TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E A SOCIEDADE: Sua representação no cotidiano do profissional de assitência social.

Por:   •  26/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.051 Palavras (9 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

RESUMO: 

Este trabalho se propõe a argumentar as importâncias da Ética profissional no cotidiano do Assistente Social. Para tanto, buscou-se entender as relações da tomada de consciência com as reverberações da função social da Assistência Social. Sabe-se que esse setor social é responsável pela integração, reabilitação e atendimento às necessidades de melhoria nas situações de agravo e risco em que os indivíduos são sujeitados. Assim, se fez necessário uma visita ao Código de Ética Profissional do Assistente Social, das proposições de Cortella (2005) sobre essa corrente filosófica e seus desdobramentos no que concerne os profissionais de Serviço Social. 

Palavras-chave: Ética. Serviço Social.  Profissional de Assistência Social.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 O QUE É ÉTICA        4

2.2 O QUE É SER ÉTICO        4

2.3 O QUE É SOCIEDADE        4

2.4 ÉTICA NA SOCIEDADE ATUAL        5

2.5 A ÉTICA NO CONTEXTO PROFISSIONAL RESSALVANDO A PROFISSÃO DO SERVIÇO SOCIAL        5

3 CONCLUSAO...........................................................................................................8

REFENCIAS.................................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

O referido trabalho aborda a questão da Ética no contexto social: o que é ética, como viver em sociedade, a importância da Ética no convívio com outros indivíduos e a relevância da Ética profissional no exercício do serviço Social.

O homem como um ser social, sente a necessidade de relacionar-se com outras pessoas, e, formando-se em grupos, surge a necessidade de se elaborar um contexto onde os indivíduos possam viver em harmonia, pautado no bom relacionamento, em normas, regras de convivência.

O homem como um ser que não vive isolado, traça meios de comportamentos, conduta, valores, princípios que os conduzam a viver com outras pessoas, respeitando seu espaço, sua ideologia, sua religião, sua cultura, sua maneira de ser e viver.

Esses fatores são fundamentais para que haja, um convívio harmonioso no seio da sociedade.  

Para que se chegue a esses conhecimentos sobre Ética, como forma de conduta e valores, é necessário que se conheça os conceitos de Ética e de Sociedade e todos os seus principais fatores que envolvem o ser humano no contexto social.

Portanto, para o homem viver em sociedade dentro dos parâmetros considerados aceitos pelo grupo social, deve participar da coletividade, interagir com os demais indivíduos do grupo e, consequentemente, ser educado para o devido convívio, para obter de uma mesma linguagem e uma mesma cultura, baseado no senso da convivência harmoniosa.

Em se tratando de profissão, todo e qualquer profissional deverá ter uma atuação totalmente ética, de acordo com os princípios estabelecidos na legislação e exercício de cada profissão.

Com o profissional de Serviço Social não poderia ser diferente, pois o mesmo deve obedecer à legislação que rege a profissão, principalmente ao que se diz respeito ao seu Código de Ética, seguindo seus preceitos, para não correr o risco de infringir os mandamentos estabelecidos na ética profissional. O código de Ética tem a propósito de garantir a ampliação das conquistas profissionais, proporcionando a flexibilização ética quando elegem os valores dos princípios profissionais, os quis norteiam a conduta do profissional (KERNKAMP, 2014).

2. DESENVOLVIMENTO

Não só na configuração da profissão inerente ao Serviço Social, todas as outras funções dependem da Ética para desempenharem o seu papel social com excelência. Nas funções do Assistente Social, essa corrente filosófica se torna ainda mais inerente pelo fato dessa lidar com as situações de agravo dos indivíduos. Assim, evidenciando a Ética nas suas relações mais práticas, é possível empreender um entrelaçamento cada vez mais positivo entre o Serviço Social e a sociedade como um todo.

2.1 O QUE É ÉTICA

A ética é compreendida como modo de ser socialmente determinado, tem sua origem no processo de autoconstrução do ser social; diz respeito à prática social de homens e mulheres, em suas objetivações na vida cotidiana e em suas possibilidades de conexão com as exigências éticas conscientes (BARROCO, 2009).

Segundo Gontijo (2009):

[...] a palavra ética vem do adjetivo ‘ethike’, termo corrente na língua grega, empregado originariamente para qualificar um determinado tipo de saber. Aristóteles foi o primeiro a definir com precisão conceitual esse saber, ao empregar a expressão ‘ethike pragmateia’ para designar seja o exercício das excelências humanas ou virtudes morais, seja o exercício da reflexão crítica e metódica (praktike philosophia) sobre os costumes.

2.2 O QUE É SER ÉTICO

Segundo Kernkamp (2014), ser ético é estabelecer princípios indispensáveis do agir do indivíduo que direcionam a prática cotidiana, porém quando referimos a princípios é necessário estabelecer que esses são princípios humanos, religioso, políticos, sociais, profissionais, entre outras.

[...] todo homem é um ser ético, quer fique calado, quer se manifeste. Algumas situações exigem que ele se manifeste como relação prioritária: trata-se, então, de uma relação ética por excelência; outras são científicas, políticas, estéticas prioritariamente, mas existe um posicionamento no potencial que pode ou não pode se manifestar ao mesmo tempo. [...] o sujeito ético, seja consciente e dotado de vontade, uma vontade que, pela natureza da ética, deve ser livre, ou seja, seu portador não deve ser corrigido por outros indivíduos em suas decisões , não deve ser obrigado a decidir pelo uso da força, psicológica ou física, deve ter um mínimo de controle sobre seus impulsos, isto é, ter auto-domínio (BARROCO, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (161.1 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com