuação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 7

1 SUMÁRIO

2 INTRODUÇÃO

3 DESENVOLVIMENTO

1 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS

a, Critérios de rateios dos custos indiretos;

b, Custeios por obsorção;

c, Produtos em processo;

d, Produtos acabados;

2 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO

3 FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA

a, Com base nos custos;

b, Com base no mercado;

4 ANÁLISE CUSTO/VOLUME/LUCRO

a, Margem de contribuição;

b, ponto de equilíbrio;

5 IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA INTEGRADO PARA GERAR INFORMAÇÕES

a, A importância do sistema integrado para a gestão industrial;

6 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

a, Conceitue cinco demonstrações contábeis obrigatórias;

4 CONCLUSÃO

5 REFERÊNCIA

INTRODUÇÃO

A contabilidade gerencial utilizar-se de temas de outras disciplinas, ela se caracteriza pôr ser uma área contábil autônoma, pelo tratamento dado à informação contábil, enfocando planejamento, controle e tomada de decisão, dentro de um sistema de informação contábil. A contabilidade gerencial é relacionada com o fornecimento de informações para os administradores, isto é, aqueles que estão dentro da organização e que são responsáveis pela direção e controle de suas operações, a contabilidade gerencial pode ser constatada como contabilidade financeira, que é relacionada com o fornecimento de informações para os acionistas, credores e outros que estão de fora da organização.

Contabilidade gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a varias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na analise financeira e de balanços etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório.

DESENVOLVIMENTO

1 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS

a) CRITÉRIOS DE RATEIOS DOS CUSTOS INDIRETOS:

Os critérios de rateio modificam o custo dos produtos, portanto, são necessários cautela e bom senso ao adotá-los. Sempre existirá um certo grau de subjetividade na escolha do critério de rateio, mas essa subjetividade pode ser reduzida, quando analisamos, detalhadamente, a natureza dos custos indiretos, antes de adotar o critério.

b) CUSTEIO POR ABSORÇÃO:

Custeio por Absorção (também chamado “custeio integral”) é o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade.

Esse método foi derivado do sistema desenvolvido na Alemanha no início do século 20 conhecido por RKW (Reichskuratorium für Wirtschaftlichtkeit).

Consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.

c) PRODUTOS EM PROCESSO:

produtos em processo ou produção em andamento: são aqueles produtos cuja fabricação foi iniciada no mês, mas que ainda não foi concluída até o último dia do mês. O estoque de produtos em processo é avaliado pela soma dos materiais, mão-de-obra e outros custos de produção incorridos até a fase de produção em que se encontram;

d) PRODUTOS ACABADOS:

São os produtos prontos para vendas aos clientes. No caso das editoras, os livros, as revistas, as brochuras etc., cujo processo produtivo já esteja concluído, permanecendo estocados até a emissão do pedido de venda e das notas fiscais que autorizem a entrega para os clientes. O estoque de produtos acabados é avaliado pela soma de todos os custos incorridos no processo produtivo;

2 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO

Quanto uma unidade em processamento equivale em relação a uma unidade totalmente acabada? A resposta a essa questão é dada através do percentual do grau de acabamento da unidade em processamento. Com a utilização do percentual de grau de acabamento é possível fazer uma equivalência entre as unidades que se encontram em processamento e essas mesmas unidades, considerando o momento em que elas estejam totalmente acabadas. Assim, em um determinado período, o montante de unidades equivalentes de produção corresponde ao montante de unidades em processamento convertidas em unidades prontas por meio da aplicação do grau de acabamento definido.

3 FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

a) COM BASE NOS CUSTOS:

Nas empresas que possuem sistema de custos e, adotando-os como base na formação dos preços de vendas, o processo desta formação poderá se tornar prática e simples, evidenciando os seguintes aspectos: preço e continuidade, competitividade, rotinização das decisões e estrutura formal do preço.

Nesse procedimento, o conhecimento da estrutura do processo produtivo poderá se constituir como vantagem competitiva.

b) COM BASE NO MERCADO:

Com a crescente concorrência no mercado, é cada vez mais imprescindível que as empresas trabalhem com um planejamento adequado relativo à formação do preço de venda dos produtos e serviços, visando a sua continuidade. Não basta apenas um produto ou serviço de boa qualidade, pois um preço de venda mal formulado poderá ocasionar prejuízos, em virtude da perda de mercado ou pelo fato do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com