TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANATOMIA DO APARELHO NEUROMOTOR

Por:   •  18/10/2015  •  Resenha  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  883 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

THIAGO DE SOUZA GIONGO - 1145811

ANATOMIA DO APARELHO

NEUROMOTOR

PELOTAS
2014

THIAGO DE SOUZA GIONGO - 1145811

Trabalho apresentado à Professora Rosana Iara Carolli como parte das exigências do Ciclo 2 da disciplina de Anatomia do Aparelho Neuromotor do curso de Bacharelado em Educação Física à Distancia.

PELOTAS

2014

ANATOMIA DO APARELHO NEUROMOTOR

O corpo humano é algo estraordinário, ele é muito mais complexo do que apenas enchergamos com nossos olhos e para que tenhamos um maior conheceimento dele é nescessário conhecer sobre a Anatomia Neuromotora. Primeiramente falarei sobre a  posição anatômica, que é uma convenção adotada em anatomia para descrever as posições espaciais dos órgãos, ossos e demais componentes do corpo humano. Na posição anatômica, o corpo estudado deve ficar na posição ereta (de pé, posição ortostática ou bípede), com a face voltada para frente e o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos, paralelos ao tronco e com as palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés (artelhos) voltados para frente.

Existem três eixos de referência para descrever o movimento humano e cada um deles é orientado perpendicularmente a um dos três planos de movimento. - Eixo Frontal = Eixo Transversal: Perpendicular ao plano sagital. Ex: flexo-extensão do tronco, ombros e quadris; Eixo Sagital = Eixo Ântero – Posterior: Perpendicular ao plano frontal. Ex: abdução dos ombros e quadris, inclinação lateral do tronco; Eixo Longitudinal = Eixo Vertical: Perpendicular ao plano transversal. Ex: rotação do tronco para direita e esquerda;

Com referencia as articulações do ombro, cotovelo e punho, temos que o ombro é formado por três articulações: Esternoclavicular, Acromioclavicular e Glenoumeral. O Cotovelo possui três articulações: úmero-ulnar, úmero-radial e rádio-ulnar proximal e por fim o punho, a articulação do punho é formada pelas articulações radio-ulnar distal e rádio-cárpica. Já em relação a classificação funcional, o cotovelo denomina-se articulação monoaxial que é quando se realiza movimentos apenas em torno de um eixo, são as articulações que só permitem a flexão e a extensão. Quando uma articulação realiza movimentos em torno de dois eixos, denomina-se articulação biaxial que o caso do punho (flexão, extensão, abdução e adução). O ombro é uma articulação triaxial que realiza movimentos em torno de três eixos, extensão, flexão, adução e abdução, e ainda permitem a rotação.

Muitas pessoas sofrem de dores fortes nos deltóides e normalmente é por causa de lesões no manguito rotador que é constituído pelo músculo supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor. O manguito rotador do ombro é formado pelos tendões dos músculos: subescapular, supra-espinhal, infra-espinhal e redondo menor. A função está relacionada com a nutrição, estabilização dinâmica, mobilidade e força do ombro. O músculo subescapular atua como rotador interno e estabilizador dinâmico anterior-superior da cabeça do úmero, enquanto os músculos infra-espinhal e redondo menor são responsáveis pela rotação externa e estabilização dinâmica posterior-superior. O músculo supra-espinhal atua na elevação do ombro e também restringe a migração superior da cabeça do úmero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com