TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética na Universidade

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 5

Ética na Universidade

  • A proposta da equipe é trazer reflexões encenando situações (antiéticas) cotidianas na Faculdade, por parte do alunos e professores.

Alunos reunidos

Professora entra: Bom dia gente!

Os alunos estão conversando, falando muito mal dos professores que não ouve a saudação.

Professora: Galera, hoje nós vamos discutir um assunto bastante pertinente, vamos falar sobre Ética.

Aluna 01 interrompe com o celular tocando uma música bastante alta…

Professora tenta continuar…

Aluna 02 tenta se concentrar mas não consegue…

Professora: Vou passar a lista de frequência, enquanto faço algumas anotações

Aluna 03 assina por colega que não estava em sala de aula

Professora: Gente, a medida que eu for chamando vocês apresentam seus cadernos com a atividade da aula passada… a professora percebe que houve fraude na assinatura…

Professora traz uma reflexão…

               Não há liberdade sem disciplina. O limite é a mediação da disciplina (Paulo freire)

Devemos nos lembrar que não é o mundo que deve ser modificado para que eu comece a agir eticamente. "Cada um de nós é que deve agir com franqueza, generosidade, firmeza, temperança, responsabilidade (virtudes éticas, segundo Aristóteles) em nossas relações  ao longo da vida. Assim, poderemos fazer do mundo um lugar melhor para todos nós" .( Otoni Caribé)

CENA 02: Reunião pedagógica

Professores reunidos

Orientadora: Bom dia, hoje quero trazer alguns pontos para nossa reunião, acredito que será muito produtiva peço as colegas que exponham também ao final os seus pontos de vista.

  • Planejar a aula é fundamental para ter resultados produtivos;
  • Estar seguro em suas respostas;
  • Saber ouvir seus alunos, respeitando suas opiniões adversas;
  • Ser pontual com as decisões, notas etc.

Alguém tem alguma sugestão?

Vamos dar uma pausa, ao retornar traremos ideias de projetos.

Ninguém se manifesta… começam os comentários…

Professora Contrariene: Ai, concordo com algumas coisas, mas eu já dou aula há mais de trocentos anos, tenho tudo na minha cabeça! Você conhece o professor fulano? Aquele mesmo discurso de sempre, blablá e ainda é elogiado!

Professora Certiane : Colega, ter preparo é fundamental, já pensou voc~e chegar em sala de aula e não dominar o assunto?

Professora Torronha: Xi, lá vem você com esse discurso pegajoso…

Professora Apaziguane: Meninas, acredito que o diálogo ainda é a maior arma que possuímos, vamos tentar expor os nossos pontos de vista de maneira mais democrática possível, e propor nossas ideias… falando assim, não é nada ético, vamos aguardar a Orientadora e falaremos.

Traz uma reflexão…

 Sabem de uma coisa? Não pode haver dúvidas quanto ao que venha a ser ético.  É uma questão de consciência.  "Alguém pode lamentar ter procedido mal mesmo estando razoavelmente certo de que não sofrerá represálias por parte de nada e de ninguém. É que ao agirmos mal e nos darmos conta disso, compreendemos que já estamos sendo castigados, que lesamos a nós mesmo, pouco ou muito,  voluntariamente. Não há pior castigo do que perceber que por nossos atos estamos boicotando  o que na verdade queremos ser. Responsabilidade é saber que cada um de nossos atos vai nos construindo, definindo, inventando. Ao escolhermos  o que queremos fazer, vamos nos transformando pouco a pouco" (Fernando Savater)

Roteiro de várias adaptações no contexto da ética.

Material: Bexiga, tiras de papel

Procedimento:

Formação em círculo, uma bexiga vazia para cada participante, com um tira de papel dentro (que terá uma palavra ou uma pequena frase para o final da dinâmica)

O facilitador dirá para o grupo que aquelas bexigas são as tentações que enfrentamos no nosso dia-a-dia (de acordo com a vivência de cada um), e as dificuldades para se manter um comportamento ético em todas as situações da nossa vida.

Cada um deverá encher a sua bexiga e brincar com ela jogando-a para cima com as diversas partes do corpo; depois todos brincam com todas as bexigas, sendo que todos juntos não devem deixar nenhuma bexiga cair, pois assim, quem deixar uma bexiga cair, terá sucumbido á tentação de agir sem ética em algum momento.

Aos poucos o facilitador pedirá para alguns dos participantes ( um a um, aos poucos) deixarem sua bexiga no ar e sentarem; os restantes continuam no jogo, tendo que manter todas as bexigas no ar. Quando o facilitador perceber que quem ficou no centro não está dando conta de vencer todas as tentações, peça para que cada um segure uma bexiga e voltem ao círculo.

E então o facilitador pergunta:

1) a quem ficou no centro, o que sentiu quando percebeu que estava ficando sobrecarregado de tentações;

2) e a quem saiu, o que  sentiu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com