TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO – PRÁTICA (Manuseio de materiais mais usados no laboratório) MEDIDAS E TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

Por:   •  24/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.470 Palavras (6 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Secretaria de Educação à Distância – SEDIS

Licenciatura em Ciências Biológicas

Polo: Caicó/RN

        

 RELATÓRIO – PRÁTICA (Manuseio de materiais mais usados no laboratório)

MEDIDAS E TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

        

Caicó-RN

2015

Introdução:

A química que estuda as transformações químicas, produzindo novos materiais. Um ou mais dos materiais que compõem o estado inicial do sistema são os reagentes, surgindo no estado final novos materiais que são os produtos.  As substâncias que compõem o estado inicial, os reagentes, sofrem a transformação. Já as substâncias que surgem no final, os produtos, são resultados dessa transformação. Para que seja possível concluir se ocorreu uma reação química ao misturar duas soluções é necessário analisar as diferenças significativas entre o estado inicial e o final. É possível observar mudanças na temperatura, formação de precipitado, mudança na cor, o desaparecimento das substancias iniciais são algumas evidências que confirmam o aparecimento da reação. As mudanças podem ocorrer através da ação do calor, da luz e junção de sustâncias.

Objetivo:

O objetivo da prática foi a apresentação, realização e reconhecimento de diversas reações químicas ou não por meio de observações; reconhecer tipos de precipitados e identificar a ocorrência de determinados fenômenos.

Parte Experimental:

        Materiais utilizados:

  • Pipeta graduada
  • Tubo de ensaio
  • Bastão de vidro
  • Erlenmeyer
  • Papel de filtro
  • Pipeta conta-gotas

[pic 2]

                    Reagente Sólido:

  • Palha de aço (Fe)

Reagentes em solução:

  • Cloreto de sódio (NaCl)
  • Nitrato de prata (AgNO3)
  • Sulfato de cobre (CuSO4)

[pic 3]     

 Procedimento experimental:

          Experimento 01:

          Juntamos a pipeta graduada de 5 ml e a pêra, pipetamos 5 ml do reagente cloreto de sódio e transferimos a solução para um tubo de ensaio. Utilizamos outra pipeta de 5 ml, medimos 2,5 ml de nitrato de prata ( AgNO3)    e adicionamos ao mesmo tubo de ensaio que estava os 5 ml do cloreto de sódio (NaCl), resultando em uma mudança de cor, pois as soluções eram transparentes e ao se misturarem ficaram branco . Pegamos um bastão de vidro e misturamos os dois reagentes contidos no tubo de ensaio.

 Com o auxilio do erlenmeyer de 50 ml, um funil e um papel de filtro, filtramos a substância contida no tubo de ensaio, ocorrendo uma dupla troca.

NaCl + AgNO3 ------- AgCl + NaNO3

Foi possível observar que no papel de filtro ficaram resíduos sólidos de cor branca (cloreto de prata) e no erlenmeyer um líquido transparente (nitrato de sódio). Deixamos o resíduo contido no papel de filtro, exposto à luz solar (energia) durante 15 minutos. Depois desse tempo, percebemos que o cloreto de prata ficou com a cor escura ao ser exposto a luz solar.

[pic 4]   [pic 5]  [pic 6] [pic 7]Pipetando as soluções.   Colocando as soluções no        Filtrando as substâncias.                 Cloreto de prata após ser

                tubo de ensaio.                                                                                Exposto 15 min a luz solar

Experimento 02:

Pegamos um pipeta conta-gotas, colocamos três gotas de nitrato de prata (AgNO3) em um papel de filtro e deixamos exposto a luz solar durante 15 minutos. Antes de ser exposto a luz solar estava incolor, depois ficou com a cor marrom. A luz solar evaporou a água existente no papel filtro, ocorrendo uma quebra.

[pic 8] [pic 9]  [pic 10]

Pipetando três gotas de AgNO3.                       Gotejando a solução no          Nitrato de prata após 15 min exposto

                                                                  papel.                                       a luz solar.

Experimento 03:

           Com o auxilio de uma pipeta graduada, colocamos 5 ml de sulfato de cobre (CuSO4) em um tubo de ensaio. Utilizamos um bastão de vidro e colocamos um pedaço de palha de aço (Fe) na solução e aguardamos 15 minutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com