TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DA PESQUISA NO COTIDIANO DE TRABALHO DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  29/10/2017  •  Dissertação  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 7

“A ULTILIZAÇÃO DA PESQUISA NO COTIDIANO DE TRABALHO DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL”

José Marcos de Lima SANTOS1

1 Estudante do curso Serviço Social, 6º período, pela Universidade Tiradentes (UNIT).

E-mail: marcos_lima20@hotmail.com

RESUMO

O objetivo desse artigo segundo o autor é sobre os desafios que o serviço social enfrenta até os dias atuais, e tem uma visão de historicidade ao longo dos anos. Aponta a importância da pesquisa acadêmica como fonte de conhecimento e instrumentização em prática dos profissionais.

Remetendo condições necessárias como ação transformadora atrelando as habilidades e competências na formação como elementos essências na profissão ao tema a partir da realidade contemporânea. Portanto, o presente nos mostra a importância da pesquisa sob a perspectiva da formação acadêmica.

Palavras-chave: Pesquisa, Formação, Prática Profissional.

INTRODUÇÃO

A partir da realidade contemporânea, a qual emerge as mazelas da questão social, oriundas da contraditória relação trabalho x capital, o assistente social intervém por meio de sua instrumentalidade técnica-operativa, teórico-metodológica e ético-política adquirida no âmbito acadêmico. Estes embasamentos constituem-se fundamentais e permanecem em constante construção, uma vez que o conhecimento não é pronto e acabado, mas se refaz cotidianamente.

Nesta perspectiva, visa-se observar e averiguar como é implementada a formação e a pesquisa acadêmica em serviço social, desdobrando as contradições, reflexos e desafios, e neste sentido, contribuir para que o assistente social tenha consciência dos meandros putrefatos do capitalismo que permeiam as suas intervenções, adquirindo postura crítica e propositiva para seu enfrentamento, legitimando os anseios da categoria.

Através de uma abordagem qualitativa e análise teórico-empírica, pretende-se focalizar os estudos na leitura dos textos básicos alusivos às reflexões dos autores, bem como absorção dos conteúdos por eles elencados.

Para tornarem no práxis profissional na vida cotidiana e a na política do assistência social, os quais podem desvelar como ocorre a articulação entre teoria x prática, ou seja, o ser e fazer. 

O objeto de estudo concerne nos resultados elaborados desse artigo, bem como as concepções que subsidiam e embasam a construção da pesquisa, fornecendo informações essenciais que contribuirão para somar credibilidade à mesma.

Trazendo a caracterização da identidade profissional, sob a perspectiva da formação cientifica, considerando a subjetividade imersa nesta esfera educacional para além das ideologias do senso comum.

UMA REFLEXÃO DA TRAJETÓRIA DA PESQUISA NO CURSO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL EXTRAÍDA DOS TEXTOS BASES.

Nos primórdios da profissão a ação profissional estava atrelada à resolução dos conflitos individuais ou coletivos dos trabalhadores, com um propósito de assegurar as relações de solidariedade que constituem a sociedade.

Entretanto, o serviço social pelo fato de se constituir como uma profissão, que traz em essência a exigência da ação na sociedade, não exclui a possibilidade e necessidade do mesmo dedicar-se a investigações e pesquisas, adensando o acervo da produção intelectual no amplo campo das expressões da questão social, contribuindo para o alargamento do patrimônio científico no campo das Ciências Sociais e Humanas (IAMAMOTO, 1998).

De acordo com Bourguignon (2007)

No serviço social a pesquisa deve gerar um conhecimento que reconheça os usuários e destinatários das políticas públicas e dos serviços sociais como sujeitos políticos que são capazes, também, de conhecer e intervir em sua própria realidade com autonomia.

Ao longo do tempo a profissão alcançava mudanças em sua orientação, instrumentalização e técnica para a intervenção na prática. Com a Lei nº. 1889/53, e a partir da base interventiva da profissão, a pesquisa social entra como disciplina em um dos eixos de ensino no serviço social, porém estava mais voltada a procedimentos de pesquisa científica.

Partindo-se de abordagens qualitativas, promovendo ações investigativas com focalização direta no curso vinculado a prática da política de assistência social. O serviço social vem sendo objeto de um razoável número de investigação através da pesquisa com uma interatividade entre pesquisadores e sujeitos de estudos.

Procedeu-se a pesquisa exploratória com aplicabilidade de métodos delineado consistente no dialético, para investigar e interpretar a realidade da formação profissional no curso de Serviço Social, bem como usufruto teoricamente de referenciais estimáveis, já explicitados, para subsidiar as argumentações.

Através das leituras realizadas, foi possível observar com criticidade que a formação em serviço social nunca acaba, mas renova-se constantemente.

Os textos com foco nas recentes tendências da pesquisa acadêmicas nas práticas sociais que ocorrem aos longos dos anos na sociedade, observamos que o serviço social tem avançado, entretanto percebemos ao analisarmos que há uma necessidade de mudanças através das atuais tendências que são aprovadas nas pesquisas nos cursos, constatamos nas leituras, que existe obstáculos para o estabelecimento de propostas de pesquisas nos cursos de pós-graduação que atenda os critérios exigidos pelos comitês de assessoramentos.

A intencionalidade é que haja um quantitativo maior dos docentes na perspectiva dos trabalhos de pesquisa no serviço social, através de metodologias que norteei a teoria e a prática recomendada pelo serviço social e consonância aos recursos financeiros disponibilizados pelos órgãos competentes para investimentos na área de pesquisas tantos para os docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação.

Diante da análise de dados apresentados constatamos que nos últimos meses um número crescente de pesquisas na área da psicologia e decrescente na área voltada ao serviço social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (124.8 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com