TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1º PORTFÓLIO PREPARAÇÃO FÍSICA GERAL

Por:   •  9/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  1.537 Visualizações

Página 1 de 2

Questões

Descreva os princípios indicados a seguir, utilizando no máximo 10 linhas para cada um:

1) Princípio da Individualidade Biológica.

2) Princípio da Adaptação.

3) Princípio da Sobrecarga.

4) Princípio da Interdependência Volume-Intensidade.

5) Princípio da Continuidade.

6) Princípio da Variabilidade.

7) Princípio da Saúde.

Respostas

1) O princípio da individualidade biológica dita que cada indivíduo possui características próprias e respostas únicas a cada estímulo exercido sobre o mesmo. Como exemplo, dois atletas que praticam o mesmo esporte e possui características físicas semelhantes, não reagirão da mesma forma com o mesmo treinamento ou exercício.

2) O princípio da adaptação é quando o indivíduo se acostuma a certa rotina de exercícios, volume/intensidade de treinamento e quão rápida é sua recuperação após a mesma. Como exemplo, um sedentário que inicia um treinamento resistido e sente dores nos primeiros dias, conforme passam as semanas e se adapta ao treinamento, as dores diminuem e somem por completo, até que aumente as cargas ou troque os exercícios para gerar novos estímulos.

3) O princípio da adaptação da sobrecarga é fundamental em qualquer objetivo de treinamento, pois através das variações e sobrecargas o indivíduo começa a progredir em seu resultado. Como exemplo um halterofilista que está acostumado em seu plano de treinamento fazer séries sempre com a mesma carga, decide para gerar novos estímulos e realizar uma série pirâmide para que haja a progressão de cargas e aumentar seu ganho muscular.

4) O princípio da interdependência volume-intensidade é a principal variável manipulada durante o treinamento para promover as adaptações fisiológicas necessárias à melhoria do desempenho.

O volume define a quantidade de estímulos que o atleta sofre durante o exercício e a intensidade define a qualidade dos estímulos, ou seja, se o exercício é mais ou menos difícil.

5) Resumidamente o princípio da continuidade é a frequência com que o indivíduo vem realizando suas sessões de treinamento e também os intervalos e dias de recuperação. Esse fator é crucial para quem busca resultados em qualquer modalidade.

6) O Princípio da variabilidade é de suma importância para que o indivíduo se sinta motivado a cada treino ou aula. O profissional de educação física deve utilizar de diversos métodos para atingir o objetivo esperado, sempre coerente com o mesmo.

7) O principio da saúde é o que rege todos os demais princípios de treinamento, este visa a integridade física e mental dos praticantes de atividade física. Mesmo os atletas profissionais que levam os seus corpos ao limite e tendem a sofrer diversas lesões utilizam também de outros profissionais para auxiliar na manutenção da saúde como a medicina e nutrição.

Referência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com