TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Profissional no Serviço Social

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Docente: Samea Moreira Mesquita Alves

Discente: Brena Kelly Alves Carvalho

Disciplina:  Ética Profissional Em Serviço Social

Turma: SS02

METODOLOGIA ATIVA

FORTALEZA-CE

09 DE SETEMBRO 2015

  • Refletindo sobre Liberdade e Ética.

  1. O que pensamos sobre liberdade?

Liberdade é o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, então falar de ética significa falar de liberdade e não faz sentido falar de normas se a gente não partir da suposição de que o homem é realmente livre, a norma nos diz como devemos agir, então se devemos obedecer é porque podemos também desobedecer, ou melhor somos capazes de não obedecer a norma. A Liberdade é classificada pela filosofia a independência do ser humano. Hegel diz que: “A liberdade não pode ser apenas exterior, nem apenas interior, mas que ela se desenvolva na consciência e nas estruturas.”

  1. Como você compreende a liberdade para o estudo da ética?

A Liberdade é a questão central para o estudo da Ética. Ter liberdade não quer dizer que podemos fazer tudo o que deseja, para termos liberdade precisamos do fundamental que é a ética, pois a ética se refere as ações humanas, se elas são totalmente determinadas de fora para dentro, não haverá espaço para a liberdade, como a autodeterminação e consequentemente não haverá espaço para a ética. Enfim a possibilidade de escolher como se quer conviver, ligado ao problema de liberdade surge a ética sempre como o problema do bem e do mal.

  1. Explique a frase: “A liberdade é a capacidade de dar a si mesmo o princípio para agir ou não agir.”

Todos temos liberdade de decidirmos o que se quer fazer, mas cabe a cada um saber o que será útil para si e para a sociedade, pois nem tudo que fizermos com liberdade é proveitoso. Muitos acham que tendo mais liberdade serão mais felizes, mas a felicidade é algo que somente cada indivíduo só encontra em si mesmo.

  1. A liberdade possui implicações e/ou importância na vida humana? Justifique sua resposta.

Liberdade é importante na vida humana, pois ser livre é ter livre arbítrio, é o homem ter autonomia em seus atos dentro da sociedade atual. O direito à liberdade é uma necessidade do ser humano.

  1. Discorra sobre a diferença entre moral e ética.

A ética é compreendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas. É uma reflexão sobre a moral.

Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

  • Atividade crítica-reflexiva com base na curta metragem: O Lenhador e a Raposa.
  1. Quais as questões relacionadas à ética identificadas por você nesta animação?

     A questão da Moral, pois ele agiu por impulso, desobedecendo as regras de acordo com as dos bons costumes que ensina e disciplina. Faltou princípios éticos.

  1. Ao analisar o curta metragem “A raposa e o lenhador”, comente sobre as possíveis dificuldades encontradas, as quais nos traz uma reflexão sobre os cuidados que devem ser tomados durante a atuação/atendimento profissional do Assistente Social.

     Como o Lenhador tinha dificuldades de deixar seu filho em casa para trabalhar, ele deixava com a amiga raposa, até que aparecesse um homem de mal caráter para encher a cabeça do pobre lenhador. Então com tudo isso devemos ter cuidado com a medida que será tomada diante dessa situação, as decisões devem der repensadas e éticas, pois a influência externa sempre existira.

  1. Disserte sobre os seguintes fatores abordados no filme:
  1. Capacidade de tomada de decisões.

Não podemos ter uma visão superficial, temos que ter uma postura investigativa, para não nos precipitarmos, não julgarmos enfim para não sermos preconceituosos diante de cada situação.

  1. O que podemos estar “matando” durante a realização de um mau atendimento profissional.

     É o que estaremos violando, na nossa ética profissional, na nossa conduta, na nossa moral profissional, enfim de acordo com o que está sendo imposto para nós, temos que ver o que é que estamos ferindo.

  1. Interpretação da realidade.

A realidade para mim é a necessidade que aquele lenhador tinha de deixar a sua criança com a raposa para trabalhar, pra conseguir se manter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com