TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Óleo de Lorezo

Por:   •  16/6/2015  •  Resenha  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

O ÓLEO DE LORENZO

Filme é baseado em fatos reais que retrata a luta do casal Augusto e Michaela Odone em busca da cura para o mal que afeta seu filho Lorenzo à Adrenoleucodistrofia (ALD), é uma enfermidade de origem genética, rara e quase que desconhecida para sociedade ela se englobada dentro do grupo das Leucodistrofias, responsável por afetar o cromossomo X, sendo uma herança genética transmitida pela mulher portadora e atinge quase que exclusivamente os homens, mas, mesmo atingindo em especialmente os sexo masculino  já foi constatado casos em mulheres, uma  forma mais leve da doença com sintomas mas amenos.  

O filme se inicia com uma breve abordagem de como viva Lorenzo com seus pais na África, mostra um menino dinâmico, inteligente, ágil, além demonstrar o nascimento de uma amizade entre ele e um adolescente da aldeia em que vivia. Em sequência mostra a família de volta ao Estados Unidos retornando a sua rotina e vida na cidade, quando Lorenzo começa apresentar sintomas de hiperatividade e agressividade o que leva seus pais a buscarem a causa desse comportamento, se inicia uma série de visitas a médicos e exames eles chegam a pensar que poderia ser algum parasita ou doença originaria da África o que a princípio foi  levando em consideração, mas por fim se chegou a real causa do mal que atingia Lorenzo, o menino foi diagnóstico com ALD. O choque maior além de saber que era uma doença degenerativa e rara era também a quase ausência de estudos relacionados a ela já que a mesma só havia sido descoberta cientificamente a dez anos; A partir daí os pais do garoto se mobilizam em busca de ajuda para compreender melhor a doença. Os Odone buscam ajuda médica e se deparam com alguns projetos experimentais ao qual Lorenzo acaba sendo submetido mas sem avanço, se juntam a um grupo de pais e filhos com ALD, e se decepcionam, pois o grupo está mais preocupado em ensinar as pessoas a passarem pelo sofrimento do quem em buscar ajuda para as crianças portadoras do distúrbio. Foi neste momento que o Auguto se deu conta que para compreender melhor a doença e poder ajudar seu filho ele tinha que conhecer, estudar, entender como ela funcionava biológica e quimicamente; Ele embarca juntamente com sua esposa a uma busca acadêmica em meios artigos, livros, estudos científicos e revistas, lendo linha após linha até encontrarem o que seria o caminho a seguir um estudo baseado em ratos na Polônia, com base nesses estudos e ainda seguindo alimentação prescrita para Lorenzo a qual os seus pais ainda mantinham, dieta esta, baseada em  retirar da sua alimentação um determinado tipo de gordura que ao invés de ser metabolizada pelo seu organismo causa a destruição das células do seu sistema  nervoso. Juntamente com a dieta seu pai introduziu uma dois óleos distintos, fabricado com a ajuda de alguns médicos e químicos; glicerol trioleato (GTO) e glicerol trierucato (GTE) formulado um novo óleo a partir dessa mistura, esse óleo se tornou capaz impedir o avanço da doença. Óleo que ficou conhecido como óleo de Lorenzo. Ele não foi capaz de reverte o quadro já avançado do garoto mas gerou melhoras para a vida da criança.

Conforme Augusto havia dito em uma das senas a Michaela “Já pensou que toda essa luta seja para ajudar a criança de outro”, como de fato foi uma luta pelos filhos e filhas de outras pessoas que hoje conseguem ter uma vida normal com a ajuda deste óleo já que o mesmo não reverte seu quadro apenas faz com que a doença não se desenvolva.

O filme retrata a incessante busca de dois pais pela cura de filho chegando até em determinados momentos demonstra como se apenas eles se interessavam pela sua cura, transmite também de certa forma uma auto culpa da Michaela, ela se senta responsável pelo sofrimento do filho, o sofrimento que ela gerou. O clímax do filme, senda na quase que obcecada busca por respostas de como parar a doença, qual resposta para o quebra-cabeça e finaliza com esperança de se foi possível parar doença também será possível quem sabe um dia reverter seu quadro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com